O que é Fintech? O termo “Fintech” vem originalmente das junções de duas palavras em inglês: “financial” e “technology” que traduzidos para o português significa “Tecnologias Financeiras”.

As empresas fintechs proporcionam soluções digitais para serviços financeiros e tecnológicos, tanto para pessoas físicas como pessoas jurídicas e tem como grande objetivo a desburocratização e praticidade de várias operações, já que a maioria delas funcionam de forma online, dando acessibilidade aos seus serviços por meio de aplicativo ou website, a qualquer hora do dia, evitando assim, longas filas, papeladas e longas esperas. Então, resumidamente, as fintechs oferecem serviços de otimização e inovação do sistema financeiro e atuaem uma ou mais áreas relacionadas a finanças, como:Crédito pessoal ou empresarial; Investimentos; Pagamentos; Seguros; Gestão Financeira; Câmbio; Contabilidade; Sistemas Antifraude e Bitcoin (e demais criptomoedas)”.

Com a internet e a praticidade na palma das mãos, seus serviços bancários e financeiros não poderiam ser diferentes.

Você já imaginou aumentar o limite do seu cartão de crédito utilizando apenas um aplicativo? Ou solicitar um empréstimo bancário e obter sua aprovação sentado ou deitado no sofá de casa? Incrível, não? Isso já é realidade!

Muitas pessoas já utilizam os serviços das fintechs e nem se deram conta ainda.

Com a chegada dos pagamentos digitais e o novo PIX, a extinção do dinheiro de papel passa a ser uma realidade em que jamais pensaríamos, porém está mais breve do que imaginamos. E muito disso devemos as fintechs. Para ser ter uma ideia, segundo um levantamento feiro pela Federação Brasileira de Bancos (Ferabran),  74% dos correntistas dos bancos já utilizam serviços financeiros ou produtos de fintechs.

As empresas fintechs tem apresentado um crescimento bem significativo, tanto no Brasil, quanto no mundo. E isso se deve a grande busca por serviços financeiros práticos, fáceis e descomplicados. No Brasil, atualmente existe cerca de 740 empresas fintechs. Segundo um estudo realizado pela Distrito Fintech Report 2020, houve um aumento de 34% na criação de empresas nesse modelo do ano de 2020 até o presente.

Listei abaixo 5 fintechs atuantes no Brasil:

1 – Nubank: Fundada em 6 de maio de 2013, sediada em São Paulo e oferece vários serviços de soluções bancárias;

2- Bidu: Fundada em 2012 e tem sua sede em São Paulo, e atua na área de recomendação, comparação e contratação de seguros e serviços financeiros em geral;

3- GuiaBolso:  Está no mercado desde de 2014 e também tem sua sede em São Paulo. O aplicativo do GuiaBolso é uma referência para a realização de planejamentos financeiros e controle de gastos pessoais;

4-Neon: Trabalha de maneira com serviços bancários livres de tarifas e totalmente online. Entre os seus serviços oferecidos, estão de cartão de crédito e movimentação bancária.

5- PagSeguros: Fundada em 2006, ela atua no setor de financeiros, e tem como um forte, adquirente multi-bandeira, sendo uma das responsáveis pela captura, transmissão e liquidação financeira de transações com cartões de crédito e débito como meio de pagamento eletrônico e instituição bancária tanto no meio físico (com suas máquinas sem aluguel), quanto no meio eletrônico (com suas soluções de pagamento on-line).

Comentários

comentários


Conheça o ERP da Nortesys

Sobre o autor

Nortesys

Com mais de 25 anos de larga experiência e credibilidade, a NORTESYS tem se destacado nacionalmente no mercado de desenvolvimento de soluções tecnológicas em ERP, Apps e E-commerce, transformando a marca em uma notável representação em tecnologia estando presente em mais da metade dos estados brasileiros.

Deixe um comentário