O crescimento do PIX e dos pagamentos por QR Code no Brasil é estrondoso. De acordo com dados do Banco Central, apenas entre novembro de 2020 e maio de 2021, o PIX cresceu 1.836%. Até maio, o PIX já tinha superado a marca de 649 milhões de transações.
O QR Code não fica atrás, já que era utilizado por 48% dos brasileiros antes do PIX entrar em operação, de acordo com a pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box. Com o crescimento dos novos meios de pagamento no mercado, os varejistas estão cada vez mais notando a importância de oferecer essas possibilidades de pagamentos a seus clientes.
Para que o PIX e o QR Code cheguem ao varejo, é preciso contar com soluções que facilitem a adoção dos novos meios de pagamento nos pontos de venda.
A Nortesys é uma das empresas que notaram essa necessidade de mercado e junto a SHIPAY integraram soluções que oferecem um sistema de gestão empresarial completo com PIX e QR Code inclusos nos meios de pagamento. Ambas as empresas são focadas em inovação e buscam otimizar o gerenciamento do negócio de seus clientes.
Para entender melhor sobre essa parceria e sobre o foco em oferecer PIX e QR Code para clientes de varejo, entrevistamos o CEO da Nortesys, Gean Sharly de Sousa e o COO da SHIPAY, Paulo Loureiro. Os executivos falaram sobre a parceria entre as empresas e as expectativas com o crescimento do PIX e do QR Code no mercado nacional.
Confira a entrevista abaixo:

Qual é a visão atual da Nortesys sobre as soluções de pagamentos
digitais?

“As soluções de pagamentos digitais para o varejo é um divisor de águas. Vimos na prática, principalmente nestes últimos dois anos, que essas formas de pagamentos permitem uma mobilidade muito grande, facilidade na integração, o que agiliza bastante no processo operacional” explica Gean.
O executivo também destaca a parte do investimento. “O investimento é mais simples, mais rápido e barato. Assim, é possível ter uma escalabilidade maior. A Nortesys segue buscando investir em pagamentos digitais em nossas soluções de ERP para apresentarmos diferenciais aos nossos clientes”, completa.

Como surgiu a parceria com a SHIPAY?
“No ano passado, eu estive procurando plataformas de pagamentos digitais e acabei encontrando a SHIPAY. Entrei em contato com o Paulo, que nos apresentou a empresa e os projetos e aí nós vimos que era aquilo que precisávamos e fechamos a parceria. Foi assim e está dando tudo certo”, afirma Gean.
Paulo explica que o objetivo da parceria é a SHIPAY prover um motor de crescimento e inovação para os clientes da NORTESYS.
“Nós imaginamos que pagamentos instantâneos e digitais (PIX, carteiras digitais, QR Code) tem um poder enorme de agregar valor no varejo e junto com a NORTESYS, nós conseguimos levar essa inovação, trazendo valor agregado para o lojista e contribuir para o crescimento do varejo”, completa Paulo.

Como a solução da SHIPAY agrega valor as soluções da NORTESYS?
“Nós somos uma softhouse, focados no desenvolvimento de ERPs. Então, num mercado em que há dezenas de empresas, de meios de pagamentos e operadoras financeiras, é preciso se integrar com cada uma delas”, explica Gean.
Gean destaca que a expertise da SHIPAY em pagamentos digitais, nos trouxe com a parceria uma solução a possibilidade de oferecer aos nossos clientes, a integração com diversas plataformas com mais facilidade. “Isso agrega muito valor as soluções de ERP que oferecemos aos nossos clientes”, completa.

Qual é a expectativa com a chegada do PIX e dos pagamentos por QR Code?
“Nosso lema é ‘inovando sempre’, então quando se falou em PIX e os pagamentos por QR Code, nós percebemos que era a nossa hora de levar a isto aos nossos clientes, e consequentemente, aos consumidores”, explica Gean.
Gean afirma que a expectativa da Nortesys é que a empresa possa cada vez mais sair na frente com novidades para oferecer para os nossos clientes e para o consumidor final.
Paulo explica que a SHIPAY tem o objetivo de simplificar os pagamentos digitais e nós fazemos isto por meio de parcerias. “Hoje, os nossos parceiros são o coração da empresa, crescemos junto com eles com a proposta de melhorar o ecossistema de pagamentos digitais”, completa.
“Atualmente, temos meios de pagamento tradicionais como débito, crédito e boleto, mas se olharmos mundo afora percebemos que os meios de pagamentos digitais tendem a crescer nos próximos anos, chegando a representar cerca de 30% de participação no mercado de pagamento, de acordo com algumas pesquisas” ressalta Paulo.

Qual é o feedback dos clientes em relação aos pagamentos digitais?
“Para a maioria do varejo, principalmente do pequeno varejo, isso ainda é uma novidade. É uma novidade que muitos querem, mas como se trata de operações financeiras há muitas dúvidas”, destaca Gean.
“Então, os clientes querem e nós temos desenvolvidos trabalhos em conjunto para que os clientes possam entender sobre o assunto. E eu acredito que a medida com que a sociedade for entendendo melhor os pagamentos digitais, a aderência a estes meios será cada vez maior”, completa.
O PIX, carteiras digitais e pagamentos por QR Code já são uma realidade no mercado de pagamentos. A expectativa é que com o boom tecnológico atual, o processo de maturação dos meios de pagamentos digitais no varejo seja bastante acelerado. A tendência é que estes meios de pagamentos se tornem cada vez mais relevantes no ecossistema financeiro brasileiro.

Comentários

comentários


Conheça o ERP da Nortesys

Sobre o autor

Nortesys

Com mais de 25 anos de larga experiência e credibilidade, a NORTESYS tem se destacado nacionalmente no mercado de desenvolvimento de soluções tecnológicas em ERP, Apps e E-commerce, transformando a marca em uma notável representação em tecnologia estando presente em mais da metade dos estados brasileiros.