Todo empreendedor de sucesso conhece estratégias de como fidelizar clientes e sabe que o atendimento é um dos elementos que mais auxilia nesse processo. Entretanto, não são todos os administradores que entendem como melhorar o atendimento nas empresas.

Este artigo vai ajudar você a compreender a importância da fidelização e como a interação com a clientela atua nesse cenário. Além disso, também vamos explicar a você as principais táticas de como fidelizar clientes por meio de um bom atendimento.

A importância da fidelização de clientes

Os custos para conquistar novos fregueses são mais elevados que a despesa gasta para manter a clientela já adquirida. Para investir em quem já confia na sua marca, é importante cuidar da qualidade dos produtos oferecidos e prestar um bom atendimento.

A fidelização permite o aumento das vendas, já que você mantém a antiga clientela e, ao mesmo tempo, ganha novos consumidores. Outras vantagens são:

  • acréscimo do número de vezes que o freguês tende a comprar na loja;
  • divulgação natural da marca;
  • aumento, frequentemente, do valor gasto pelo cliente;
  • feedback mais preciso e honesto da clientela.

Por que o atendimento é importante nesse processo

A comunicação entre os clientes e a empresa determina a visão que os primeiros têm sobre a segunda. O atendimento é uma oportunidade para que a companhia consiga cativar sua clientela.

Nem todas as instituições conseguem oferecer um bom atendimento. Portanto, garantir isso ao cliente é oferecer um diferencial que pode fazer com que seu negócio ganhe mercado.

As principais dicas de como fidelizar clientes pelo atendimento

As estratégias expostas a seguir vão ajudar você a aumentar a satisfação do freguês em relação a sua empresa. Acompanhe.

Atendimento mais pessoal

Essa técnica consiste em fazer com que os seus clientes se sintam importantes e valorizados. Afinal de contas, cada consumidor é único. Peça aos seus funcionários para tentarem uma aproximação mais intimista com o freguês. Se você tem uma loja pequena, vale a pena tentar focar nas necessidades e nas peculiaridades de cada cliente.

Para conseguir fazer isso, utilize um sistema ERP para realizar o cadastro dos consumidores. Dessa forma, você vai saber quais foram os serviços e os produtos adquiridos por cada um deles.

Boa comunicação

A boa comunicação consiste na utilização das formas de contato mais adequadas para cada cliente, como email, telefone ou redes sociais. É também importante treinar seus colaboradores para que eles saibam ouvir os fregueses com educação e atenção.

É preciso que os seus funcionários saibam como lidar com dúvidas e solicitações. Para isso, o atendente deve conhecer bem o serviço ou produto oferecido, além de saber, exatamente, que setores podem ajudá-lo a resolver eventuais problemas.

Há também que pensar em como garantir que a clientela possa dar um feedback em relação à atuação da empresa. Essa possibilidade aumenta a confiança do consumidor na marca.

Empatia no atendimento

Ter empatia pelo cliente é muito importante na hora do atendimento. Tente entender os desafios que o freguês pode enfrentar durante o dia a dia e pense em como a sua marca pode minimizar eventuais problemas. Por que não garantir que as filas na sua loja, por exemplo, sejam mais céleres?

Os colaboradores precisam buscar a solução para problemas como se eles mesmos enfrentassem esses desafios. Lidar com o cliente com empatia afeta positivamente o processo de fidelização.

CRM

inovações que podem ser excepcionalmente úteis para a sua instituição. Elas são conhecidas como Customer Relationship Management, CRM, ou Gestão do Relacionamento com o Cliente em português.

Existem vários softwares que podem ajudar nisso. Veja alguns exemplos:

  • frente de loja: melhora o atendimento, possibilitando vendas mais rápidas, intuitivas e seguras;
  • cartão: possibilita emissão de cartões de crédito da própria empresa, criando programas de fidelização e incentivando as vendas.

Essas dicas de como fidelizar clientes vão ajudar você a garantir consumidores leais para a sua marca! Se você gostou do nosso conteúdo, curta nossa página no Facebook e aproveite para conhecer outras de nossas publicações!

Comentários

comentários


Conheça o ERP da Nortesys

Sobre o autor

Nortesys

Com mais de 25 anos de larga experiência e credibilidade, a NORTESYS tem se destacado nacionalmente no mercado de desenvolvimento de soluções tecnológicas em ERP, Apps e E-commerce, transformando a marca em uma notável representação em tecnologia estando presente em mais da metade dos estados brasileiros.