Possuir uma bom controle de estoque é fundamental para o bom funcionamento dos negócios sendo ele uma loja física ou virtual.

Trabalhar com um estoque organizado além de facilitar a realização do inventário e diminuir as percas, ainda ajuda a não perder nenhuma venda, principalmente para quem trabalha com loja física e e-commerce.

Na loja virtual um dos maiores motivos de cancelamentos de pedidos é a demora no prazo da entrega, isso geralmente ocorre por falta de uma boa gestão interna nos processos de logística. Por isso uma boa gestão é importante.

Como você deve fazer esse gerenciamento?

  1. Cuidado na gestão dos estoques físicos e virtual

Primeiramente se você trabalha com loja física e virtual jamais coloque o seu estoque inteiro na internet, para que não aconteça de você vender todos os seus produtos na loja física e não tenha como atender a sua loja virtual. Coloque cerca sempre de 80% do seu estoque na loja virtual. Por exemplo: Se você possui uma quantidade de 10 produtos de um modelo coloque apenas 8 no seu e-commerce.

Caso você trabalhe somente com loja virtual ou somente com física é muito importante verificar a quantidade de itens ofertados. Não coloque uma quantidade muito pequena de itens à venda e mantenha sempre essa verificação com seu estoque. Tenha um controle de quando pedir mais produtos desse item de acordo com o prazo de entrega do fornecedor, para não ficar sem ter como atender o seu cliente.

Jamais divulgue apenas 1 item do seu produto, porque pode acontecer de vários clientes se interessarem pelo mesmo item e você não ter como atendê-lo.

2. Trabalhe com métricas

Em todo negócio de sucesso é necessário possuir métricas que permitem ter um diagnóstico preciso e tomada de medidas necessárias para que sua empresa tenha a melhor performance possível. Com seu estoque não pode ser diferente.

Primeiro passo é ter um bom conhecimento sobre a capacidade disponível para receber e alocar cada produto dentro do seu estoque. Você deve ter, pela recomendação das práticas atuais do mercado, cerca de 85% de ocupação total de estoque.

Outra métrica é o tempo de ciclo, que é uma das mais importantes dentro do estoque. Ela é referente ao tempo de processo desde a compra até o recebimento das mercadorias. Ela deve ser feita de acordo com o cálculo do tempo que as mercadorias levam do pedido feito ao fornecedor até o recebimento do pedido no seu estoque, sem correr o risco de sofrer faltas.

Para calculá-lo, segue-se a seguinte fórmula: Ponto de ressuprimento = ciclo médio do produto x consumo médio desse produto. O ponto mais importante dessa métrica é mostrar para o gestor o tempo certo que ele deve fazer os pedidos e jamais deixar seu acervo descoberto, gerando insatisfação nos seus clientes.

Outra métrica fundamental é possuir uma cobertura de estoque, pois ela permite medir por quanto tempo o seu estoque será suficiente para atender as suas demandas sem haver a necessidade de reposição.

Para calculá-lo, você deve fazer o cruzamento dos números de mercadoria que você possui pela previsão de vendas.

3. Tenha um sistema que automatize o gerenciamento do seu estoque

Possuir um sistema que automatize as variadas funções no seu estoque facilita o fluxo, você ganha tempo e ainda evita erros que podem gerar transtornos futuros. Por isso é importante investir em um sistema que possua uma plataforma que gere o seu estoque e que irá auxiliar o gestor nas atividades melhorando o seu negócio.

4. Tenha um bom relacionamento com os seus fornecedores

Os fornecedores são seus parceiros de negócio, pois eles fornecem o suprimento da sua empresa, sendo elas, matéria-prima, embalagens, produtos etc.

Então é fundamental possuir uma boa relação com eles.

Não adquira fornecedores pensando apenas no preço, mas na confiança na qualidade do produto oferecido; prazo de entregas cumprido em dias; boa gestão na hora de resolver qualquer conflito para não te deixar na mão; qualidade no serviço oferecido.

Possuir um bom fornecedor irá fazer uma diferença significativa no seu negócio.

5. Possua um ERP com integração com E-commerce

O sistema ERP é uma solução para controle de rotina, que pode simplificar o trabalho diário. Ele atua de forma integrada e facilita a gestão das principais atividades da loja, como: finanças, comércio, operações e administração.

Quanto mais simples a função, mais fácil é gerenciar o processo e visualizar os resultados.

Para conseguir a integração de uma loja física e uma loja virtual, será preciso sistema de realização de vendas que se comunique com o estoque para separar pedidos, gerar faturas e fornecer fluxo de caixa.

Nós da Nortesys, possuímos um sistema de ERP que além de possuir um excelente controle de estoque, ainda tem integração com E-commerce. Entre em contato conosco e conheça os nossos serviços.

Telefone: 0800 723 4300

Site: https://www.nortesys.com.br

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Sobre o autor

Jamila da Silva Nascimento Afonso

Instrutora do Centro de Ensino NORTESYS, Graduada em Ciências da Computação, Pós Graduada em Matemática e Estatísticas.