Se está pensando em abrir ou investir em um negócio este post é pra você, aqui explicaremos o porque é essencial entender sobre a Nota Fiscal.

A Nota Fiscal é um dos processos importantes dentro de um negócio porque é usada para validar as vendas de produtos e serviços, garantindo assim a integridade e legalidade da empresa. Dessa forma, é uma maneira de um empreendimento sempre se manter em dia — regularizado — com o Fisco.

Além disso, é através do Nota Fiscal que o escritório que realiza a contabilidade da sua empresa poderá calcular os seus impostos, o financeiro pode fazer uma estimativa de faturamento e os responsáveis pelo estoque dos seus produtos podem organizar as entregas e a produção. Também é essencial para o cliente, pois por meio dela é possível obter benefícios, como suporte técnico em assistências e crédito fiscal. 

A não emissão desse documento pode acarretar sérios problemas para a sua empresa, desde desorganização da gestão financeira, chegando até a configurar crime de sonegação fiscal.

O que é NF-e, a Nota Fiscal Eletrônica?

A NF- e ou Nota Fiscal Eletrônica, é o documento digital que formaliza a venda de produtos ou de serviços. Ela vale tanto para vendas que acontecem em uma loja física quanto para as que ocorrem pela internet.

Esse modelo entrou em vigor no Brasil em 2006 com o objetivo de trazer praticidade para empresas, consumidores e para o Fisco. A versão digital acabou com a necessidade de impressão de grandes quantidades de papel e também de espaço para armazenar esses documentos.

Desde o ano em que ela entrou em prática, a adoção do formato digital avançou e o caminho é que ele se torne o padrão em todas as empresas.Apesar do uso da Nota Fiscal Eletrônica não ser obrigatório para todos os negócios, o mais indicado é já aderir a esse formato.

Benefícios da Nota Fiscal eletrônica

Para o contribuinte podemos elencar as seguintes vantagens: Diminuição de custos com impressão, diminuição de custos com envio, aumento no espaço de armazenagem de documentos, simplificação e redução de custo dos processos, otimização do tempo, aumento da segurança e sigilo de dados, incentivo de novas tecnologias (emissor de nota fiscal).

Para o comprador, entre os benefícios estão a extinção de preenchimento de notas fiscais na entrada de mercadorias, redução dos erros de preenchimento, criação de padrões dos contatos com as empresas, diminuição no consumo de papel, garantia de troca ou devolução do produto adquirido.

Tipos de Nota Fiscal

São três os tipos de notas fiscais:
• NFS-e (Nota Fiscal de Serviço Eletrônica), que deve ser usada por empresas prestadoras de serviço, como academias de ginástica ou oficinas.
• NFC-e (Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica), que normalmente é utilizada pelo varejo porque substitui o cupom fiscal eletrônico.
• NF-e (Nota Fiscal de Produto Eletrônica), utilizada por empresas que vendem produtos físicos. Isto serve tanto para lojas físicas como lojas online.

Como fazer emissão de Notas Fiscais

Para conseguir usar o sistema de Nota Fiscal Eletrônica, o primeiro passo é adquirir um certificado digital. Esse certificado funciona como um tipo de assinatura eletrônica que comprova a validade do documento fiscal.

O segundo passo é realizar o cadastro do negócio na Secretaria da Fazenda do estado ou do município em que a empresa está registrada. Por fim, será necessário instalar um software emissor de notas fiscais eletrônicas.

Uma dica é contratar um sitema de gestão empresarial (ERP) para garantir segurança nas informações transmitidas e controlar melhor os processos.

Saiba que a Nortesys pode otimizar a emissão da Nota Fiscal da sua empresa!

Agora que você sabe a importância desse documento e como fazer emissão de nota fiscal, o próximo passo é conhecer as etapas para emitir a nota fiscal para os seus clientes. Conheça todas as nossas soluções e descubra como podemos ajudar o seu negócio a alavancar e crescer com eficiência!

Comentários

comentários


Conheça o ERP da Nortesys

Sobre o autor

Nortesys

Nortesys é uma empresa de tecnologia focada em soluções para gestão empresarial e ERP. Há mais de 23 anos no mercado com uma equipe de profissionais experientes, mais de 11.000 usuários ativos e representantes comerciais pelo Brasil a fora.