Esse período de pandemia não tem sido fáceis. Os efeitos da Covid-19 no varejo foram arrasadores! Só no ano de 2020, o varejo do Brasil perdeu em média 75 mil lojas segundo um levantamento da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Mas chegou a hora da retomada!

Entretanto, para se reerguer é necessário estar a par do cenário atual.

Os hábitos de consumo mudaram e é necessário acompanhar essa mudança para não deixar seu negócio estagnar e crescer junto com as novas tendências.  

Seguem alguns passos irão te ajudar nessa retomada.

1° Passo: Preste atenção aos detalhes da sua loja

É fundamental que o seu cliente possua uma boa experiência ao procurar o seu varejo. Seu cliente precisa se sentir seguro e satisfeito ao adquirir seu produto/serviço, porque somente assim ele irá procurar a sua loja quando necessitar comprar novamente. Outro fator importantíssimo é que o cliente satisfeito sempre leva mais clientes a adquirir seus produtos/serviços. Então, para que isso aconteça: ofereça sempre prazos que serão cumpridos; não deixe faltar produtos de giro rápido; mantenha sua loja sempre organizada e se for física, sempre limpa e agradável; deixe disponível e a vista o álcool em gel e mantenha a distância de segurança (sua loja precisa passar segurança para os clientes.

2° Passo: Divulgue sua loja e Produtos

O Instagran, Facebook, Pinterest etc. tem se mostrado uma grande e poderosa ferramenta de vendas. “Os shoppings sociais” não só têm a função de vender como também traz um ar de familiaridade entre o cliente e seu estabelecimento. Com a divulgação dos seus produtos, você não só os coloca em vitrine como fortalece a imagem da empresa diante do cenário atual. Esse tipo de ação faz com que os seus empreendimentos agreguem valor, construindo uma boa marca para seus consumidores. Por isso, contar com uma ajuda profissional para divulgar sua empresa nas mídias sociais não é um gasto e sim um investimento e devem ser tratados como uma nova forma de venda.

3° Passo: Foque na sua carteira de clientes

A sua carteira de clientes vale ouro! Então utilize as informações de consumo do público para definir e personalizar propostas irresistíveis e melhorar a fidelização de clientes.

4° Passo: Invista em Aplicativos e E-commerce

Um dos varejos que mais cresceram em meio a pandemia foi o E-commerce. Mesmo antes da crise o crescimento do E-commerce já era previsto, mas a pandemia acelerou bastante esse crescimento. Durante o ano de 2020 o crescimento de vendas por meio do E-commerce foi de 145% e por meio dos aplicativos cresceram 300%. O consumidor tem buscado por novas experiências nas lojas físicas e tem utilizado a tecnologia como um meio de tutorial antes de ir às compras. Sem contar que a praticidade e a facilidade de realizar compras sem sair de casa traz uma comodidade para o seu cliente. São inúmeras as vantagens de possuir um E-commerce, por isso, se você deseja saber mais, clique no link: https://blog.nortesys.com.br/e-commerce/voce-tem-estoque-parado-esta-de-portas-fechadas-o-digital-e-a-solucao/

5° Passo: Faça uma Estrutura de Capital

Faça uma revisão de portfólios da sua loja, categoria e sortimentos, preservando sempre resultados de curto prazo e caixa. Procure manter bons produtos sempre com o menor custo. Mas jamais deixe cair a qualidade! Para que isso flua bem, procure fornecedores que ofereçam boas negociações de pagamento e uma boa qualidade de produtos. 

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Sobre o autor

Jamila da Silva Nascimento Afonso

Instrutora do Centro de Ensino NORTESYS, Graduada em Ciências da Computação, Pós Graduada em Matemática e Estatísticas.