Segundo reportagem da Revista Exame, conquistar novos consumidores é 4,5 vezes mais dispendioso do que manter aqueles que já conhecem a empresa. Ou seja, investir na retenção de clientes é mais vantajoso do que trabalhar formas de atrair novos.

Logicamente, conquistar novos espaços é importante, mas uma empresa não lucra de verdade quando consegue vender apenas uma vez. É preciso um trabalho para conquistar e fidelizar os compradores.

Para ajudar a sua empresa a lucrar mais, apresentaremos 4 dicas essenciais para melhorar a taxa de retenção de clientes e, consequentemente, aumentar suas vendas. Continue lendo e confira!

1. Invista em treinamentos e na capacitação da equipe de atendimento

Toda estratégia de marketing que visa o aumento de vendas ou à retenção de clientes será falha se a equipe de atendimento não cumprir o seu papel. Como “recepcionistas” dos consumidores, o trabalho desses profissionais é essencial em um projeto de retenção.

Porém, a equipe de atendimento só apresentará um serviço diferenciado se estiver preparada para isso.

Assim, é primordial que o gestor invista em treinamentos específicos e na capacitação desses colaboradores. E isto não deve se limitar apenas a conhecimentos gerais; é vital que os atendentes conheçam, em detalhes, os principais serviços e produtos oferecidos pela empresa.

Com isso, a empresa garante que a jornada de compra do cliente comece de forma satisfatória, o que é essencial para uma experiência diferenciada.

2. Trabalhe com o conceito de Sucesso do Cliente

O Customer Sucess (Sucesso do Cliente) é um conceito em voga no mercado atual. Cada vez mais as empresas estão entendendo que entregar uma experiência de valor para os compradores da marca é mais rentável do que investir altas quantias na atração de novos consumidores.

É preciso entregar sucesso aos seus clientes. Isso significa fazer os compradores obterem o resultado que eles esperavam quando decidiram abraçar a sua marca.

Mas, para isso, é preciso estudar o seu comprador. Uma ótima dica para entregar algo de valor para o cliente é criar conteúdos personalizados e produtos e serviços que, de fato, causem o impacto desejado.

3. Solicite e esteja aberto a feedbacks

A comunicação aberta e direta é o segredo do sucesso de muitos relacionamentos. E, na interação entre empresas e clientes, isso também deve ser implementado.

Afinal, com a internet, é praticamente impossível impedir que um cliente divulgue a sua opinião sobre uma empresa. Basta uma conexão e uma conta em qualquer rede social para que qualquer marca seja exposta, de forma negativa ou positiva.

Para garantir um relacionamento saudável e duradouro, mostre que a sua empresa está sempre aberta ao diálogo. Mais do que isso, incentive o feedback por parte dos clientes: apresente formulários rápidos e simples ao final de cada atendimento e obtenha opiniões honestas.

Os consumidores tendem a demonstrar mais cumplicidade com empresas que dialogam diretamente com o seu público.

4. Aposte na automação de processos

A tecnologia sempre deve ser uma aliada quando se fala na retenção e fidelização de clientes. Com as ferramentas certas, você consegue não apenas qualificar os seus serviços, como também entender melhor as necessidades e expectativas dos clientes.

A automação de processos é a estratégia perfeita para padronizar o trabalho da sua empresa. Com softwares inteligentes, você nivela o trabalho dos setores, oferecendo um serviço de alta qualidade durante toda a jornada do consumidor.

No entanto, é sempre importante analisar a sua empresa e estudar o perfil do cliente antes de escolher um software. Assim, você opta pela ferramenta mais adequada ao seu negócio.

Como você pode ver, trabalhar estratégias para retenção de clientes se torna cada vez mais imperativo para o sucesso das empresas. Com a alta concorrência sendo uma realidade no mercado, os consumidores fiéis podem pender a balança a seu favor, ajudando não só na estabilidade, mas também no crescimento da organização. Então, analise as dicas apresentadas e comece agora mesmo um trabalho de retenção dos seus clientes.

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