Sendo uma ferramenta que tem como principal objetivo apoiar os gestores no controle total dos processos e dados de uma empresa, o sistema ERP é uma ótima alternativa para aumentar a segurança das informações corporativas.

Não só isso, a ferramenta é excelente para realizar a tão necessária integração de setores e, ainda, facilitar a tomada de decisão da gerência.

Se você quer aumentar a segurança das informações e impulsionar o seu negócio, mas tem dúvidas sobre como um ERP pode ajudá-lo, continue lendo e confira algumas vantagens que a ferramenta pode trazer dentro desses objetivos. Boa leitura!

Quais são as vantagens de se utilizar o sistema ERP?

Entenda, de maneira geral, como um sistema ERP pode ser vantajoso para o seu negócio. A seguir, apresentamos duas principais vantagens!

Integração total

Como dito na introdução, o principal papel de um sistema ERP é garantir total integração entre os processos de uma empresa. Isso significa que, por meio dessa ferramenta, o gestor consegue ter acesso a todos dados, informações e recursos importantes do negócio.

O software não apenas melhora o controle por parte da gerência, como também facilita o compartilhamento de informações entre os setores, melhorando o trabalho de todas as equipes.

Otimização dos processos

Se os departamentos de uma empresa comunicam-se melhor, as atividades tendem a ser realizadas com maior facilidade e qualidade. Ou seja, graças à implementação do ERP, o fluxo de processos é otimizado.

Tarefas que antes sofriam atrasos em razão da alta burocracia ou de erros humanos passam a ser desenvolvidas de maneira contínua. No ERP, os dados são atualizados de forma instantânea, evitando, por exemplo, que uma equipe aguarde um comunicado direto de outro setor para continuar seus processos.

Qual é a relação entre um sistema ERP e a segurança das informações?

Agora que já conheceu alguns dos benefícios gerais de um sistema ERP, entenda como, de fato, ele pode melhorar a segurança das informações da sua empresa!

Fim das planilhas e anotações manuais

É comum que, no início do negócio, muitas empresas utilizem planilhas digitais ou mesmo blocos de anotações para armazenar dados importantes, tais como:

  • controle de estoque;
  • controle de vendas;
  • dados financeiros;
  • faturamento.

O problema é que esse método é limitado e oferece grandes riscos de vazamento — além de não acompanhar o crescimento do negócio. Com isso, várias informações confidenciais podem ser adquiridas por concorrentes ou pessoas mal-intencionadas.

Um sistema ERP resolve isso por completo. O software inteligente garante que todos os dados sejam armazenados em um só lugar com o reforço da segurança tecnológica. Além disso, as informações estarão sempre atualizadas e não se perderão entre os processos.

Segurança contra hackers e invasores

Assim como trouxe grandes benefícios, o avanço tecnológico trouxe novos problemas. Se antes as empresas precisavam preocupar-se só com malfeitores físicos, hoje também devem atentar-se aos hackers.

Os hackers são invasores virtuais que entram em sistemas de empresas para roubar dados confidenciais. No atual mundo corporativo, não é incomum presenciarmos situações envolvendo hackers.

Quando uma empresa utiliza processos-padrão de segurança e guarda suas informações em HDs normais, ela está abrindo uma grande brecha para esses invasores.

Graças ao sistema ERP, é possível aumentar consideravelmente o nível de segurança dos dados. Com ele, o gestor ou proprietário monitoram completamente os processos da empresa e ainda têm controle total sobre as permissões de acesso.

Enfim, em um mercado cada vez mais competitivo e conectado, um dos principais desafios dos empresários é, com certeza, manter a segurança das informações de suas organizações.

Implementar um sistema ERP é uma das soluções mais inteligentes para atingir esse objetivo sem necessitar de investimentos onerosos. Então, analise as dicas apresentadas e aumente agora mesmo a segurança dos dados da sua empresa.

Curta a nossa página no Facebook para conferir outros conteúdos interessantes.

Comentários

comentários


Conheça o ERP da Nortesys

Sobre o autor

Nortesys

Com mais de 25 anos de larga experiência e credibilidade, a NORTESYS tem se destacado nacionalmente no mercado de desenvolvimento de soluções tecnológicas em ERP, Apps e E-commerce, transformando a marca em uma notável representação em tecnologia estando presente em mais da metade dos estados brasileiros.