Integrar todas as áreas e departamentos, automatizar processos, simplificar as atividades cotidianas e transformar dados em informações, o sistema de gestão empresarial diminui o tempo gasto com retrabalhos, falhas humanas e equívocos na definição de estratégias da empresa.

Com um sistema ERP você tem em mãos informações importantes, relatórios gerenciais que vão te auxiliar no momento de uma tomada de decisão ou revisão estratégica, este artigo vai te mostrar algumas desvantagens que desfavorece a sua empresa sem um bom software para gerir o seu negócio. Confira!

 

GASTOS EM EXCESSO COM O DEPARTAMENTO COMERCIAL

Otimizar a gestão do time comercial ao criar um processo de vendas flexível e padronizado, com base nas compras dos seus clientes. Dessa forma o processo de venda fica automatizado dependendo menos de seus vendedores.

Seus vendedores precisam focar nas atividades que são mais importantes para eles e para a empresa atingir a sua meta. Automatizar uma boa parte dos processos que envolvem burocracia é um dos objetivos do nosso ERP, deixando o seu time comercial com mais tempo para se dedicar a vender mais.

O tempo dos vendedores é mal gasto, estudos da Docurated comprovam que apenas 33% do tempo de um vendedor é dedicado a potenciais e atuais clientes da sua empresa e 66% são consumidos na produção de apresentações, processos administrativos e outras atividades que apesar de ser importantes, podem e devem ser automatizadas com o uso do software.

A improdutividade vai impactar diretamente no faturamento da empresa, vai gerar um número considerável de receitas perdidas e tempo gasto em atendimentos que jamais se concretizarão em vendas por não seguirem a jornada de compra do consumidor e horas improdutivas. Essa é uma conta que não fecha.

Aderir tecnologia para o seu negócio é evitar horas improdutivas, conquistar novos clientes e cria boas oportunidades para sua empresa. Apostar em ERP é, portanto, liberar o vendedor para realizar a função para a qual ele foi, de fato, contratado: vender!

 

SEM UM ERP A RETENÇÃO DE CLIENTES É LIMITADA

A estratégia de retenção de clientes e fidelização só é possível quando a empresa possui os dados pessoais do cliente e histórico de compras cadastrados em um software de gestão empresarial.

Se a sua empresa ainda usa planilhas e anotações para emitir apenas boletos e notas fiscais para os seus consumidores, você não tem dados suficiente para elevar o sucesso do seu negócio e fidelizar seus clientes.

Demissões e a perda de uma boa parte da carteira de clientes é o resultado que você tem quando ainda faz a gestão da sua empresa no formato do século passado.

Um estudo da Leading on the Edge of Chaos, Emmett C. Murphy and Mark A. Murphy, aponta que se você aumentar a retenção de clientes em 2% o seu faturamento terá um ganho de 10%, é por isso que investir em tecnologias que nos permite gerenciar as carteiras de clientes é rentável e positivo para os resultados da sua empresa.
Além disso, um software que pode controlar todas as áreas da sua empresa, ele vai te apontar e monitorar os clientes inadimplentes e cálculo do ticket médio (se refere ao valor gasto em uma compra) assim você vai poder criar estratégias de vendas com base nos perfis e padrão de faturamento de cada cliente.

Se até aqui você se identificou em alguns aspectos ou em todos, então já está passando da hora de investir em tecnologias de gestão empresarial.

 

OS PRAZOS ESTÃO SEMPRE EXPIRADOS? É FALTA DE MONITORAMENTO

Cumprir prazos garante a satisfação do cliente. Evite reclamações cumprindo prazo de entrega. Segundo um estudo feito por Philip Kotler, 95% dos clientes que ficam insatisfeitos com a sua empresa, não registrarão uma reclamação, eles simplesmente trocam de fornecedores. Já uma porcentagem de 54% a 70% daqueles que registram uma reclamação acabam comprando novamente na sua empresa.

Com um bom sistema de gestão, o gerente vai estar ciente quando uma entrega está em atraso e vai buscar solucionar de melhor forma para garantir a satisfação do consumidor, evitando que ele pare de comprar em sua loja e passe a comprar no concorrente.

 

IMPRODUTIVIDADE EM ALTA

O trabalhador brasileiro tende a ser menos produtivo, quando a falta de tecnologia e maquinário adequado é uma realidade dentro de uma empresa, apontam especialistas em produtividade comparando com os trabalhadores de outros países.

