Há, entre os gestores, uma preocupação constante: como reduzir custos na empresa? É importante saber, porém, que o modo mais simples nem sempre é o mais efetivo — e que atenuar os gastos deve ser um processo estratégico e estruturado, diretamente viabilizado por um sistema ERP.

Se você procura conteúdo relevante sobre o assunto, acabou de encontrar! Neste post, você vai conhecer alguns dos motivos que asseguram o ERP como uma ferramenta altamente viável na redução de custos empresariais.

Preparado? Vamos em frente e boa leitura!

Automatização de tarefas

A rotina de uma empresa é composta por uma série de operações que se repetem dia após dia. Embora essenciais, muitas vezes a produtividade deixa a desejar — e o tempo que poderia ser investido em atividades estratégicas acaba se perdendo.

O ERP é um poderoso aliado para combater o retrabalho e maximizar a performance das equipes. Ao automatizar tarefas rotineiras, o software permite que o time se concentre em atividades de alto valor agregado, deixando de gastar tempo em procedimentos que podem ser realizados de forma espontânea.

Centralização de informações

A dispersão de informações é, além de um problema, também um risco à competitividade das empresas modernas. Em um mercado volátil e competitivo, cada vez mais marcado pela gestão de dados, é imprescindível que a empresa consiga centralizar e organizar seus inputs e outputs.

Para isso, o sistema ERP age de forma a concentrar a miríade de informações geradas a partir da operação empresarial, categorizando-as e as colocando à disposição do gestor — que deve, então, analisá-las para ser capaz de tomar as melhores decisões.

Controle efetivo de suprimentos

O estoque é, sem dúvida, um departamento bastante sensível em qualquer empresa. Por muito tempo considerada uma área que congelava capital, os gestores contemporâneos já sabem que se trata, na verdade, de uma operação-chave para a prosperidade da empresa.

Com um sistema ERP, a gestão de suprimentos é alavancada. É possível, por exemplo, controlar os níveis de estoque e prever, a partir de históricos de sazonalidade, qual é a demanda prevista para determinado produto ou insumo. Assim, a mercadoria não fica parada.

Acompanhamento eficiente de prazos

O cumprimento de prazos deve ser uma prioridade; afinal, a satisfação do cliente facilita o processo de fidelização e aumenta e frequência de compra, gerando mais resultados financeiros.

Dessa forma, é pertinente que a empresa crie (e acompanhe) controles para assegurar entregas previstas. E como fazer isso? A tecnologia do ERP permite que vendedores confiram a disponibilidade de estoque e prevejam o roteiro de entrega, por exemplo.

Na prática, o ERP garante uma operação mais transparente, ágil e eficaz. Ao integrar as mais diversas áreas do negócio, minimizando a incidência de erros, estimulando a produtividade e reduzindo desperdícios, o software contribui diretamente para reduzir custos na empresa. Invista!

O conteúdo despertou seu interesse e você quer saber um pouco mais sobre os benefícios do ERP na alavancagem do seu negócio? Entre em contato conosco e veja como podemos ajudá-lo a potencializar os resultados da operação!

Comentários

comentários


Conheça o ERP da Nortesys

Sobre o autor

Nortesys

Com mais de 25 anos de larga experiência e credibilidade, a NORTESYS tem se destacado nacionalmente no mercado de desenvolvimento de soluções tecnológicas em ERP, Apps e E-commerce, transformando a marca em uma notável representação em tecnologia estando presente em mais da metade dos estados brasileiros.