A pergunta que intitula este artigo parece bem intrigante, não é mesmo? Pois bem, se você não consegue de imediato responder à essa pergunta, é um sinal de que algo precisa mudar!
Programas de fidelidade
Já reparou que a tendência atual é encontrar programas de fidelidade em todos os lugares que frequentamos? Se vamos na lanchonete, logo após o consumo estipulado, lá vem o atendente com um cupom informando ser um ponto de alguma promoção que o estabelecimento está praticando, e que se você consumir X unidade de vezes, você será bonificado/presenteado com algo. Isso acontece na barbearia, restaurantes, farmácias, lojas de confecções e até em postos de combustíveis.
Digo mais, a tendência é que isso se espalhe para todos os ramos de atividade que têm na venda o fator recorrência, que é aquela necessidade que o consumidor tem da mercadoria ou serviço em curtos intervalos de tempo e de forma repetitiva.
Isso é muito bom, as vantagens tem impacto positivo e direto no bolso do consumidor, mantém o mercado aquecido e ainda ajuda o comerciante na fidelização do cliente, que em muitos casos passará a consumir os seus produtos mesmo não sendo um item de extrema necessidade, afim de preencher o cartão de fidelidade e usufruir do seu prêmio.
É aí que tá! Reparou que eu falei no parágrafo anterior, “cartão fidelidade”? Pois é, a grande maioria dessas informações de controle de pontuações dos programas de fidelidade que consumimos diariamente, ainda são feitos manualmente, com a entrega de um cartão físico ao cliente, sem nenhum controle gerencial da quantidade de pontos já distribuídos e sem a segurança necessária que o cliente precisaria para resgatar seus pontos em um eventual troca por seu prêmio.
Este tipo de atividade pode sim trazer inúmeros benefícios e vantagens como as já citadas, mas se feitas sem o controle necessário, podem acarretar muitos problemas e prejuízos aos donos de estabelecimentos comerciais, portanto, pesquise e certifique-se se há no mercado alguma automação em software de gestão que faça esse trabalho de forma rápida e segura, trazendo comodidade não só no gerenciamentos das informações, mas também para o cliente, que não correrá o risco de ficar sem as suas devidas pontuações caso aconteça qualquer imprevisto com o cartão (físico) da promoção.
Já pensou em utilizar uma plataforma que, de forma automatizada, já no momento do faturamento lance a pontuação configurada de acordo com a quantidade ou valor comprado pelo cliente? E o melhor, tudo controlado com base no CPF do cliente, sendo intransferível a sua pontuação?
Isso já é possível! O controle da pontuação é feito de forma segura e com banco de dados em nuvem, garantindo ainda mais a segurança das informações. Retenha e fidelize o seu cliente através do programa de fidelidade, fazendo com que o seu público consumidor tenha motivos para voltar em seu negócio. Conheça o comportamento de compra do seu cliente e trace os perfis de cada um deles, através da consulta do histórico de movimentações.
Moedas digitais
E não é só isso! Estamos caminhando para a era das Criptomoedas (moedas digitais). Você acha que é coisa de outro mundo? Ou ainda acha que isso vai demorar bastante para acontecer?
Se eu fosse você já começava a se imaginar pontuando em diversas promoções nos principais estabelecimentos que frequenta, e podendo, além de pontuar, utilizar seus pontos em outros estabelecimentos credenciados. Já pensou estar cadastrado em uma fidelidade em um posto de combustível, por exemplo, e poder trocar os pontos acumulados por um lanche naquele lugar legal, poder utilizar no salão de beleza, etc?
Não pense que esse tipo de coisa vá demorar a acontecer, aliás elas já acontecem em várias partes do mundo.
E aí, vai esperar a “obrigação” bater à porta? Ou vai sair na frente e já começar a pensar em um programa de fidelidade para os seus clientes?
Não perca tempo, o mercado competitivo é muito volátil e está sempre se reinventando!
A hora é agora…
Ficou curioso para saber mais sobre moedas digitais? Fica tranquilo, esse vai ser assunto para um dos nossos próximos artigos!
Um forte abraço e até a próxima.