Para o sucesso de uma empresa dedicada à venda de mercadorias, saber como fazer controle de estoque é essencial. Ao realizar um acompanhamento correto dessa prática, um dos maiores problemas do ramo — a rotatividade de mercadorias — pode ser resolvido.

Dessa forma, o controle de inventário é crucial para que o produto certo esteja disponível no momento ideal, a fim de atender às necessidades dos clientes com mais eficiência e, consequentemente, melhorar o saldo final. Para garantir que isso aconteça, as empresas devem estabelecer um sistema que lhes permita acompanhar o estoque com exatidão e eficácia.

Agora que você já sabe a importância desse processo, que tal descobrir como fazer um controle de estoque eficiente na sua empresa? Continue lendo para saber!

Realize um acompanhamento intenso e diário

O rastreamento de estoque exige que você cuide dos produtos que entram e saem do seu depósito constantemente. Se você não fizer isso de forma assertiva, correrá o risco de perder mercadorias, o que pode lhe custar em rendimentos.

Uma empresa de varejo também está sujeita a sofrer variações, como um aumento “surpreendente” de suas vendas. Apesar de ser um bom resultado, esse aumento pode ocasionar algumas rupturas no processo de vendas, prejudicando o negócio.

Assim, um rastreamento contínuo também pode preparar a empresa para essas variações, evitando a falta de mercadorias disponíveis e mantendo um estoque equilibrado e sem surpresas. Afinal, o maior nível de acertos está na antecipação!

Realize uma contagem física inicial

Você deve definir, a cada mês, um momento ideal para realizar uma contagem presencial do seu estoque. O inventário físico permite que todos os itens do estoque sejam computados e categorizados de maneira mais assertiva, garantindo que, ao entrar em um sistema de rastreamento, a contagem seja a mais precisa possível.

Utilize um software de inventário para empresas de varejo

Já existem no mercado softwares com programas de inventários de baixo e médio custo ideais para empreendimentos de vários portes.

Essas ferramentas ajudam no rastreamento e na contagem dos produtos, além de oferecerem outros recursos padrão. Além disso, muitos softwares já contam com funcionalidades extra, como pedidos automáticos — sempre configurados dentro da realidade do negócio —, que facilitam e agilizam os processos de pedido.

Para finalizar, algumas ferramentas são portáteis ou multiconectadas, favorecendo um acompanhamento preciso mesmo a distância. Essas soluções permitem que você tenha um estoque de vendas adequado, podendo fazer modificações necessárias de maneira fácil e segura.

Integre a tecnologia de código de barras

A tecnologia, sem dúvida alguma, é uma das melhores aliadas para um controle de estoque preciso. Além de softwares para gerenciamento, você também pode optar por utilizar sistemas de código de barras.

Dessa forma, é possível vincular um scanner ao registro e ao programa de inventário para ter níveis de rastreamento automáticos a cada varredura do leitor. Com o tempo, essa estratégia facilitará cada vez mais a gestão de estoque da sua loja.

Enfim, saber como fazer controle de estoque é, de fato, essencial para o sucesso e para a estabilidade de qualquer empresa, principalmente as do setor de varejo. Esse acompanhamento não só garante que a rotatividade de mercadorias aconteça corretamente, como também impede que a organização caia em armadilhas e ilusões de números.

Restou alguma dúvida sobre o assunto ou tem alguma sugestão para compartilhar? Deixe o seu comentário na postagem, será um prazer conversarmos um pouco mais!

Comentários

comentários


Conheça o ERP da Nortesys

Sobre o autor

Nortesys

Nortesys é uma empresa de tecnologia focada em soluções para gestão empresarial e ERP. Há mais de 23 anos no mercado com uma equipe de profissionais experientes, mais de 11.000 usuários ativos e representantes comerciais pelo Brasil a fora.