Entre os diversos softwares de gestão que existem no mercado, o sistema de PDV é aquele que monitora e otimiza um dos momentos vitais para qualquer negócio: a realização da venda. Uma ferramenta desse tipo pode ser o ponto-chave para que uma empresa concretize com louvor a jornada do cliente.

Para que você entenda quanto um sistema de PDV pode ser importante para o seu negócio, a seguir apresentaremos as principais funcionalidades desse tipo de ferramenta e quais vantagens são obtidas por sua empresa após a implementação. Confira!

Quais as principais funcionalidades de um sistema de PDV?

Para não errar na hora de escolher o melhor software, conheça algumas funcionalidades que não podem faltar nesse tipo de tecnologia.

Integração dos setores da empresa

Hoje, sem dúvida, a principal funcionalidade de qualquer software de gestão é a integração de sistemas. E por se tratar de um processo de vendas, isso é ainda mais necessário.

Com um sistema integrado, as informações do PDV podem ser acessadas diretamente pelo setor financeiro, otimizando todo o processo de compra do cliente.

Emissão de notas fiscais

A automação da emissão de notas fiscais também deve ser uma das funcionalidades do sistema de PDV, a fim de agilizar as operações e garantir que a empresa cumpra as questões fiscais corretamente.

É importante verificar se o software está homologado com SAT-CF-e (Software de Autenticação e Transmissão de Cupons Fiscais eletrônicos), NFC-e (Nota Fiscal de Consumidor eletrônica) e ECF (Emissor de Cupom Fiscal).

Controle de estoque

Tendo o controle de estoque automatizado a partir do sistema de gestão, a empresa garante melhor acompanhamento dos números de entrada e saída de mercadorias, evitando que ocorram registros duplicados. Isso também é importante para que não aconteçam falhas no processamento das vendas diárias.

Quais as vantagens obtidas pela empresa?

Agora que você já sabe o que considerar na hora de escolher o sistema de PDV, confira quais os são principais benefícios apresentados pelo software.

1. Melhor controle financeiro

Como explicado, manter o controle financeiro é essencial para que os serviços de PDV funcionem corretamente. Como o software oferece uma gestão integrada, o departamento financeiro consegue repassar e receber dados essenciais para a rotina de trabalho de todos, tais como:

  • fluxo de caixa;
  • descontos de preços;
  • contas a receber e a pagar.

2. Redução de custos

Um dos principais objetivos da automação é diminuir o número de processos manuais e acabar com as falhas causadas por erros humanos. Por si só, esse já é um fator significativo para a redução de custos.

Além disso, um software de gestão melhora o fluxo de informações, tornando a execução dos processos mais rápida e eficiente. O ganho produtivo, automaticamente, resulta em aumento de lucros em médio e longo prazo.

3. Aumento na qualidade dos serviços

Com todas as funcionalidades apresentadas e os benefícios anteriormente citados, é possível afirmar que, quando uma empresa implementa um sistema de PDV, ela tem um ganho significativo na qualidade dos serviços oferecidos.

Trabalhando com o compartilhamento instantâneo de informações e a automação de processos importantes, o setor de PDV tende a executar suas funções com mais facilidade, entregando serviços que estejam dentro ou acima das expectativas dos clientes.

O sistema de PDV é um investimento essencial para todo empreendedor que deseja se diferenciar da concorrência e facilitar a jornada de compra do seu consumidor, aumentando, por consequência, a sua taxa de fidelização. Então, analise as dicas apresentadas e comece agora mesmo a transformar o trabalho do PDV do seu estabelecimento.

Quer contar com os melhores softwares de frente de loja no seu comércio? Então entre em contato com a gente e saiba como agora mesmo!

Comentários

comentários


Conheça o ERP da Nortesys

Sobre o autor

Nortesys

Nortesys é uma empresa de tecnologia focada em soluções para gestão empresarial e ERP. Há mais de 20 anos no mercado com uma equipe de profissionais experientes, mais de 1000 clientes e representantes comerciais pelo Brasil a fora.