Mesmo empresas iniciantes — nas quais a operação e o alcance de mercado ainda são reduzidos — carecem de uma administração integrada, assertiva e transparente. A gestão para mercearias, por exemplo, proporciona desafios semelhantes aos encontrados em organizações de maior porte, tais como a organização de processos e a otimização de recursos.

Se você procura por dicas eficientes para melhorar as rotinas administrativas e gerenciais do seu pequeno negócio, encontrou o conteúdo certo! No post, você entenderá um pouco mais sobre a importância de uma boa gestão de mercearias (ou minimercados) e terá acesso às dicas valiosas para impulsionar a sua.

Preparado? Vamos em frente e boa leitura!

Por que a gestão para mercearias é importante?

Independentemente do porte do negócio, existe um requisito primordial ao crescimento operacional: a profissionalização da gestão.

É impensável (e mesmo inviável) que uma empresa se desenvolva sem organização e clareza administrativa. Seja para adequar e padronizar processos, melhorando a performance da equipe, seja para controlar as operações, garantindo que não haja desvios prejudiciais à saúde do negócio, não há crescimento sólido sem um alicerce bem fundamentado.

E como é possível construir uma base concreta para o desenvolvimento da sua mercearia ou minimercado? A resposta é relativamente simples, mas a prática requer certo empenho: investindo em ferramentas que permitam e endossem uma gestão de qualidade!

Como é possível alavancar a gestão para mercearias?

Agora que você já está convicto de que para prosperar é necessário estar atento aos melhores métodos de gestão, é hora de agregar um pouco mais de prática à discussão.

Afinal, como é possível potencializar a administração estratégica do seu negócio? Confira algumas das principais dicas:

1. Fuja da informalidade

Muitas vezes, a informalidade é o caminho escolhido pelos gestores iniciantes, na tentativa de escapar à carga de impostos que decai sobre as empresas brasileiras.

Essa opção, porém, é totalmente inviável aos negócios que planejam o crescimento. Sem um CNPJ ativo, sua mercearia fica impedida de emitir nota fiscal, de disponibilizar máquinas de cartão de crédito e de movimentar uma conta bancária com os benefícios de PJ, por exemplo.

2. Controle o fluxo de caixa

O fluxo de caixa é, sem dúvida, um dos recursos mais precisos à gestão do negócio. Afinal, o balanço relaciona todas as movimentações financeiras e constrói um panorama bastante seguro acerca das possibilidades monetárias da empresa.

Ao avaliar o fluxo de caixa, o gestor verifica o saldo total e, a partir disso, pode tomar decisões estratégicas à sobrevivência da mercearia. Se for positivo, por que não fazer novos investimentos? Em caso negativo, como é possível reduzir gastos e voltar ao azul?

3. Invista em tecnologia de gestão

Por fim, mas tão importante quanto, o investimento em um sistema de gestão empresarial é o grande salto administrativo de qualquer empresa. É esse tipo de tecnologia que vai integrar os diferentes setores da empresa, otimizando os recursos do negócio — físicos, humanos, financeiros e de tempo — e impulsionando resultados cada vez mais expressivos.

Ao contar com um software eficiente, a gestão para mercearias é automaticamente profissionalizada: o gestor tem, então, controle sobre sua operação e fica mais tranquilo para pensar naquilo que é realmente importante para alavancar a operação global do negócio.

Se gostou do conteúdo e deseja ficar por dentro das últimas novidades sobre o tema, siga-nos nas redes sociais: Facebook, Instagram, LinkedIn, Pinterest e Twitter!

Comentários

comentários


Conheça o ERP da Nortesys

Sobre o autor

Nortesys

Com mais de 25 anos de larga experiência e credibilidade, a NORTESYS tem se destacado nacionalmente no mercado de desenvolvimento de soluções tecnológicas em ERP, Apps e E-commerce, transformando a marca em uma notável representação em tecnologia estando presente em mais da metade dos estados brasileiros.