Em um mercado altamente competitivo e impulsionado pela internet, fica ainda mais difícil colocar o seu negócio em destaque, não é mesmo? Mas saiba que isso tem solução! Com um bom planejamento estratégico, sua empresa poderá traçar o melhor caminho para alcançar mais rapidamente o sucesso.

Muitos gestores administram seus negócios instintivamente, o que pode ser muito prejudicial para o futuro da empresa, já que os negócios estão sempre enfrentando mudanças mercadológicas. Definir muito bem o que você quer e aonde quer chegar com a sua empresa faz toda a diferença.

O que é planejamento estratégico?

O planejamento estratégico funciona como uma rota, direcionando a empresa e seus setores para o cumprimento de etapas para atingir seus resultados. Alguns fatores determinam a importância do planejamento estratégico, como antecipação de problemas, assertividade na tomada de decisões, fortalecimento organizacional, vantagem competitiva, entre outros.

Percebeu como planejamento estratégico é importante para o futuro da sua empresa? Então, vamos começar a planejar…

Como elaborar o planejamento estratégico?

Montamos um passo a passo com cinco dicas de como fazer um planejamento estratégico eficaz para alavancar seu negócio. Acompanhe conosco!

Passo 1 – Defina missão, visão e valores da empresa

A definição da missão, visão e valores da empresa deve ser o começo de tudo. Muitas empresas ignoram essa etapa, mas é a partir dela que você traça o caminho do negócio. São essas diretrizes que devem orientar todos os passos seguintes.

Mas o que deve conter em cada um desses conceitos. Veja a descrição abaixo.

  • Missão: define o propósito da sua empresa; é o motivo de existência do seu negócio.
  • Visão: determina aonde sua empresa quer chegar no futuro e deve ser baseada na aspiração e inspiração.
  • Valores: resume o que realmente importa para a empresa e permeará decisões e atitudes dos gestores perante o mercado e sociedade.

Passo 2 – Faça a análise SWOT da sua empresa

A análise SWOT é a sigla do termo em inglês Strengths (forças), Weaknesses (fraquezas), Opportunities (oportunidades) e Threats (ameaças). Por isso, é também conhecida como FOFA.

Esse método de avaliação é uma importante ferramenta de gestão para a empresa, pois permite identificar pontos positivos e negativos que podem afetar o negócio, tanto no ambiente interno (forças e fraquezas da organização) quanto externo (oportunidades e ameaças de mercado), subsidiando as etapas seguintes do planejamento e todo o processo de tomadas de decisões.

Passo 3 – Defina (e cumpra) metas e objetivos

O caminho do seu negócio até os resultados planejados é longo. Por isso, definir metas e objetivos é fundamental para o planejamento estratégico.

Mas metas e objetivos não são a mesma coisa? A resposta é não. As metas são ações que viabilizam a conquista do seu objetivo. Por isso, devem ser claras, alcançáveis e mensuráveis.

Já o objetivo é o seu foco, aonde você quer chegar. Para alcançar um objetivo é preciso ter muita paciência, pois os resultados tendem a aparecer em médio e longo, já que cada um deles só se concretiza se você colocar em prática e concretizar as metas relacionadas a ele.

Por exemplo, se seu objetivo é transformar seu negócio em uma referência no mercado que atua, suas metas podem ser: investir $ em marketing digital ou elaborar X novos produtos. E é óbvio que o seu planejamento será composto de objetivos múltiplos e respectivas metas.

Passo 4 – Faça e siga o plano de ação

Chegou a hora de colocar seu planejamento em ação.

Defina para quem (público-alvo) você quer vender seu produto ou serviço e também como e onde as vendas serão efetivadas. Tire tudo isso do papel e coloque em prática cada uma das ações previstas.

Passo 5 – Monitore os resultados

Acompanhe cada etapa do seu planejamento estratégico e monitore os resultados para saber o que está dando certo ou errado. Teste e aplique estratégias para cumprir suas metas e atingir o seu objetivo. Se necessário, reformule o planejamento.

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