Escolher um bom emissor de nota fiscal eletrônica é importante para toda empresa que deseja otimizar os seus processos e evitar dificuldades em uma questão tão essencial para a continuidade do negócio.

O fato é que um emissor de nota fiscal eletrônica tem o objetivo de facilitar os processos de controle e vendas de uma organização, além de garantir o pagamento dos tributos corretamente. Quando acontecem falhas nesse sistema, a empresa pode ter diferentes problemas com órgãos competentes.

Para ajudar, neste artigo, apresentaremos dicas indispensáveis de como escolher o melhor emissor de nota fiscal eletrônica. Continue lendo para saber como evitar contratempos e extrair os melhores resultados. Boa leitura!

Sistema totalmente automatizado

Hoje, automatizar é preciso. Em pleno século XXI, contar com a tecnologia já deixou de ser um diferencial competitivo e se tornou uma obrigação para todas as empresas que desejam se manter fortes no mercado.

Logicamente, um emissor de nota fiscal eletrônica já é uma ferramenta tecnológica. Todavia, aqui, você deve se certificar sobre todas as funções oferecidas. Nada de ficar gerenciando ou executando tarefas manuais.

Somente emitir a nota fiscal não é suficiente. O sistema deve realizar as outras etapas do processo de forma automática, por exemplo:

  • encaminhar para o cliente;
  • controlar cancelamentos automáticos;
  • conexão direta com órgãos competentes.

Sistema que lide com instabilidades das prefeituras ou da SEFAZ

Cada prefeitura trabalha de forma diferente, apresentando particularidades. Um bom emissor de nota fiscal eletrônica deve ser capaz de comunicar de maneira automática, bem como lidar com as peculiaridades de cada processo.

Da mesma forma com a SEFAZ. O órgão, por vezes, pode apresentar instabilidade em sua comunicação. É imperativo que o software consiga superar essa dificuldade e tente realizar a emissão quantas vezes for necessário, sem que o usuário tenha que intervir.

Suporte especializado e rápido

A tecnologia é realmente importante nos dias de hoje. Contudo, ela só trará resultados consistentes se o usuário souber executar as funções mais importantes. Logicamente, sempre existirão dúvidas em diferentes pontos. Sendo assim, é fundamental contar com um suporte diferenciado do fabricante ou fornecedor.

A emissão de nota fiscal é uma questão vital para a continuidade do negócio. Não vale a pena investir em uma ferramenta que aparenta ser de qualidade, mas não oferece um suporte adequado. Para não correr riscos, coloque sempre o custo-benefício como um fator importante e analise as perspectivas em médio e longo prazo.

Integrado a outros sistemas

Um emissor de nota fiscal que não pode ser integrado ao seu meio de pagamento não é a melhor escolha. A integração de sistemas é um dos segredos de sucesso de grandes empresas, tornando os processos mais ágeis e eficazes.

Assim, ao pesquisar por um software, coloque essa condição como algo primordial. Se você faz transações pela internet (algo essencial hoje em dia), a ferramenta precisa se conectar ao meio de pagamento e emitir as notas fiscais a partir de cada negociação concluída.

Apresente segurança dos dados

Proteger os dados de possíveis fraudadores e hackers também é uma realidade do século atual. Por isso, o software de emissão deve apresentar uma estrutura que proteja as informações e torne as transações seguras.

É importante que o programa permita uma comunicação direta entre você e o seu contador para que as duas partes compreendam tudo que está acontecendo na empresa de forma simultânea. Além disso, é interessante que o software emita relatórios de faturamento.

Outro ponto que reforça a segurança é o envio automático das notas para os clientes. Além de evitar tarefas manuais, essa facilidade impede ruídos na comunicação e permite que o cliente tenha o documento de maneira rápida e segura.

Estas foram algumas dicas a se considerar na hora de escolher o seu emissor de nota fiscal eletrônica. Analise as informações e evite problemas com a SEFAZ, prefeituras e demais órgãos. Garanta que seus processos sejam otimizados e ofereçam uma experiência diferenciada aos seus clientes.

Quer conhecer a melhor ferramenta de emissão de notas fiscais eletrônicas? Acesse e saiba mais.

Comentários

comentários


Conheça o ERP da Nortesys

Sobre o autor

Nortesys

Nortesys é uma empresa de tecnologia focada em soluções para gestão empresarial e ERP. Há mais de 20 anos no mercado com uma equipe de profissionais experientes, mais de 1000 clientes e representantes comerciais pelo Brasil a fora.