Todo empreendedor de sucesso conhece estratégias de como fidelizar clientes e sabe que o atendimento é um dos elementos que mais auxilia nesse processo. Entretanto, não são todos os administradores que entendem como melhorar o atendimento nas empresas.
Este artigo vai ajudar você a compreender a importância da fidelização e como a interação com a clientela atua nesse cenário. Além disso, também vamos explicar a você as principais táticas de como fidelizar clientes por meio de um bom atendimento.
A importância da fidelização de clientes
Os custos para conquistar novos fregueses são mais elevados que a despesa gasta para manter a clientela já adquirida. Para investir em quem já confia na sua marca, é importante cuidar da qualidade dos produtos oferecidos e prestar um bom atendimento.
A fidelização permite o aumento das vendas, já que você mantém a antiga clientela e, ao mesmo tempo, ganha novos consumidores. Outras vantagens são:
- acréscimo do número de vezes que o freguês tende a comprar na loja;
- divulgação natural da marca;
- aumento, frequentemente, do valor gasto pelo cliente;
- feedback mais preciso e honesto da clientela.
Por que o atendimento é importante nesse processo
A comunicação entre os clientes e a empresa determina a visão que os primeiros têm sobre a segunda. O atendimento é uma oportunidade para que a companhia consiga cativar sua clientela.
Nem todas as instituições conseguem oferecer um bom atendimento. Portanto, garantir isso ao cliente é oferecer um diferencial que pode fazer com que seu negócio ganhe mercado.
As principais dicas de como fidelizar clientes pelo atendimento
As estratégias expostas a seguir vão ajudar você a aumentar a satisfação do freguês em relação a sua empresa. Acompanhe.
Atendimento mais pessoal
Essa técnica consiste em fazer com que os seus clientes se sintam importantes e valorizados. Afinal de contas, cada consumidor é único. Peça aos seus funcionários para tentarem uma aproximação mais intimista com o freguês. Se você tem uma loja pequena, vale a pena tentar focar nas necessidades e nas peculiaridades de cada cliente.
Para conseguir fazer isso, utilize um sistema ERP para realizar o cadastro dos consumidores. Dessa forma, você vai saber quais foram os serviços e os produtos adquiridos por cada um deles.
Boa comunicação
A boa comunicação consiste na utilização das formas de contato mais adequadas para cada cliente, como email, telefone ou redes sociais. É também importante treinar seus colaboradores para que eles saibam ouvir os fregueses com educação e atenção.
É preciso que os seus funcionários saibam como lidar com dúvidas e solicitações. Para isso, o atendente deve conhecer bem o serviço ou produto oferecido, além de saber, exatamente, que setores podem ajudá-lo a resolver eventuais problemas.
Há também que pensar em como garantir que a clientela possa dar um feedback em relação à atuação da empresa. Essa possibilidade aumenta a confiança do consumidor na marca.
Empatia no atendimento
Ter empatia pelo cliente é muito importante na hora do atendimento. Tente entender os desafios que o freguês pode enfrentar durante o dia a dia e pense em como a sua marca pode minimizar eventuais problemas. Por que não garantir que as filas na sua loja, por exemplo, sejam mais céleres?
Os colaboradores precisam buscar a solução para problemas como se eles mesmos enfrentassem esses desafios. Lidar com o cliente com empatia afeta positivamente o processo de fidelização.
CRM
Há inovações que podem ser excepcionalmente úteis para a sua instituição. Elas são conhecidas como Customer Relationship Management, CRM, ou Gestão do Relacionamento com o Cliente em português.
Existem vários softwares que podem ajudar nisso. Veja alguns exemplos:
- frente de loja: melhora o atendimento, possibilitando vendas mais rápidas, intuitivas e seguras;
- cartão: possibilita emissão de cartões de crédito da própria empresa, criando programas de fidelização e incentivando as vendas.
Essas dicas de como fidelizar clientes vão ajudar você a garantir consumidores leais para a sua marca! Se você gostou do nosso conteúdo, curta nossa página no Facebook e aproveite para conhecer outras de nossas publicações!