Eldir é gerente administrativo de uma loja de materiais para construção e braço direito dos proprietários. Ele tem percebido que seus principais concorrentes estão aumentando suas vendas e não pretende ficar para trás. O problema é que ele não tem a menor ideia de como modernizar uma empresa.

Você se identificou com esse caso? Se a resposta for positiva, com certeza precisa de ajuda e está no lugar certo para aprender como alcançar o sucesso que tanto deseja!

O processo necessário para modernizar uma empresa não acontece de um dia para o outro, mas precisa começar em algum momento e atitudes devem ser tomadas o quanto antes. É necessário planejamento e algum investimento — este varia de acordo com suas necessidades e recursos.

Pensando em lhe auxiliar nesse processo, preparamos uma lista com principais atitudes que você deve tomar para alavancar seus negócios e colocá-lo no topo novamente. A dica número 5 é a mais importante em nosso entendimento, confira:

1. Crie ou reinvente sua identidade visual

A identidade visual nada mais é do que o reflexo da personalidade de sua marca por meio de elementos visuais. Detalhes como cores, tipografia, padronização dos documentos utilizados em seu dia a dia, como cartões de visita, folhetos e até o design do ambiente de trabalho fazem parte dessa importante ferramenta.

Se seu negócio já possui uma identidade visual, pense em melhorá-la ou até em reinventá-la. Quando uma empresa é muito antiga — principalmente as de menor porte — e nunca deu muita atenção a esse detalhe, modernizar seu logotipo e materiais gráficos é uma ótima ideia.

Caso esteja começando agora, procure ajuda profissional e dê os primeiros passos para mostrar a seus clientes que sua empresa é única. Faça sua marca ficar gravada na memória deles e sempre que precisarem de algum produto ou serviço, certamente você será procurado.

2. Adote uma estratégia nas redes sociais

Estamos em um momento em que é impossível não pensar no uso das redes sociais para alavancar um negócio. Segundo o site de notícias G1, o Facebook alcançou em junho de 2017 a incrível marca de 2 bilhões de usuários e sua empresa não pode ficar fora dessa!

Hoje existem empresas de consultoria que podem lhe auxiliar e até agências que fazem todo trabalho por você — que é a prática recomendada. Na pior das hipóteses, faça você mesmo um perfil com as informações de sua empresa, como endereço, horário de atendimento e os produtos ou serviços que oferece.

Existem muitos materiais gratuitos e bem didáticos na internet que podem ser usados como referência. Um deles é o Guia Completo do Marketing de Conteúdo de Conteúdos nas Redes Sociais.

Apenas tome cuidado com a postura que irá adotar em sua estratégia, pois da mesma forma que seu negócio pode crescer muito, pode também afundar de vez no caso de uma conduta inapropriada.

3. Capacite seus colaboradores

Investir na estrutura física e digital de sua empresa é uma necessidade indiscutível, mas lembre-se de que é importante se atentar sempre a seus recursos humanos, independente do tamanho de seu quadro funcional.

Capacitar seus funcionários traz inúmeros benefícios para seu negócio. Eles precisam estar preparados para realizar um bom atendimento, lidar com situações inesperadas e também possuir os conhecimentos necessários para operar equipamentos e softwares.

Se os recursos financeiros são limitados procure criar agentes multiplicadores, ou seja, alguns colaboradores recebem o treinamento e ficam encarregados de transmitir todas as informações para os demais. Essa é uma técnica que reduz custos e pode trazer grandes benefícios.

Profissionais que recebem capacitações periódicas trabalham mais felizes, pois se sentem valorizados pelo empregador, resultando em um melhor desempenho de suas atribuições.

4. Invista em automação

Um dos maiores investimentos — e possivelmente o maior — que você pode fazer em sua empresa é adotar automação de seus processos de gestão. Nesse caso específico o retorno é bem mais rápido.

Com um melhor controle de seu estoque e suas finanças, por exemplo, é possível reduzir o tempo gasto em tarefas cotidianas e canalizar o foco de seus colaboradores em outras atribuições estratégicas. A redução de falhas humanas é expressiva e os gargalos podem ser resolvidos antes de se tornarem grandes problemas.

Bons softwares de gestão tornam a confiabilidade de suas informações muito maiores, pois reduzem a redundância, já que integram em uma única base de dados todos os setores. Um exemplo simples é a realização do pagamento de uma compra, em que o valor recebido é adicionado ao sistema financeiro, a baixa no estoque é feita automaticamente e a nota fiscal eletrônica é emitida simultaneamente.

O trabalho que antes era atribuído a dois ou mais colaboradores e levava um tempo precioso para ser realizado, agora é feito automaticamente, em minutos. Isso é possível, desde que você utilize um software de gestão confiável e que atenda a suas necessidades.

5. Contrate um software de gestão eficiente

Existem milhares de opções de softwares de gestão disponíveis no mercado, contudo, é preciso se atentar para alguns detalhes na hora de escolher a melhor para seu negócio.

Comprar os chamados “softwares de prateleira” — aqueles que são comercializados em lojas de informática — não são recomendados. Uma ferramenta realmente produtiva deve ser adaptada para a sua realidade, priorizando suas necessidades e tornando as tarefas o seu dia a dia mais fáceis.

Estamos falando de um ERP, sigla Enterprise Resource Planning (ou Sistema de Gestão Empresarial, como é conhecido no Brasil). Procure por uma empresa que lhe ofereça não apenas um simples software de gestão, mas sim uma solução completa para atender toda sua demanda, com uma equipe que possa garantir suporte técnico e treinamento a todos os usuários.

Conforme falamos no início do texto, a dica número 5 é a mais importante em nosso entendimento. Afinal, para investir em estratégias visando modernizar sua empresa você precisa entender como está a sua saúde e um ERP é a solução mais indicada para se obter essas informações.

Agora que você já sabe qual direção deve seguir, é preciso considerar as opções e tomar uma atitude. Estamos aqui exatamente para isso! Então deixe o seu comentário no post e dê o primeiro passo para alcançar o sucesso do seu negócio!

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Nortesys

Nortesys é uma empresa de tecnologia focada em soluções para gestão empresarial e ERP. Há mais de 23 anos no mercado com uma equipe de profissionais experientes, mais de 11.000 usuários ativos e representantes comerciais pelo Brasil a fora.