Segundo dados do Conference Board, do ano 2000 pra cá a produtividade vem caindo, em 2014 por exemplo, o trabalhador brasileiro representava uma produtividade 24% em relação ao trabalhador norte-americano e o chileno 54%. Se falando em dinheiro o brasileiro produz US$ 10,8 e o Chileno US$ 20,8 a cada hora trabalhada, uma representação de 92,6% a mais.

Mas essa realidade na sua empresa pode ser diferente com uma super ferramenta de gestão que vai acelerar os processos, automatizar e produzir em modo turbo.

Os dados de 2013 da Panorama Consulting, nos fala que 13% das empresas que utilizam um sistema de ERP afirmaram ter um ganho considerável e melhoria na performance do seu negócio, enquanto 10% nos apontam um aumento de 10% na produtividade dos funcionários ao implantar um software de gestão empresarial.

Então, investir em um ERP vai aumentar a sua produtividade e diminuir os riscos de falhas humanas nos processos internos da sua empresa.

 

USO DE RECURSOS SEM CONTROLE

Com o mal uso dos recursos financeiros a empresa terá prejuízo em médio e longo prazo, pois terá que recorrer a linhas de créditos bancários para quitar débitos com fornecedores.

Pensando nisso é indispensável ter uma ferramenta para controlar a garantir saúde a financeira do seu fluxo de caixa, ciclos financeiros, operacionais e econômico. Além disso o software também vai garantir o uso adequado dos recursos financeiros para manter produtos em estoque e o controle sobre os níveis mais adequados deste para o faturamento de sua empresa, mantendo a sanidade das contas.

 

O CRESCIMENTO DA SUA EMPRESA ESTÁ LIMITADO?

O não acompanhamento de informações causa prejuízos quando o assunto é  crescimento, expansão, abertura de filiais, geração de novas receitas, aumento de equipe interna, tudo isso necessita de investimentos e os investimentos precisam ser monitorados e estudados antes de ser aplicados, um bom ERP vai te guiar nas tomadas de decisões mais precisas do seu negócio.

Sem o auxílio da tecnologia a sua empresa se perde em meio à tantos processos administrativos e organizacionais, principalmente quando é hora de gerenciar unidades e filiais a distância.

Segundo a Panorama Consulting, 13% das empresas que implantam um software ERP, indicam que o fazem para permitir um crescimento empresarial mais rápido e sem erros.

Se você pretende expandir seu negócio sem perder rentabilidade e não gerar custos desnecessários e manter uma boa administração de todas as unidades, então um ERP é essencial para que você atinja seus objetivos com riscos mínimos e controle de custos.

 

IMPRECISÃO DE DADOS

A tomada de decisão necessita de dados precisos, se você não tem dados que seguem um padrão e a realidade da sua empresa, você já tem 50% de chances de fracassar.

O processo formal de análise de dados, raramente é seguido, os administradores costumam pular a fase da consulta de dados confiáveis e buscam informações que colaboram com suas conclusões, por isso a taxa de erro é alta.

Quando uma decisão precisa ser tomada e ela é adiada por falta de informações coletadas, a tendência é o problema ser resolvido sozinho por conta de outros problemas que vão surgindo. Essa situação parece não ser tão prejudicial, mas ela pode causar um buraco enorme da gestão da sua empresa.

Sempre que você deixa de usar um Software ERP para a gestão empresarial do seu negócio, você perde poder de decisão e de correção em seu planejamento estratégico. Possuir um sistema automatizado e que identifica riscos, oportunidades e dados essenciais, significa mais vantagens, lucros e competitividade para a sua empresa.

Os impactos e dados estatísticos que um Software ERP trazem para a sua empresa, são surpreendentes. Agora que você já saber um pouco mais sobre a nossa tecnologia, que tal compartilhar essas informações em suas redes sociais marcando os amigos que vão se interessar pelo assunto, colegas de trabalho e surpreendam eles também.

Comentários

comentários


Conheça o ERP da Nortesys

Sobre o autor

Nortesys

Nortesys é uma empresa de tecnologia focada em soluções para gestão empresarial e ERP. Há mais de 23 anos no mercado com uma equipe de profissionais experientes, mais de 11.000 usuários ativos e representantes comerciais pelo Brasil a fora.

Deixe um comentário