Atualmente, o consumidor tem mais informações ao seu alcance, está mais forte, perspicaz e mais autossuficiente do que nunca. Essa mudança representa um grande desafio para as empresas que buscam atender às expectativas e melhorar o relacionamento com o cliente.

O fato é que, uma relação sólida com o consumidor pode trazer grandes benefícios para qualquer empresa, como fortalecimento da marca e a fidelização. Nesse aspecto, não há dúvidas de que um cliente fiel representa um ótimo retorno financeiro para o negócio.

Por isso, preparamos um artigo com 3 dicas importantes para você que precisa otimizar o relacionamento com o seu cliente. Faça boa leitura!

1. Acompanhe o feedback e fique à frente dos problemas

Construir um relacionamento de longo prazo e leal requer comunicação constante. No campo dos negócios, isso não é diferente. Atualmente, é imprescindível construir mecanismos de comunicação que permita à empresa conhecer a opinião de seus consumidores e melhorar sua experiência.

No entanto, facilitar a comunicação é só o primeiro passo. O grande segredo para o sucesso nesse quesito é acompanhar o feedback emitido. Isso porque, de nada adianta ter a ferramenta e não aproveitar os dados que ela fornece.

Desse modo, é importante utilizar as respostas dos clientes para consertar as falhas existentes e se antecipar a possíveis divergências. Assim, a sua empresa sempre estará à frente dos problemas.

2. Capacite sua equipe

O consumidor contemporâneo é mais informado e aproveita os benefícios da internet para pesquisar e embasar suas escolhas. Nesse cenário, a capacitação de funcionários, principalmente das equipes de venda e atendimento, precisa ser uma das prioridades da empresa.

Já não há mais espaço para o básico ou o simples. O cliente deseja ser tratado de forma personalizada e, na maioria das vezes, chega até a empresa já com uma noção de sua capacidade de atendimento.

Por esse motivo, empresários e gestores não podem correr risco: estratégias de treinamento e capacitação devem fazer parte da política das organizações. Sem se esquecer, é claro, que funcionários treinados tendem a ser mais engajados e suscetíveis a buscar metas individuais e coletivas, o que favorece o desenvolvimento empresarial.

3. Amplie os canais de interação e comunicação

O perfil de compra dos clientes tem se modificado graças à tecnologia: suas expectativas crescem e suas necessidades também. A melhor maneira de satisfazê-los (e construir lealdade) é atendê-los por diferentes canais, de maneira eficiente e igualitária.

Em um mundo interconectado, a relação dos usuários com seus dispositivos móveis é intensa. Eles não apenas recebem informações, aprenderam a pesquisar e comparar antes de tomarem uma decisão.

Em resumo, a loja é importante (e a maioria das compras ainda são feitas lá), mas não é a única janela. Por isso, você deve habilitar variadas estradas que levem até o seu negócio. Para ter sucesso na estratégia de multicanais, você deve:

  • colocar o cliente no centro do relacionamento;
  • unificar a comunicação de vários canais em um único registro de cliente e torná-lo disponível para todos os canais;
  • automatizar processos para melhorar o tempo de resposta e aumentar a resolução do primeiro contato;
  • conseguir a migração de clientes para canais de menor custo e/ou autogerenciamento;
  • trabalhar com métricas para avaliar os diferentes canais sob os mesmos indicadores, bem como a produtividade dos colaboradores.

Concluindo, independentemente do ramo ou tamanho da empresa, melhorar o relacionamento com o cliente é sempre possível e crucial. Para se atingir esse objetivo, é interessante analisar as dicas apresentadas e entender quais delas se encaixam melhor ao seu negócio. Afinal, o cliente é a parte mais valiosa de qualquer empresa.

Gostou do artigo? Quer aprender um pouco mais? Que tal conferir o nosso texto sobre a automatização de processos?

Comentários

comentários


Conheça o ERP da Nortesys

Sobre o autor

Nortesys

Nortesys é uma empresa de tecnologia focada em soluções para gestão empresarial e ERP. Há mais de 20 anos no mercado com uma equipe de profissionais experientes, mais de 1000 clientes e representantes comerciais pelo Brasil a fora.