Melhorar a experiência do cliente é uma das formas mais eficazes de garantir a sua fidelização, fazendo com que ele dê preferência aos seus produtos e serviços em detrimento dos concorrentes. Uma das formas de alcançar esse objetivo é investindo na qualidade do atendimento fornecido.
Na presente leitura, trazemos a relação da qualidade do atendimento com a transformação digital e, posteriormente, listamos e explicamos as 4 quatro melhores estratégias para aprimorar a experiência do cliente por meio do atendimento. Confira!
A relação entre qualidade do atendimento e transformação digital
A transformação digital consiste em aplicar diversas tecnologias em uma empresa. Em relação ao atendimento, são vantagens fornecidas por soluções digitais que tornam a experiência do cliente mais agradável.
No atual mundo moderno, os gestores de estabelecimentos não ficam limitados apenas a antigas práticas de atendimento ao cliente. Graças à tecnologia, as empresas podem:
- ampliar seus canais de comunicação;
- garantir rapidez no atendimento;
- personalizar o atendimento;
- registrar o perfil e histórico de cada cliente na loja;
- integrar seus dados ao cliente, no caso de serviço prestado entre empresas;
- e muito mais.
O consumidor está acostumado com o uso da tecnologia em sua casa, trabalho e momentos de lazer, o que torna a modernização um requisito para a experiência agradável.
As 4 melhores dicas para melhorar a experiência do cliente
1. Escute o cliente com atenção
Todas as pessoas gostam de ser ouvidas e entendidas. O vendedor precisa dar atenção à cada palavra proferida, assim ele conseguirá entender os seus problemas, apresentar as devidas soluções ou produtos mais adequados, como também fornecer um atendimento personalizado.
Também é recomendável criar mais opções de contato: ofereça cartão com número de telefone, e-mail, páginas nas redes sociais e, além disso, ligue, mande e-mails ou mensagens com a permissão do cliente.
2. Invista em treinamentos
Não basta a boa vontade para oferecer um bom atendimento, é preciso que o vendedor perceba o tom de voz de cada cliente, observe sua linguagem e forma de se comunicar para customizar o atendimento conforme cada indivíduo.
Para que os colaboradores adquiram essas habilidades é preciso que o gestor invista em um treinamento especializado no atendimento, principalmente aqueles que trabalham na linha de frente.
3. Facilite as formas de pagamento
Ampliar as formas de pagamento também aumentará as chances de compra do cliente, pois nem sempre ele terá disponibilidade para compras por apenas uma forma.
Recomenda-se o oferecimento de máquinas de cartão que aceitem várias bandeiras, parcelamentos, boletos para clientes, crediários, entre outras formas.
4. Crie um ambiente agradável
A primeira impressão do cliente é criada quando ele adentra no estabelecimento da empresa. Por essa razão, é relevante que o administrador modifique o ambiente para torná-lo mais favorável a negócios.
Tome cuidado com o volume do som local, pois pode dificultar a conversa. Também instale um climatizador ou ar-condicionado para não deixar a temperatura ambiente muito alta ou baixa. É relevante fazer com que se sintam em casa, para isso, informe seus colaboradores para buscar um relacionamento amigável.
Outra forma de tornar o ambiente agradável é oferecendo conectividade gratuita por wi-fi, pois isso faz com que ele permaneça por mais tempo no estabelecimento, o que aumenta a oportunidade de venda.
A cultura de excelência no atendimento é fundamental para melhorar a experiência do cliente. Ao implementar soluções tecnológicas na empresa, treinar seus atendentes e conscientizá-los sobre a importância do assunto, você criará um diferencial competitivo que potencializará as vendas do seu negócio.
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