Com a pandemia tivemos um avanço significativo na era digital em vários setores no globo terrestre, e a área financeira foi uma das afetadas com essas mudanças. A reclusão da população levou as compras on-line a um crescimento gigantesco, e diante desse cenário houve uma necessidade de uma forma de pagamento que fosse tão prático quanto comprar algo sentado no sofá de casa.

O Pix, foi criado em pleno auge da pandemia, no ano de 2020 e hoje se tornou a segunda forma de pagamento mais utilizado no Brasil.

Um estudo feito pela consultoria Savanta em junho do ano de 2020, revelou que os meios de pagamentos digitais já são usados por um terço da população mundial. Esse levantamento foi feito em 15 países, incluindo o Brasil.

O aumento do uso de tecnologias para realização de compras, adoção as carteiras digitais, e a chegada com força do Open Finance no país, são outros exemplos de como a revolução digital têm impactado a economia no Brasil.

Como os pagamentos digitais vem oferendo mais vantagens tanto para o empresário quanto para o cliente, esse crescimento já é algo esperado.

A experiência do cliente também é um dos fatores que tem influenciado essa ascensão. O pix conta com uma tecnologia de aproximação, tornando a forma de efetuar o pagamento de uma compra em algo prático, rápido e fácil, diminuindo o tempo de espera em filas ou até mesmo o desgaste dos cadastros, no caso das compras feitas por e-commerce.

No gráfico abaixo vemos quais são as formas de pagamentos mais utilizadas no Brasil.

O dinheiro em papel ainda ocupa o primeiro lugar, mas a estimativa é que daqui a 20 anos o dinheiro em espécie será extinto. Mas claro que isso é apenas uma estimativa, muita coisa ainda pode acontecer nesses 20 anos.

Certo é que o pix veio para ficar e a propensão dele é de crescimento a medida que vai se popularizando e as compras online vão crescendo.

Na imagem abaixo vemos as estatísticas de transações de PIX de acordo com o SPI (Sistema de Pagamentos Instantâneos), segundo o Banco Central.

A Nortesys possui um ERP integrado com o PIX. Essa plataforma atende tanto clientes na sua loja online quanto clientes de loja física.

Se deseja saber mais sobre essas soluções, entre em contato conosco pelo telefone: 0800 723 4300.

Comentários

comentários


Conheça o ERP da Nortesys

Sobre o autor

Nortesys

Com mais de 25 anos de larga experiência e credibilidade, a NORTESYS tem se destacado nacionalmente no mercado de desenvolvimento de soluções tecnológicas em ERP, Apps e E-commerce, transformando a marca em uma notável representação em tecnologia estando presente em mais da metade dos estados brasileiros.