O Certificado Digital além de ser a identidade da sua empresa, ele ainda traz a grande vantagem de ter uma assinatura digital com validades jurídicas e fiscal.

O Certificado Digital também pode ser usado para validar as informações de documento fiscais, evitando assim informações indevidas e facilitando a fiscalização do Fisco.

Um fato bastante importante sobre o Certificado Digital, é que eles só podem ser emitidos ou gerados por empresas com autoridades certificadoras de credibilidade, fazendo com que ele possua validade jurídica. Atualmente, é bastante comum que documentos de empresas públicas, privadas e principalmente as de comércio eletrônico, sejam assinados eletronicamente para economizar tempo e desburocratizar alguns processos.

Além das vantagens acima citadas, seguem outras vantagens do Certificado Digital:

  • Segurança:

O certificado digital permite a geração da assinatura digital como o mesmo valor jurídico que a manuscrita. Ela é o resultado de um conjunto de operações criptográficas aplicada a um determinado documento eletrônico. A assinatura digital comprova que o documento ou transação não foi alterado e que foi assinado pela entidade ou pessoa que possui a chave correspondente ao Certificado Digital.

  • Redução de Custos

Quando o Certificado Digital é utilizado para assinar documentos, algumas etapas do processo de negócio são eliminadas: compra, impressão e manuseio de papel; autenticação, deslocamentos para o envio e armazenamento de documentos. O documento ou conteúdo passa a ser produzido, assinado e enviado por meio eletrônico, com apenas alguns cliques, com total segurança e validades jurídicas. Com isso, trazendo os seguintes benefícios:

  1. Não há custos para compra e impressão de papel;
    1. Não há necessidade de reconhecimento de firma, diminuindo tempo gasto de locomoção ou espera em filas, não havendo também a necessidade de gastos cartorários para esse serviço;
    1. Não é necessário ter espaço físico para armazenamento de documentos, por permitir o armazenamento eletrônico, é possível ter um backup;
    1. Elimina-se o risco de perda de documento, uma vez que esses documentos são todos encaminhados de forma eletrônica, ficando assim mais fácil de rastrear o envio.
  • Comodidade e Mobilidade

Assinar digitalmente não exige que os signatários estejam no mesmo local. O titular do Certificado Digital não precisa se deslocar para assinar nenhum documento. Em poucos minutos, utilizando a internet para acessar uma das plataformas de assinatura, um negócio é fechado ou uma aprovação é concedida.

O Certificado Digital oferece segurança, redução de custos e mais praticidade em diversos processos que até então eram feitos de maneira burocrática e trabalhosa. Isso traz benefícios tanto para a empresa quanto na segurança das informações.

E o que garante a autenticidade do Certificado Digital?

O Certificado Digital só pode ser emitido por uma Autoridade Certificadora habilitada pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ICP-Brasil).

É a ICP-Brasil quem diz quem fiscaliza e autoriza as Certificadoras, como a Nortesys.

A Nortesys é uma certificadora de Certificado Digital. E além de possuir atendimentos presencial, conta também com atendimentos por videoconferência, precisando apenas da pessoa física ou jurídica estar com o documento de habilitação em mãos.

Antes de renovar seu Certificado, fale conosco pelo telefone: 0800 723 4300.

Comentários

comentários


Conheça o ERP da Nortesys

Sobre o autor

Nortesys

Com mais de 25 anos de larga experiência e credibilidade, a NORTESYS tem se destacado nacionalmente no mercado de desenvolvimento de soluções tecnológicas em ERP, Apps e E-commerce, transformando a marca em uma notável representação em tecnologia estando presente em mais da metade dos estados brasileiros.