Um software ERP é parte fundamental para gestão de uma empresa, seu conceito e definição podem ser vistos nesse artigo aqui mesmo no nosso blog “O que é ERP e quais os seus benefícios para sua empresa”. Essencialmente, no sistema ERP, são concentradas informações sobre processos de vendas, clientes, produtos e financeiro. Assim sendo, podemos destacar a importâncias desse conjunto de informações para a tomada de decisão e gestão estratégica de qualquer negócio.

Ameaças digitais

No ano de 2017, o mundo da tecnologia enfrentou uma ameaça poderosa, o malware “Wannacry” (tradução do inglês: Quero chorar), segundo relatório do Kaspesky Lab mais de 200 mil sistemas em 150 países tiveram o funcionamento comprometido. Fabricas de carros e hospitais na Europa foram afetadas. No Brasil o ataque afetou principalmente repartições públicas em mais de 14 estados. Também há relatos da ação desse software criminoso nas pequenas e médias empresas, sequestrando informações e exigindo resgate em moeda digital.

Mapa dos países infectados pelo Wannacry

Figura 1 – Mapa dos países infectados pelo Wannacry disponível em https://www.kaspersky.com.br/blog/um-ano-wannacry-ransomware/10282/

Existem diversas variações da ameaça wannacry: uma delas bem nociva para o atacado e o varejo que faz principalmente o sequestro dos bancos de dados dos sistemas, forçando a empresa a parar o funcionamento e exigindo uma quantia grande de bitcoin no resgate da informação.

De acordo com dados da Kasperksy Lab, aproximadamente 65% das empresas afetadas pelo ransomware durante o ano passado, disse ter perdido acesso a uma quantidade significativa de dados ou até mesmo a todos. Um em cada seis daqueles que pagaram o resgate nunca recuperou seus dados.

Tela do WannaCry

Figura 2 – Tela do WannaCry, ataque cibernético que afetou mais de 300 mil computadores no final de maio, https://link.estadao.com.br/noticias/cultura-digital,no-brasil-orgaos-publicos-foram-os-mais-afetados-pelo-wannacry,70001816480

Basicamente, o wannacry e seus variantes infectam sistemas através de falhas de segurança nos sistemas operacionais Microsoft, mais popular do mundo, fazendo assim com que a sua ação ganha sempre dimensões exponenciais. O fabricante do S.Op. já desenvolveu e disponibilizou atualizações corrigindo essas falhas, porém, para tal, é necessária a ação do administrador do sistema ou mesmo do usuário para instalar o update.

Proteja as informações da sua empresa

Diante desse risco que pode comprometer e prejudicar o funcionamento das empresas usuários de ERP, a Nortesys desenvolveu uma ferramenta para auxiliar na proteção do banco de dados dos seus clientes. Nortesys Backup é o nome do sistema disponível para todos os usuários do ecossistema de ERP e soluções da Nortesys.

Com o Nortesys Backup, é possível criar uma rotina agendada de tarefas de backup, manutenção e armazenamento em nuvem de todas as bases de dados dos sistemas fornecidos pela Nortesys.

 

Funcionalidades

Grátis

Paga
Agendamento de Backup X
Manutenção dos bancos de dados X

Compactação do arquivo de backup X
Armazenamento em Nuvem do backup

X

A funcionalidade de armazenamento em nuvem do backup é oferecida nos seguintes planos:

Planos
PLANO 500 MB
PLANO 1 GB
PLANO 5 GB
PLANO 100 GB
PLANO 1 TB

Mantenha as informações do seu ERP protegidas! Contate agora mesmo o comercial da Nortesys para contratar um dos nossos planos de backup em nuvem com o Nortesys Backup.

Conheça mais sobre a solução Nortesys Backup na página do produto: https://www.nortesys.com.br/produtos/nortesys-backup

Referências

Há um ano, WannaCry infectava mais de 200 mil sistemas, disponível em https://www.kaspersky.com.br/blog/um-ano-wannacry-ransomware/10282/, acessado: 30/09/2018.

No Brasil, órgãos públicos foram os mais afetados pelo WannaCry, disponível em https://link.estadao.com.br/noticias/cultura-digital,no-brasil-orgaos-publicos-foram-os-mais-afetados-pelo-wannacry,70001816480, acessado: 30/09/2018.

Cry Brazil: ransomware sequestra PCs de brasileiros; saiba se proteger, disponível em https://www.techtudo.com.br/noticias/2018/06/cry-brazil-ransomware-sequestra-pcs-de-brasileiros-saiba-se-proteger.ghtml, acessado: 30/09/2018.

Comentários

comentários


Conheça o ERP da Nortesys

Sobre o autor

Nortesys

Com mais de 25 anos de larga experiência e credibilidade, a NORTESYS tem se destacado nacionalmente no mercado de desenvolvimento de soluções tecnológicas em ERP, Apps e E-commerce, transformando a marca em uma notável representação em tecnologia estando presente em mais da metade dos estados brasileiros.