Saber como vender em tempos de crise pode ser a principal diferença entre o sucesso e o fracasso de um empreendimento. A ideia de passar períodos de baixo-rendimento pode assustar muitos profissionais, mas não deve ser encarado como o fim.
Antes de desistir, é importante buscar conhecimentos e saídas que ajudem a mudar o cenário. Fortalecer os laços com os clientes e reinventar o estilo de negócio são algumas alternativas inteligentes.
Então, antes de tomar qualquer atitude definitiva, acompanhe as nossas dicas sobre como vender em tempos de crise!
Cuide e fidelize os seus clientes
Essa é uma dica válida para qualquer período do negócio. É importante se concentrar nos seus clientes existentes, que confiam em seus produtos ou serviços há muito tempo.
Estreitar os laços com esses consumidores ajuda a diminuir os impactos negativos em uma eventual crise. Ainda que o rendimento não seja o mesmo, esse trabalho prévio de relacionamento é importante para manter a empresa dentro de uma estabilidade aceitável. Além disso, um cliente fiel se torna um promotor da sua marca, falando sobre a empresa para amigos e pessoas próximas.
Renegocie pendências
Em momentos de dificuldade é importante adotar saídas inteligentes e utilizar todas as facilidades disponíveis. O mais indicado é que se faça uma análise interna para calcular e separar os dividendos da empresa. Você pode separar as pendências em dois grupos:
- Urgentes.
- Não-urgentes.
No primeiro grupo, deve-se incluir as pendências que não podem ser proteladas, por exemplo:
- impostos e tributos do governo;
- obrigações trabalhistas;
- contas essenciais para o funcionamento do negócio (energia, água etc.)
No segundo grupo, pode-se colocar as dívidas mais negociáveis e que não necessitam de investimento imediato, tais como:
- pendências com fornecedores;
- empréstimos;
- campanhas, reformas e outras ações pontuais.
No caso dos fornecedores, por exemplo, você pode se reunir e renegociar novos preços ou termos de contrato. Apresente uma nova ideia de projeto para fortalecer a proposta. Além disso, é interessante também estabelecer uma interação cooperativa com outras empresas em sua área de negócios.
Esse trabalho de renegociação possibilitará que você continue oferecendo os produtos a preços competitivos, mantendo uma razoável taxa de vendas, mesmo em momentos de crise.
Adote formas eficazes de divulgação e atração
A internet abriu um mundo de possibilidades para quem deseja divulgar a sua marca e atrair novos clientes sem precisar gastar quantias exorbitantes. Metodologias como o Marketing de Conteúdo são a prova de que é possível atrair novos compradores, em qualquer época do ano, fazendo investimentos de qualidade e certeiros.
Por isso, estude qual a melhor forma de publicidade para a sua marca e enxergue a propaganda como um investimento, e não como uma despesa. Quanto mais potenciais clientes você atrai, maiores também são as possibilidades de venda.
Adote uma nova mentalidade de negócio
Quando falamos em crise, muitas pessoas associam imediatamente às grandes crises mundiais. Porém, esse momento de dificuldade pode ser exclusivo de um setor, de uma área ou mesmo de uma empresa individualmente. Em qualquer situação – mas, principalmente se for algo isolado ao seu negócio –, é interessante saber se a mentalidade corporativa não está ajudando a agravar a situação.
Conceitos ultrapassados e valores incompreendidos, muitas vezes, ajudam a explicar o fracasso de empreendimentos. Se a sua empresa está passando por uma forte crise, pode ser que a mentalidade administrativa não esteja favorecendo ao crescimento.
Acredite no seu produto
Dificilmente você conseguirá vender algo sem passar a devida confiança para o comprador. Em muitos casos, o fato de a empresa não acreditar no seu produto é um dos motivos que explicam os números baixos de venda.
Claro, não adianta “empurrar” algo sem nenhuma qualidade ou esmero. Todavia, se houve um estudo prévio para entender as necessidades dos clientes e um empenho direcionado no desenvolvimento do produto, é preciso seguir em frente e fortalecer a mercadoria perante os compradores.
Em suma: há inúmeras saídas para quem se questiona sobre como vender em tempos de crise. Porém, como dito, o ideal é aplicar as dicas antes de qualquer período de dificuldade. Mas, se for necessário, utilize todos os conhecimentos obtidos e dê a volta por cima durante qualquer crise.
Gostou do artigo? Que tal agora saber como se destacar da concorrência do mercado?