Atualmente, os clientes exigem que os serviços sejam mais rápidos, seguros e eficientes, mas somente a automação de varejo fornece vantagens que asseguram essas qualidades.

Gestores de muitos ramos ainda têm resistência em modernizar seus negócios, contudo, a automação é um elemento-chave para a manutenção da competitividade do empreendimento. Quer saber mais sobre o assunto? Então continue a leitura para conferir!

O conceito de automação de varejo e seu processo de implementação

A automação se resume na implementação de várias tecnologias que objetivam aumentar a performance e o controle dos processos internos da empresa. No campo prático, os gestores adquirem um software de gestão cujas funcionalidades são bastante úteis para o varejo.

Entretanto, a modernização dos processos do negócio não pode ser feita de forma amadora. É preciso seguir algumas etapas de implementação do sistema para que seus recursos sejam devidamente aproveitados:

  • crie uma equipe de colaboradores destinada a realizar a implementação;
  • estude os processos do varejo;
  • faça um planejamento com os pontos a serem modernizados;
  • defina os objetivos e metas a serem alcançados;
  • crie um cronograma para implementação e o orçamento necessário;
  • escolha o software mais adequado;
  • estude quais funções serão automatizadas e setores integrados;
  • crie parâmetros para medir o desempenho do negócio após a mudança;
  • treine os colaboradores para utilizar o software corretamente;
  • use indicadores de desempenho para monitorar o resultado.

Após realizar os passos acima, o negócio será amparado por uma extensa gama de vantagens que resultarão em diferenciais competitivos do negócio.

As vantagens da opção pela automação de varejo

Melhor organização de estoque

Conforme um negócio se desenvolve, mais volumoso e intenso será o fluxo de mercadorias no estoque do varejo, o que geram falhas em sua gestão, como a imprecisão na contagem, rupturas, perdas dos produtos etc. Esses problemas são facilmente resolvidos com uma solução digital que realize automaticamente atividades como:

  • departamentalização dos produtos;
  • controle de perdas;
  • controle de validade de cada lote;
  • consulta rápida ao estoque;
  • gestão de sazonalidade;
  • atacarejo;
  • devolução dos produtos;
  • entre outras.

Controle de dados

Os dados de um varejo também são excepcionalmente complexos e volumosos. Realizar todo o seu controle manualmente é uma prática ineficiente, ao contrário de um computador que é capaz de organizar uma grande quantidade de informações, de forma mais ágil e precisa que o homem.

O sistema de gestão consegue atualizar automaticamente os preços dos produtos, arquitetar um plano de contas preciso, gerar e emitir documentos fiscais, cadastrar os clientes e ainda realizar o controle de crédito de clientes.

Aprimoramento da segurança

Infelizmente, muitos clientes e funcionários tentam obter vantagens de forma ilícita no varejo, como por meio da subtração de produtos ou pela inserção de dados falsos no sistema.

Mas graças a um controle eletrônico e um sistema integrado, todas as movimentações e alterações no varejo são monitoradas precisamente com um bom software de gestão. Isso minimiza as aberturas para fraudes e suprime a necessidade do gestor de vigiar o caixa.

Aumento da eficiência

A tecnologia torna automática diversas atividades de segundo plano, ou seja, aquelas burocráticas, como a efetuação de cálculos e geração de relatórios. Isso faz com que os colaboradores possam concentrar seus esforços nas suas atividades principais.

Além disso, também são eliminados falhas humanas, como erros de cálculos, atrasos, confusões sobre ordens etc. O que reduz o retrabalho e potencializa a eficiência das operações.

A tecnologia como um diferencial competitivo

Com a obtenção dos benefícios acima, haverá uma considerável redução nos custos do varejo, possibilitando a manutenção de preços mais competitivos no mercado e, consequentemente, aumento no número de clientes.

Outro aspecto que gera o diferencial, consiste na expansão dos canais de atendimento, como também no aumento de sua agilidade e praticidade, contribuindo para a fidelização dos clientes.

Optar pela automação de varejo é uma estratégia que possibilitará o desenvolvimento saudável do seu negócio, pois a redução de perdas das mercadorias, a melhora do controle de contas, e a maximização da produtividade geram diferenciais sobre os seus concorrentes.

Gostou do conteúdo? Então, não deixe de compartilhá-lo nas suas redes sociais!

Comentários

comentários


Conheça o ERP da Nortesys

Sobre o autor

Nortesys

Com mais de 25 anos de larga experiência e credibilidade, a NORTESYS tem se destacado nacionalmente no mercado de desenvolvimento de soluções tecnológicas em ERP, Apps e E-commerce, transformando a marca em uma notável representação em tecnologia estando presente em mais da metade dos estados brasileiros.