As ferramentas de gestão são, sem dúvida, as grandes aliadas dos líderes contemporâneos. Com a missão de facilitar os processos administrativos, centralizando informações e assegurando a credibilidade dos dados, os recursos são cada vez mais requisitados ante um cenário de alta competitividade e complexidade.

Se você busca mais informações sobre o assunto visando conhecer mecanismos que o ajudem a impulsionar as rotinas e os resultados do seu negócio, encontrou o conteúdo certo! No texto, entenderá um pouco mais sobre a importância das ferramentas e, além disso, também receberá dicas valiosas para otimizar o gerenciamento da empresa.

Preparado? Vamos lá!

Por que as ferramentas de gestão são essenciais às empresas modernas?

Na era da informação, o mercado de consumo ganha novos desafios. Para gerenciar a complexidade das demandas e a rapidez das tendências, os gestores visionários precisam contar com recursos modernos (e tecnológicos) capazes de auxiliá-los na execução de suas tarefas cotidianas.

Nesse contexto, é natural que surjam novos métodos, mais aderentes e eficazes, capazes de fortalecer a rotina organizacional e angariar performances mais assertivas e estratégicas. Aos líderes cabe o discernimento de analisar as ferramentas disponíveis e, então, implantar as que melhor se adequarem à realidade do negócio.

Uma coisa, porém, é certa: não é prudente ignorar os recursos que despontam como alternativas viáveis à otimização de negócios e aos resultados operacionais. É hora de aderir às ferramentas de gestão para alavancar a sua empresa!

Quais ferramentas de gestão podem impulsionar o seu negócio?

Agora, que você já está convencido da importância de considerar a adoção de poderosas ferramentas de gestão, chegou a hora de aprofundar as suas noções em algumas das mais promissoras.

1. 5W2H

A sigla é uma abreviação, em inglês, das indagações “O quê?”, “Por quê?”, “Onde?”, “Quando?”, “Quem?”, “Como?” e “Quanto?”. Os cinco primeiros referem-se ao W, e os dois últimos, ao H.

Na prática, a metodologia propõe que qualquer planejamento responda a esses questionamentos, garantindo mais controle no que é realmente importante para viabilizá-lo — e fazer dele um sucesso!

Ao distribuir tarefas, determinar prazos e cobrar iniciativas, o 5W2H é comumente empregado no gerenciamento de projetos e no acompanhamento de ações estratégicas.

2. KPI

Abreviação de Key Performance Indicator (que, em português, pode ser entendido como os principais indicadores de desempenho), os KPIs são instrumentos para efetivar o processo de mensuração de resultados individuais e coletivos.

Para defini-los, é importante que os gestores se concentrem nas rotinas da operação e certifiquem-se de estabelecer critérios altamente aderentes ao negócio, garantindo mais credibilidade aos insights.

Para que sejam eficazes como ferramenta de gestão, os KPIs devem ser constantemente revisitados e monitorados, validando sua relevância na administração de desempenhos.

3. ERP

Não seria equivocado dizer que o ERP é o responsável por agregar tecnologia às diversas ferramentas de gestão. Ao centralizar dados (evitando que se percam na massa de informações empresariais), integrar as mais diversas áreas (suprimindo retrabalhos e divergências de comunicação) e proporcionar uma visão ampla do panorama de negócios, o sistema agrega segurança às decisões estratégicas.

No caso do 5W2H e dos KPIs, por exemplo, é válido pontuar que o ERP é capaz de agregar valor às informações que derivam dos dois métodos. No caso do primeiro, é possível cadastrar projetos e rastrear o seu andamento; no segundo, é possível extrair relatórios que evidenciem o desempenho de acordo com as métricas estabelecidas.

Diante disso, considere as particularidades das mais diversas ferramentas de gestão no momento de efetivar a implantação de alguma delas. Avalie as carências e as potencialidades da empresa e parta para a ação. Bons negócios!

O conteúdo foi útil e você deseja receber informativos atualizados sobre esse e outros assuntos? Então, aproveite para assinar a nossa newsletter e seja sempre o primeiro a receber as novidades!

Comentários

comentários


Conheça o ERP da Nortesys

Sobre o autor

Nortesys

Com mais de 25 anos de larga experiência e credibilidade, a NORTESYS tem se destacado nacionalmente no mercado de desenvolvimento de soluções tecnológicas em ERP, Apps e E-commerce, transformando a marca em uma notável representação em tecnologia estando presente em mais da metade dos estados brasileiros.