Já faz tempo que a comunicação interna deixou de ser vista como luxo de empresas maiores. Hoje, mesmo os negócios em expansão reconhecem a importância da ferramenta e lançam mão de estratégias dedicadas a fomentar o fluxo de informações na organização.

Caso esteja em busca de informações sobre o tema, encontrou o conteúdo certo. Neste post você entenderá um pouco mais sobre o conceito e a importância da comunicação interna. Além disso, terá acesso a dicas importantes para viabilizá-la em sua empresa, colhendo os bons frutos de um ambiente mais sinérgico e integrado.

Preparado? Vamos em frente e boa leitura!

O que é e qual é a importância da comunicação interna?

Como o próprio termo sugere, a comunicação interna abarca os processos, os mecanismos e os fluxos de informação restritos ao ambiente empresarial.

Conceitualmente, trata-se de uma importante área da comunicação integrada, responsável por disseminar e transmitir dados relevantes entre os colaboradores. Na prática, desponta como recurso estratégico na gestão dos recursos humanos, estimulando o engajamento, a motivação e o comprometimento.

Diante disso, fica fácil compreender a importância da comunicação interna no contexto contemporâneo. Em um mundo altamente conectado, em que as informações estão sempre à mão e circulam com a velocidade de um clique, é imprescindível que os gestores se conscientizem acerca da necessidade de prover e nutrir um canal efetivo de comunicação com os funcionários.

Por meio de uma interação transparente, ágil e confiável, indivíduos de diferentes posições e imbuídos de diferentes responsabilidades podem trocar experiências, recomendações e orientações.

Empresas que prezam pela qualidade de sua comunicação interna são, sem dúvida, mais organicamente estruturadas e, já no médio prazo, identificam resultados mais consistentes.

Dentre os benefícios comprovados da prática, despontam:

  • mais integração e confiança entre os setores;
  • rápido acolhimento e ambientação de novos colaboradores;
  • melhora significativa do ambiente de trabalho.

Como otimizar os resultados da comunicação interna?

Agora que você já entendeu um pouco mais sobre o conceito e a importância da comunicação interna, é o momento de saber como é possível extrair os benefícios da prática no seu negócio!

Torne as informações acessíveis

Uma comunicação interna desenvolvida depende, em grande parte, do esforço contínuo para disponibilizar informações relevantes. É essencial, portanto, que o gestor se comprometa com o processo de reunir e de disseminar aquilo que é de interesse do seu quadro de funcionários.

Lembre-se: em um ambiente repleto de distrações, evite que sua equipe prescinda das informações que você quer (e precisa) comunicar!

Mantenha um cronograma atualizado

Tornar a comunicação interna uma rotina do negócio tem muitas vantagens. Além de alimentar um senso de pertencimento em cada colaborador, também contribui para melhorar a produtividade e diminuir a rotatividade — minimizando custos com dispensa e recontratação.

Para extrair o máximo de benefícios da prática, certifique-se de criar, manter e acompanhar um cronograma atualizado de informações, abusando dos vários formatos disponíveis (internet, impresso, audiovisual, etc.).

Valorize os funcionários

Por fim, é válido reforçar que a comunicação interna não deve ser uma via de mão única. Pelo contrário! Sua efetividade está diretamente associada à mutualidade no fluxo de trocas.

Por isso, jamais negligencie sua equipe. O ciclo de feedbacks, por exemplo, é uma ótima oportunidade de reforçar a abertura da empresa e assegurar a eficácia dos processos de comunicação interna. Afinal, todos jogam no mesmo time e têm um objetivo em comum.

O conteúdo foi útil e contribuiu para fazer refletir e ter novas ideias? Ótimo! Deixe seu comentário no post e aproveite para compartilhar suas experiências conosco. Até a próxima!

Comentários

comentários


Conheça o ERP da Nortesys

Sobre o autor

Nortesys

Com mais de 25 anos de larga experiência e credibilidade, a NORTESYS tem se destacado nacionalmente no mercado de desenvolvimento de soluções tecnológicas em ERP, Apps e E-commerce, transformando a marca em uma notável representação em tecnologia estando presente em mais da metade dos estados brasileiros.