Antigamente, os programas para controle empresarial eram usados apenas por empresas de grande porte. No entanto, a necessidade de um software de gestão para pequenas empresas cresce em alta velocidade. A mobilidade do mercado e a exigência maior da clientela demandam essa modernização.

Nas empresas crescentes essa necessidade é ainda maior, pois essa evolução, se não for bem gerenciada, pode sair do controle. Além disso, a utilização desses softwares reduz o tempo gasto com o gerenciamento do negócio.

Neste post você vai aprender quais são as vantagens do uso de sistemas de gestão empresarial (ERP) e como escolher o software para fazer esse gerenciamento. Boa leitura!

Vantagens do uso de softwares de gestão empresarial

Integração e centralização dos setores

Uma das vantagens é a integração e a centralização dos setores. Isso permite que todos os ramos da sua empresa — controle de estoque, financeiro, setor de vendas etc. — possam tomar decisões com base em informações de áreas diferentes.

Por exemplo: se o time de vendas percebe que determinado produto está sendo muito vendido, os funcionários que controlam o estoque podem se prevenir repondo esse produto no depósito depois de analisar a parte financeira da empresa.

Autenticidade das informações

Outro benefício de usar um software de gestão para pequenas empresas é a autenticidade das informações. Utilizando esses sistemas, os dados são atualizados em tempo real e estão sempre disponíveis para consulta. Assim, é garantido que nenhuma informação estará desatualizada, agilizando o processo de tomada de decisões.

Redução de custos

Por fim, o principal benefício é a redução de custos. A dinamização que esses softwares geram auxilia na relação interna da empresa e no contato com o cliente, direcionando melhor os esforços dos colaboradores. Além disso, alguns processos que antes tinham que ser feitos manualmente passam a ser feitos pelo software, conferindo agilidade no cotidiano da companhia.

Como escolher o software de gestão para pequenas empresas ideal

Para descobrir qual software é o ideal para a sua empresa, é preciso fazer algumas análises e coletar alguns dados para saber suas reais demandas.

Primeiramente, saiba do que você precisa. Não adianta contratar um software excelente, mas que não atenda às suas necessidades. Se a sua empresa precisa de um sistema que auxilie na relação com seus consumidores, procure um software que conte com um módulo de gestão de clientes; se o que você necessita é de um software que auxilie no gerenciamento de estoque, busque um que tenha essa funcionalidade.

Outro ponto importante é priorizar um sistema que seja de fácil instalação e implementação e que seja amigável com o usuário. Esse tipo de software permite que você comece a utilizá-lo rapidamente, fazendo com que você usufrua o quanto antes dos benefícios dessa ferramenta. Além disso, uma plataforma mais amigável reduz custos e tempo de treinamento da equipe.

Por fim, analise o custo para a aquisição desse sistema. Verifique se o orçamento da empresa se encaixa no investimento em determinado software. Caso seja necessário, entre em contato com o fornecedor para saber quais tipos de pagamentos ele disponibiliza.

O mercado está cada vez mais competitivo, e qualquer redução de custos e de tempo pode ser crucial para obter sucesso. O software de gestão para pequenas empresas propicia um controle preciso de todas as suas ações. Essa administração auxilia no planejamento das ações, fazendo a sua empresa investir nas áreas corretas e tomar decisões conjuntas de todos os setores, reduzindo custos e aumentando lucros.

Agora que você sabe as vantagens de um software de gestão para pequenas empresas e como fazer a melhor escolha, que tal compartilhar este post nas redes sociais e mostrar aos seus amigos que você está informado sobre esse tipo de conteúdo?

Comentários

comentários


Conheça o ERP da Nortesys

Sobre o autor

Nortesys

Com mais de 25 anos de larga experiência e credibilidade, a NORTESYS tem se destacado nacionalmente no mercado de desenvolvimento de soluções tecnológicas em ERP, Apps e E-commerce, transformando a marca em uma notável representação em tecnologia estando presente em mais da metade dos estados brasileiros.