Se a operação cresce, os mecanismos de gestão também precisam se solidificar. Para acompanhar o desenvolvimento do negócio, assegurando a sustentabilidade e os resultados da empresa, é preciso investir em centralização de informações — e, neste âmbito, a criação de uma planilha para controle de estoque é primordial.

Se você deseja entender melhor quais são as estratégias para tornar o seu acompanhamento mais robusto e eficaz, encontrou o conteúdo certo! Nesse post, você saberá como criar uma planilha eficiente para gerenciar o seu estoque; e, além disso, também receberá dicas valiosas para estruturar o documento perfeito para a necessidade do seu negócio.

Boa leitura!

Por que é importante criar uma planilha para controle de estoque?

Ao nascer, a pretensão de qualquer empresa (e, claro, também do idealizador que a concebeu) é a de se desenvolver exponencialmente, conquistando mercados e perpetuando as suas operações. À medida que esse objetivo vai sendo gradativamente alcançado, exigindo processos mais completos e complexos, os gestores precisam repensar as suas ferramentas — e, invariavelmente, notam a necessidade de criar novas estruturas para abarcar demandas.

É justamente o que ocorre, por exemplo, com as planilhas para controle de estoques: com a expansão, é natural que a quantidade de itens sofra um aumento significativo, carecendo de mais atenção e de um acompanhamento mais consistente.

A importância do documento, portanto, está diretamente relacionada à qualidade da gestão. Ao permitir análises simplificadas e rápidas, provendo um panorama transparente da situação de armazenamento, as planilhas conferem mais segurança à atividade gerencial, contribuindo para alavancar a performance do negócio.

Como criar uma planilha para controle de estoque?

Agora que você já está convencido da importância de criar, alimentar e consultar uma planilha para controlar os seus estoques, chegou a hora de entender qual é a melhor forma de construí-la. Algumas das principais dicas são:

1. Crie colunas de entrada e saída

A movimentação de estoques é um processo estratégico às empresas, e não é para menos: a partir dele, é possível entender a dinâmica do mercado e adequar-se à demanda com mais eficiência.

Para manter um banco atualizado, ao qual seja possível recorrer a qualquer tempo, é preciso que a documentação seja transparente e permita a consulta ágil. Para isso, a criação de colunas de entradas e saídas, pontuando quantidades adquiridas e comercializadas, é essencial na construção da planilha.

2. Registre quantidades iniciais

Intimamente ligada à dica acima, desponta a necessidade de indicar as quantidades iniciais de cada produto adquirido. Novas compras, bem como reposições de produtos já cadastrados, devem ser imediatamente inseridas na planilha, assegurando a assertividade das informações.

O compromisso com a atualização contínua gera benefícios para a empresa, que pode mapear o seu escoamento e determinar estratégias para aquisições subsequentes, e também para o consumidor, que não se frustra diante de pedidos sem estoque.

3. Insira as informações de contato de cada fornecedor

Por fim, embora não menos importante, é preciso reforçar a importância de manter um cadastro fiel dos fornecedores acionados, bem como um histórico dos produtos recorrentemente solicitados. Certifique-se de aglutinar, de forma eficiente e simples, os dados de contato de cada parceiro, facilitando o acesso às informações sempre que for necessário.

A planilha para controle de estoque, enquanto recurso de gestão, é uma ferramenta imprescindível às empresas competitivas, que ambicionam o desenvolvimento e a expansão de suas operações. Invista!

O conteúdo foi útil e você deseja continuar enriquecendo o seu background profissional e pessoal? Aproveite para assinar a nossa newsletter e fique sempre por dentro das novidades!

Comentários

comentários


Conheça o ERP da Nortesys

Sobre o autor

Nortesys

Nortesys é uma empresa de tecnologia focada em soluções para gestão empresarial e ERP. Há mais de 23 anos no mercado com uma equipe de profissionais experientes, mais de 11.000 usuários ativos e representantes comerciais pelo Brasil a fora.