Cadastro de clientes, controle de estoque, fluxo de caixa, logística, emissão de notas ficais são algumas das várias rotinas de qualquer empreendedor. Independente do tamanho ou ramo da empresa, todas tem processos como esses. E para tornar esses processos mais fáceis, diminuir tempo e erros, faz-se necessário o uso de um sistema de gestão que ajude nessas tarefas.

O que é um sistema de gestão?

Sistema de gestão é um conjunto de ferramentas que facilitam e otimizam as tarefas que fazem parte do dia a dia da empresa.

Esse sistema é conhecido como ERP (Planejamento de Recursos Empresariais) e concentra todas as informações da companhia, a fim de integrar setores em uma única plataforma.

Com a implementação do ERP há a integração de dados de todos os setores, com isso a integração é imensa e todas as etapas do fluxo de trabalho podem ser monitoradas pelos líderes.

Por isso, a importância de saber como escolher um ERP.

 É fundamental que se compreenda as necessidades e o objetivo do seu estabelecimento antes de escolher seu software para que a decisão se alinhe à realidade do negócio.

Mas então, qual o melhor sistema para a minha empresa?

Alguns critérios devem ser levados em consideração ao analisar qual o melhor software:

Defina suas necessidades

É importante que se compreenda em primeiro lugar, o que um ERP pode fazer pelo seu negócio e, em seguida, realizar um diagnóstico preciso de quais recursos tem tudo a ver com as necessidades específicas dos seus departamentos.

Uma boa maneira de fazer isso é conversando com a sua equipe, com cada chefe de departamento e procurar entender e captar quais as necessidades e demandas que cada função exige.

Confira as funcionalidades da Função

É muito importante realizar o comparativo entre o que você precisa e o que o ERP pode contribuir. Nessa avaliação, vale a pena ter uma lista de prioridades que sua empresa precisa que um sistema possua.

Assim, independente da quantidade de recursos que o software ofereça, é fundamental que ele compreenda pelo menos aqueles requisitos que você está à procura.

Possua um Software de acordo com o porte da sua empresa

Possuir um software que atenda a sua demanda é essencial, mas deve ser levado em consideração o crescimento da sua empresa a médio e longo prazo.

Nem sempre investir em um software mais simples e mais barato possa ser tão vantajoso se a sua empresa tem projetos de crescimento próximos. Migrar de um software para outro sempre traz alguns transtornos, por isso, analise bem a situação do seu negócio e verifique se o ERP vai continuar atendendo as suas necessidades de crescimento.

Confira a Facilidade de Implantação do Software

A facilidade de implantar deve ser considerada. Já imaginou se o software que você está adquirindo possua linguagens e funcionalidades que não são facilmente absolvidos pelos seus colaboradores? O tempo de adaptação que eles levariam, podem causar prejuízos grandiosos.

Sem falar nos transtornos e desperdícios se a transição não for realizada com o devido planejamento.

A Nortesys possui um ERP completo que atende o pequeno, médio e grande negócio.

Um software simples e de fácil implantação.

Deseja saber mais sobre essa solução?

Entre em contato conosco pelo número: 0800 723 4300

Comentários

comentários


Conheça o ERP da Nortesys

Sobre o autor

Jamila da Silva Nascimento Afonso

Instrutora do Centro de Ensino NORTESYS, Graduada em Ciências da Computação, Pós Graduada em Matemática e Estatísticas.