Ter o controle das movimentações individuais dos produtos é algo extremamente relevante, sobretudo se tratando de varejo, onde o estoque de produtos é o principal elemento de controle nas atividades operacionais.

Você já quis ter o controle de todas as movimentações de um produto a apenas um clique da sua mão?

Saiba que isso é possível, e que a apuração de movimentações de produtos pode ser feita através de relatórios estruturados, que com base no fluxo de entrada e saída de produtos, registra essa movimentação e apura os saldos em tempo real.

Kardex – um pouco da história

Kardex é um antigo sistema de arquivos de fichas em armários. Nesses armários as fichas eram colocadas em uma determinada ordem, que pode/poderia ser definida de acordo com o item ou ambiente em que se está sendo aplicado. No caso do Kardex de produtos, essa ordem geralmente é definida por tipo do produto, departamentos, grupos, subgrupos, data de entrada e saída etc. A principal finalidade desse agrupamento é a de organizar o processo de estocagem e o controle desses itens.

Em alguns artigos você também poderá encontrar a o termo kardex escrito da seguinte maneira: “cardex”. Isso porque a palavra foi aportuguesada, mas sem perder a referência a empresa americana Kardex, que era focada em sistemas indexados de arquivos de fichas.

O Kardex como metodologia de controle

Kardex é uma dentre outras metodologias de controle de estoque. No modelo de controle por kardex, ou também conhecido como controle por ficha kardex, os itens são organizados individualmente e têm os registros de suas movimentações gravados em base de dados ou fichas manuais de controle.

Controlar as movimentações de produtos por data e suas respectivas quantidades de entrada e saída, é de uma necessidade de controle indispensável para a correta reposição dos itens ao estoque.

A importância do método para a gestão empresarial

O kardex funciona como um raio-x da movimentação de forma individualizada do produto. Através dele é possível verificar as datas de cadastro, entrada por meio de compras ou de devoluções de clientes, saídas por meio das vendas ou das devoluções a fornecedores e ainda aquelas saídas oriundas de transferências e/ou perdas.

Com a automatização de processos através de softwares de gestão que facilitam a vida do estoquista, já é possível consultar a movimentação de estoque com base nas informações já registradas, sem que seja preciso fazer apurações, que é o que acontece em caso de controles manuais.

Com uma ferramenta de gestão empresarial que lhe ofereça o controle de ficha kardex, você poderá consultar o intervalo de tempo em que o produto ficou em estoque, as quantidades de entradas e saídas e demais dados e procedimentos efetuados no cadastro.

Um bom controle de estoque irá interferir positivamente no controle financeiro do seu negócio, uma vez que ao saber o que está compondo o estoque o usuário da informação terá respaldo para comprar de forma mais acertada o produto, ou até mesmo deixar de comprá-lo, caso as movimentações mostrem que a demanda pelo item consultado é baixa.

Um outro fator bastante positivo e que está relacionado a decisão de compra dos produtos, é a questão da disponibilidade do produto na gôndola, evitando rupturas de estoque e prejuízos financeiros pela não venda de produtos requeridos pelos clientes.

O controle periódico do estoque pode também melhorar o relacionamento da empresa com o fornecedor, de forma que as compras passam a ser acompanhadas com mais cuidado e os pedidos passam a ser agendados, uma vez que o gestor já conhece o ciclo do estoque e pode prever as datas de saída e de reposição.

Os benefícios são muitos. Aqueles que detém de fato o controle de todas as operações em seu negócio, está um passo à frente da concorrência e do mercado em geral. Não esqueça disso!

Vamos pôr em prática agora?

Se você gostou deste artigo, comente e compartilhe com os amigos!

Um forte abraço e até a próxima!

Comentários

comentários


Conheça o ERP da Nortesys

Sobre o autor

Nortesys

Com mais de 25 anos de larga experiência e credibilidade, a NORTESYS tem se destacado nacionalmente no mercado de desenvolvimento de soluções tecnológicas em ERP, Apps e E-commerce, transformando a marca em uma notável representação em tecnologia estando presente em mais da metade dos estados brasileiros.