Uma das principais fontes de problemas que as empresas enfrentam atualmente é o sentimento de falta de controle do seu negócio, seja por uma má gestão ou simplesmente pela falta de conhecimento em como mudar esse cenário.

Em um mercado em que a competição é cada vez mais acirrada, um desafio constante das empresas tem sido o de manter o controle em todos os seus processos, saber onde e como os seus recursos estão sendo investidos e eliminar sempre as perdas e riscos que cada setor da organização pode vir a sofrer pela desorganização e pela má gestão.

Não significa, entretanto, que essa má gestão seja por falta de habilidade por parte do empresário ou do gestor. Pode ser que tanto um como o outro apenas não tenha à disposição ferramentas que possibilitem ter o controle do negócio nas mãos.

Para ter um controle total da empresa, primeiramente precisa-se entender esse cenário e o que este descontrole está afetando. O desgaste emocional, preocupações e agitações por parte do corpo técnico e direção, além de elevado estresse entre os donos e time de funcionários são fatores que prejudicam a companhia de um modo geral, trazendo o desconforto ao dia a dia empresarial.

Sinais da falta de controle na empresa

Alguns setores da empresa podem ser afetados mais do que outros, porém todos de alguma forma sofrem a partir dessa falta de controle e posteriores perdas financeiras.

De uma forma geral, os dados financeiros gerados a partir dos departamentos de vendas, compras e outros setores responsáveis pela renda e receita da empresa são comumente um dos principais indicadores. Processos e ordens que não são integrados entre esses setores geram incongruência de dados e muitas vezes perdas financeiras que se não controladas podem levar a organização para a falência.

Além do setor financeiro, o RH também pode sofrer bastante com a falta de controle na empresa. Sejam em empresas com uma ou mais unidades, caso existam processos e informações diferentes e sem conexão, a capacidade de gerenciar pessoas é fortemente influenciada. Quando esta não se faz presente, todo o time de funcionários sofre com esse desgaste.

Trazer todos os setores para um pleno controle e gestão empresarial é essencial para manter o controle total da empresa. Além disso, mesmo que haja um completo esforço para uma boa gestão e gerenciamento de todos com a sua integração, o fato de haver um setor que não esteja de acordo e não ande junto com os demais, pode desencadear perdas inestimáveis para toda a organização – sendo de teor financeiro, podendo até levar a falência, ou sendo de teor informacional, com perdas de dados e indicadores importantes para todo o gerenciamento da empresa.

Mas, e como resolver isso?

A melhor forma de solucionar esse problema e voltar a ter o controle total da empresa ou organização é através da implantação de um bom software ERP.

Para reforçar essa adoção, uma pesquisa realizada pelo Portal ERP que coletou dados de Outubro de 2016 até Janeiro de 2017 através do mapeamento de 4576 empresas, chamada Panorama Mercado de ERP, trouxe dados relevantes sobre o cenário do setor. Segundo essa pesquisa, 77% dessas empresas se dizem satisfeitas ou muito satisfeitas com seu software de Gestão ERP. Para contrastar esse número, apenas 163 empresas, menos de 4%, encontram-se insatisfeitas com seu software empresarial.

Facilidades e benefícios do sistema ERP

A principal comodidade que o sistema ERP acarreta é o controle. A capacidade de agregar dados e trazer segurança e integração para todos os departamentos da organização é sem sombra de dúvidas a principal vantagem para a implementação de um programa de gestão empresarial.

Além disso, algumas vantagens da implantação de um sistema ERP são o controle e padronização de todos os processos utilizados pela empresa, acabando assim com a divergência de dados e métodos entre os diferentes setores. A rápida visão e redução dos erros, a partir da integração e do controle total da empresa, fica muito mais rápida a detecção e atuação em caso de erros, fazendo com que a sua solução chegue de forma mais ágil.

Outro ponto que podemos abordar é o aumento da produtividade. Estudos de caso informam que a implantação de um software ERP aumenta a produtividade da organização em torno de 26%, uma vez que os processos repetitivos são automatizados.

Sendo assim, a possibilidade de ganhos com a implantação de um sistema ERP de gestão empresarial são imensas, tendo a comodidade de ter o controle total da empresa um grande fator decisório a favor para a adoção. Ter cuidado e fazer uma escolha segura é de vital importância para o sucesso da adoção e para manter sempre um ambiente tranquilo e saudável no ambiente corporativo.

Entre em contato conosco para saber mais sobre softwares de gestão empresarial, ERP e para saber qual melhor solução para ter o controle total da sua empresa e da sua organização. Deixe seu comentário ou dúvida abaixo!

Comentários

comentários


Conheça o ERP da Nortesys

Sobre o autor

Nortesys

Nortesys é uma empresa de tecnologia focada em soluções para gestão empresarial e ERP. Há mais de 20 anos no mercado com uma equipe de profissionais experientes, mais de 1000 clientes e representantes comerciais pelo Brasil a fora.