A gestão empresarial é uma tarefa complexa. Aprenda agora 9 dicas sobre como aumentar as vendas do seu supermercado!
Entre os gestores de supermercados, uma questão é recorrente: como aumentar as vendas da loja e, assim, angariar resultados cada vez mais positivos? A resposta, porém, nem sempre é simples — e geralmente exige planejamento, estratégia e recursos.
Se você procura por mais informações sobre o assunto, vale dizer que a busca acabou. No texto, você encontrará dicas valiosas para maximizar a performance do supermercado a partir de táticas concretas e viáveis. Confira as orientações e gere mais (e bons) negócios!
Mantenha o ambiente limpo e organizado
Uma loja asseada é, sem dúvidas, mais atrativa. O cliente se sente bem ao percorrer os corredores e encontrar as mercadorias organizadas, eliminando transtornos no momento de adquirir o que deseja. É provável, inclusive, que a limpeza e o layout das gôndolas favoreçam a permanência do consumidor na loja por mais tempo — e, por consequência, acabe por impactar positivamente o ticket médio das compras.
Dessa forma, vale a pena investir na manutenção de um ambiente limpo e organizado, capaz de despertar o interesse do cliente e motivar sua preferência sempre que houver a necessidade de efetivar novas compras.
Melhore a exposição dos produtos
A organização das gôndolas, aspecto que já foi mencionado na dica anterior, é fundamental para assegurar o conforto do cliente no momento de encontrar e, claro, de escolher o produto.
Ao melhorar a exposição dos itens, garantindo que haja coerência na disposição dos corredores e das mercadorias neles alocadas, o supermercado evita transtornos por parte do cliente. Nada pior do que não conseguir encontrar o produto que se procura, certo? Certifique-se de minimizar qualquer sentimento de impaciência e foque em oferecer exatamente o que seu público precisa — sem surpresas desagradáveis.
Capriche no atendimento
O atendimento certamente desponta como um dos fatores primordiais para o sucesso de um supermercado. Muito embora o consumidor tenha (e exija) certa autonomia no momento da compra, é imprescindível que possa encontrar todo o suporte de que precisa, caso seja necessário requisitá-lo.
Dessa forma, é importante que a loja disponha de uma equipe solícita, preparada para atender o público em quaisquer solicitações — antes, durante ou mesmo depois da compra. E mais: faça questão de evidenciar a excelência no atendimento como um diferencial da empresa. Afinal, relações duradouras são pautadas em confiança — e a fidelização passa pela construção desse compromisso mútuo.
Invista em tecnologia de gestão
É essencial valorizar a tecnologia de gestão como um fator determinante no sucesso da loja. Lojas com informações descentralizadas podem incorrer em sérios prejuízos operacionais. Ao contar com um software integrado, capaz de agilizar os processos e facilitar as operações cotidianas, os gestores ganham mais segurança para tomar decisões capazes de impulsionar os resultados da empresa.
Além de agilizar fechamentos e análises, o ERP pode medir a performance dos produtos (considerando a sazonalidade, por exemplo) e das equipes, evidenciando eventuais desvios e oportunidades.
Esteja presente nas redes sociais
A transformação digital mudou para sempre a dinâmica dos modelos de negócios. Assim, é preciso adaptar o seu supermercado a esse novo cenário.
As redes sociais fazem parte da vida dos seus clientes. Desse modo, é interessante criar um perfil institucional em sites como Instagram, LinkedIn e Facebook para se manter presente na rotina dos consumidores frequentes e potenciais. Para tanto, é necessário postar conteúdos relevantes que gerem engajamento e informações úteis. Essa presença no ambiente online também é relevante para projetos futuros de e-commerce.
Forneça carrinhos maiores aos clientes
A experiência do cliente é um tema em alta quando se fala em aumento da lucratividade dos negócios. Entender um pouco mais sobre os conceitos de Funil de Vendas e Jornada de Compra do Consumidor pode diferenciar o seu supermercado da concorrência. Com isso em mente, é recomendável fornecer carrinhos maiores aos clientes.
Por meio desse cuidado, consegue-se encorajar mais compras sem parecer invasivo e sem atrapalhar a rotina do consumidor. Vale lembrar também a importância de estar disponível para tirar eventuais dúvidas e resolver problemas do cliente.
Proporcione experiências ao cliente dentro do mercado
Como você pode perceber, boas experiências geram mais vendas. Por isso, é preciso que o cliente se sinta acolhido no supermercado. Nesse caso, o papel dos colaboradores é fundamental. Uma boa experiência de compra envolve atender aos pedidos dos consumidores de maneira rápida e oportuna.
A ideia é evitar problemas e fazer com que os consumidores tenham lembranças positivas dos dias de compras no seu estabelecimento. Pequenos favores e gentilezas fazem muita diferença nos resultados financeiros de médio e longo prazo.
Sabia impulsionar as vendas casadas
Esta dica é um pouco mais complexa e requer treinamento dos seus colaboradores. Impulsionar vendas casadas é uma boa estratégia para aumentar a lucratividade do seu supermercado. O ideal é procurar aqueles itens com menores margens de vendas e combiná-los com um produto de maior aceitação pelo público.
Porém, é preciso agir com discrição e oferecer apenas aqueles produtos que possam de fato agregar valor às compras do cliente. Dessa forma, consegue-se gerar mais vendas sem que o consumidor se sinta pressionado a comprar mais itens.
Realize pesquisas de opinião
As pesquisas de opinião são um instrumento valioso para descobrir quais são os itens do seu supermercado com mais valor para os clientes. Essa coleta de informações deve ocorrer regularmente. A ideia é sempre levantar com os consumidores quais são suas preferências e problemas a serem resolvidos. Assim, é possível fornecer o produto exato para as necessidades da sua clientela. Trata-se de informações tempestivas que contribuem para a fidelização de mais clientes.
Agora que você já sabe como aumentar as vendas do seu supermercado, é hora de partir à ação. Reveja seus fluxos operacionais, mobilize seus funcionários e invista em tecnologia. Os resultados podem ser sentidos já no curto prazo. Vale reforçar também a importância da gestão integrada e da padronização de processos para o aumento das vendas do supermercado como um todo. Esse esforço de cada colaborador cria um ambiente mais propício às vendas recorrentes no seu estabelecimento.
O conteúdo foi útil e despertou em você a motivação para testar novas estratégias de forma a angariar mais vendas? Ótimo! Aproveite para assinar a nossa newsletter e ficar por dentro das melhores novidades sobre como aumentar as vendas de um supermercado e melhorar os seus resultados. Sucesso e até a próxima!