Controlar a comissão de vendas não é nada fácil. Para auxiliá-lo na tarefa redigimos este artigo que traz as principais formas de fazê-lo!

A comissão é uma forma de incentivo comum dentro das empresas para alavancar suas vendas. Para que os resultados sejam maximizados, os gestores precisam exercer um controle preciso sobre elas, pois assim saberá quais ações e colaboradores apresentam os melhores resultados.

Se você aplica ou deseja aplicar a comissão de vendas no seu negócio, continue lendo este artigo. Vamos mostrar como funciona, as principais formas de controlá-la e como isso pode otimizar o negócio. Confira!

Como funciona a comissão de vendas de um negócio?

De forma geral, a comissão é um acréscimo à remuneração do vendedor pelas vendas realizadas. Seu objetivo é incentivar os colaboradores a aumentarem o volume de vendas ou ticket médio dos clientes.

Existem diferentes tipos de comissão, devendo o gestor aplicar a mais adequada para o negócio e que melhor incentive os vendedores. São eles a comissão por:

  • venda: percentual fixo sobre o valor de cada produto comercializado;
  • faturamento: calculado de acordo com as vendas totais da organização;
  • margem de lucro: está ligado aos lucros do negócio;
  • recebimento: o valor é repassado ao vendedor conforme a empresa recebe os pagamentos, mais utilizado nos negócios que vendem mais a prazo;
  • bônus por rendimento: o cálculo vai além do número de vendas e envolve o engajamento do colaborador com a empresa.

Quais são as principais formas de controlar a comissão de vendas?

Quanto mais o negócio se desenvolve, mais complicado se torna o controle das vendas e comissões, já que haverá um maior número da carteira de clientes e de vendas. Para isso, é fundamental que você tome medidas para melhorar essa gestão, o que também aumentará a efetividade das comissões. Veja as melhores estratégias a seguir.

Manter um registro das vendas

A primeira etapa é registrar detalhadamente todas as vendas efetuadas. Os dados devem incluir o vendedor, data, horário, produto, valor, forma de pagamento etc. Para agilizar essa atividade, você deve usar um sistema de gestão que colete e armazene automaticamente essas informações.

Ter um bom planejamento

É preciso planejar o orçamento de comissões e alinhá-lo às estratégias do negócio. Nesse caso, é necessário seguir os passos:

  • definição dos canais de distribuição: são os meios disponíveis para que os clientes adquiram os produtos;
  • criação da lista dos produtos comercializados: estabelecimento do mix de produtos de acordo com seu público-alvo;
  • planejamento do volume esperado de vendas: junte toda a equipe de vendas, defina as estratégias e faça projeções de faturamento;
  • definição dos preços de venda: calcula-se os custos investidos na produção do produto e as variáveis que afetam o preço (como as comissões).

Criar um banco de dados

Por meio de um sistema de gestão, desenvolva um banco de dados com todas as informações dos clientes. Isso possibilita que você identifique os clientes fidelizados e o perfil do público que é atingido, o que permite a criação de melhores planejamentos.

Como um bom controle de comissão de vendas pode otimizar o negócio?

Ao controlar a comissão das vendas, você entende se as medidas tomadas são eficientes, ou seja, se os vendedores conseguem efetuar suas vendas e se os montantes ou forma de calcular as comissões são suficientes para incentivar a equipe.

O negócio é otimizado de diversas formas quando você controla e aperfeiçoa a comissão, diminuindo os gastos com marketing e publicidade, aumentando as vendas, engajando mais os vendedores e melhorando a imagem do negócio.

Entretanto, para isso, é fundamental utilizar um sistema de gestão criado para satisfazer as necessidades do seu negócio. Um bom software cria um banco de dados, cadastra os clientes, registra as vendas, calcula as finanças automaticamente e muito mais.

Implementar um programa de comissão de vendas gera vários benefícios ao seu negócio. Contudo, é crucial aplicar os métodos listados e aproveitar dos benefícios da tecnologia.

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