A tecnologia está, já há alguns anos, transformando o varejo. Ao contar com ferramentas de gestão cada vez mais modernas, capazes de integrar operações e de otimizar recursos, os gestores da área ganham mais segurança para tomar decisões assertivas. Você já considerou um programa para supermercado?

Independentemente da sua resposta, é importante que você leia este conteúdo na íntegra! Você vai entender a importância de um sistema para gerir as operações do supermercado. Além disso, também vai receber dicas valiosas para acertar na escolha do software ideal.

Preparado? Vamos em frente e boa leitura!

Por que é importante contar com um sistema de gestão?

A cada dia, o mercado se torna mais competitivo. Para se sobressair à concorrência, bem como para construir diferenciais importantes ao desenvolvimento do negócio, os gestores precisam buscar a alta performance de suas operações.

Na missão de organizar rotinas e de extrair o máximo potencial da equipe, a liderança precisa ser assertiva, mas não pode deixar de incluir mecanismos capazes de alavancar os resultados individuais e coletivos. Nesse contexto, a tecnologia é a grande aliada das empresas bem-sucedidas.

Para evidenciar e corroborar a importância de aderir a um sistema de gestão eficiente, cuja aderência seja adequada às demandas do negócio, é válido ressaltar algumas vantagens cruciais.

Centralização de informações

No cotidiano operacional de um supermercado, o intenso fluxo de dados é uma das características mais marcantes — afinal, são centenas (ou, até mesmo, milhares) de produtos disponíveis, uma série de táticas para precificação e um constante esforço logístico e promocional.

Em um ambiente tão complexo, é imprescindível que os processos de gestão sejam eficazes e seguros, garantindo a transparência administrativa.

Centralizar as informações — contemplando todas as áreas de negócio, da cotação de compras à otimização do estoque — é essencial para garantir a agilidade e, claro, também a rentabilidade do supermercado.

Minimização de erros

Atividades excessivamente manuais são, sem dúvidas, mais passíveis de erros. E os equívocos, por sua vez, podem representar riscos consideráveis à perenidade e à lucratividade do negócio.

Para suprimir a incidência de erros operacionais — no controle manual, por meio de planilhas independentes, ou no registro falho de informações importantes, com arquivamentos ineficientes — a adoção de um sistema de gestão desponta como a alternativa ideal.

Ao padronizar e automatizar rotinas, o software torna o cotidiano mais ágil e pragmático, eliminando a ocorrência sucessiva de erros manuais.

Acesso transparente a dados estratégicos

Outro aspecto positivo, na defesa dos sistemas de gestão, é justamente a capacidade de oferecer acesso rápido e transparente aos dados estratégicos do negócio.

Com vistas à otimização de recursos, a tecnologia embasa e endossa planejamentos altamente qualificados: é possível, por exemplo, analisar o histórico de vendas por período e, assim, extrair informações sobre sazonalidade.

Desta forma, decisões sobre novas compras, bem como adoção de táticas promocionais, são feitas com mais segurança e trazem mais resultados.

Como escolher o melhor programa para supermercado?

Uma vez convencido acerca da importância de um sistema de gestão para potencializar as rotinas do supermercado, chegou a hora de partir para a prática: como é possível selecionar a solução mais adequada à sua operação?

A resposta não é simples, mas pode certamente ser obtida a partir das avaliações certas. Para garantir a aderência da sua escolha, certifique-se de avaliar alguns critérios determinantes.

1. Avalie as necessidades do supermercado

Cada empresa tem suas particularidades e, por isso, também suas necessidades específicas. É um equívoco perigoso acreditar que, por ter servido a outro negócio, a mesma solução será igualmente eficiente na sua unidade.

Para escolher corretamente, avaliando em profundidade qual opção é mais adequada, o levantamento pormenorizado de necessidades, demandas, processos e operações deve ser uma das etapas iniciais.

Certifique-se de identificar todos os problemas (que, em menor ou menor grau, estão impactando negativamente nas rotinas do supermercado) e de estabelecer as prioridades de atuação (entendendo qual setor está mais defasado).

A total clareza do panorama empresarial, nessa etapa, é a garantia de uma seleção mais direta, rápida e eficaz; afinal, o gestor será capaz de determinar com prioridade quais opções são mais acertadas.

2. Cheque a estrutura necessária

A adoção de um programa para supermercados exige mais do que a decisão acerca de uma determinada solução. Para implantar o novo sistema, certamente será preciso verificar a disponibilidade da estrutura interna e assegurar que os requisitos básicos de funcionamento são atendidos.

É válido mencionar, ainda, que a aquisição de um software de gestão pode ser efetivada em duas modalidades, de acordo com as preferências e as necessidades de cada empresa: em caso de servidor local, dispensa-se a internet para a operação cotidiana, mas geralmente demanda a presença de um profissional interno; em caso de nuvem, dispensa-se o investimento em infraestrutura local (servidor, backup etc).

3. Confira os prazos para a implantação

O processo de implantação é extremamente importante para o sucesso do sistema e, claro, também da empresa como um todo. Somente ao contar com funcionários treinados, capazes de executar as rotinas com agilidade e alta performance, é possível melhorar a competitividade e o desempenho do supermercado.

Para garantir a execução do cronograma, bem como para preparar as equipes para a mudança que está por vir, é fundamental que haja a definição de etapas e prazos, permitindo o acompanhamento contínuo da evolução do projeto.

E lembre-se: busque empresas que ofereçam uma metodologia consistente de implantação, preocupando-se em entregar resultados de excelência desde a parametrização do novo sistema.

4. Conheça seu fornecedor

Por fim, embora igualmente capital, é pertinente pontuar que a confiança é extremamente importante para o sucesso integral da parceria. Em tecnologia, como em qualquer outra área de negócio, ambos os lados precisam estar concentrados em um objetivo comum: conquistar resultados mais expressivos.

Por isso, antes de firmar acordo com o fornecedor escolhido, conheça-o em profundidade. Certifique-se de, se possível, contatar outros clientes para entender qual é a didática do parceiro, validando sua expertise e eficiência.

Com critério e transparência, você certamente fará um ótimo negócio e será assertivo na contratação de um programa para supermercados.

O conteúdo despertou seu interesse e inspirou boas ideias para a gestão do negócio? Então aproveite para propagá-lo compartilhando-o com seus amigos em suas redes sociais!

Comentários

comentários


Conheça o ERP da Nortesys

Sobre o autor

Nortesys

Com mais de 25 anos de larga experiência e credibilidade, a NORTESYS tem se destacado nacionalmente no mercado de desenvolvimento de soluções tecnológicas em ERP, Apps e E-commerce, transformando a marca em uma notável representação em tecnologia estando presente em mais da metade dos estados brasileiros.