O mercado contemporâneo é altamente desafiador. Em um cenário dinâmico, volátil e bastante competitivo, sobrevivem as empresas mais preparadas e os gestores mais visionários. Para expandir uma rede de lojas, por exemplo, é preciso construir estratégias aderentes e eficazes.

Se você deseja aprender um pouco mais sobre o assunto, encontrou o conteúdo certo! No post, você receberá dicas valiosas para desenvolver sua empresa com coerência — angariando resultados cada vez mais positivos.

Preparado? Vamos em frente e boa leitura!

1. Elabore um bom plano de expansão

O primeiro passo para viabilizar a expansão de uma rede de lojas é, sem dúvida, a estruturação de um plano consistente, realista e detalhado.

Com o objetivo de analisar o panorama de mercado, encontrar oportunidades de atuação, fortalecer potencialidades organizacionais e minimizar riscos de operação, o planejamento estratégico é indispensável — e pode determinar o sucesso ou o fracasso de todo o esforço de ampliação.

Antes mesmo de adotar medidas práticas, portanto, reúna o corpo diretivo e exponha cenários, estatísticas e metas. Faça levantamentos críveis (relacionando números importantes da empresa) e identifique pontos sensíveis que devem ser gerenciados com cautela.

Uma vez elaborado, o plano de ação embasará todo o desempenho prático. Munida de um norte validado, é muito mais provável que a equipe tenha qualidade na execução das ações e que a movimentação tenha êxito, resultando em uma expansão perene e muito lucrativa.

2. Selecione os franqueados criteriosamente

Para expandir sua rede de lojas, é importante dedicar especial atenção ao recrutamento dos franqueados. Não apenas porque a qualidade da equipe é essencial ao sucesso da marca, mas também porque o perfil do parceiro é decisivo no desempenho de gestão de uma unidade franqueada.

Com isso em mente, certifique-se de manter um processo rigoroso de seleção. Preocupe-se com a avaliação pormenorizada dos interessados e garanta que, além de disposição para o trabalho no segmento, também haja familiaridade com operações cruciais de administração.

3. Proporcione treinamento adequado (e recorrente)

Não basta, porém, admitir um franqueado e deixá-lo sozinho para desvendar os mistérios da gestão. Uma vez incorporado ao grupo, a matriz deve zelar pela preparação do novo gestor, garantindo um treinamento eficiente.

Preparar o franqueado para as rotinas da unidade não é tarefa fácil — e também não deve ser algo feito isolada ou esporadicamente. Para acompanhar o dinamismo do mercado, é fundamental que a capacitação seja contínua e recorrente, permitindo que o franqueado execute suas funções com propriedade e sucesso.

Por isso, certifique-se de estabelecer uma agenda regular de treinamentos (mensal, trimestral, semestral e anual, se possível) e de estimular os franqueados a adotar fielmente as diretrizes repassadas.

4. Assegure a padronização no atendimento

O treinamento também é importante para solidificar as metodologias defendidas e aplicadas pela empresa. Um franqueado alinhado à matriz é capaz de garantir um atendimento padronizado, de acordo com as normas estabelecidas pela marca.

Embora, para alguns, possa parecer uma preocupação secundária, cuidado! Para que sua rede se expanda com segurança, a estrutura precisa estar em total harmonia — e o atendimento proporcionado pela matriz também deve ser encontrado nas demais unidades.

5. Monitore os resultados com regularidade

Por fim, embora não menos fundamental, o acompanhamento de resultados deve ser uma preocupação recorrente. Afinal, somente ao acompanhar a performance das unidades, checando documentos e balanços, é possível assegurar a boa gestão e o sucesso da operação.

Para garantir a conformidade e manter o bom desempenho, promova encontros regulares, valide informações e monitore dados referentes à atuação de cada franqueada.

Não tenha dúvidas: ao expandir uma rede de lojas, você se dedicará a um investimento bastante seguro e lucrativo. Em 2016, de acordo com a ABF, o setor de franquias cresceu 8,3%. Para ter sucesso na missão de expandir uma rede de franquias, porém, tenha em mente a complexidade do mercado e prepare-se para enfrentá-la. Informe-se, busque parceiros capacitados e empenhe-se no objetivo. Há, sem dúvidas, muitas oportunidades esperando por você!

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