Exercer a boa gestão de um estoque de medicamentos é crucial para o sucesso das farmácias, pois isso garante a disponibilidade máxima dos produtos, eleva a produtividade do pessoal e aumenta os lucros.

Mas se você quer formas rápidas de solucionar seu problema, este artigo traz as 5 melhores dicas para fazer um bom controlo de estoque de medicamentos. Aqui explicamos como planejar e controlar os vencimentos, fiscalizar a entrada, padronizar cadastros e muito mais. Confira!

5 dicas para controlar o estoque de medicamentos com eficiência

1. Planeje e controle os lotes e vencimentos

Um problema recorrente em farmácias é o controle precário dos lotes e seus respectivos vencimentos, gerando a perda de produtos — sejam medicamentos ou não — pela falta de gerenciamento do prazo de validade.

Recomenda-se registrar imediatamente o produto assim que seu lote entrar na farmácia, além da famosa tática do PEPS (primeiro que entra, primeiro que sai). Essa técnica faz com que os primeiros itens que tenham entrado na farmácia sejam entregues aos clientes no momento da venda, minimizando a perda da mercadoria por vencimento do lote.

2. Fiscalize a entrada

É pela entrada da mercadoria que começa o controle do estoque, sendo fundamental que todo o processo seja fiscalizado para evitar falhas no recebimento, na contabilização dos bens, checagem do prazo de validade etc.

Nessa hora também é considerada sua confiança no fornecedor, visto que ele deve fazer a entrega conforme contratado para evitar problemas que possam impactar negativamente as vendas e o caixa. Para minimizar o tempo utilizado na conferência dos produtos, recomendamos utilizar um software de gestão que automatize a atividade.

3. Padronize os cadastros

A forma que os produtos recebidos são registrados no seu sistema deve ser padronizada, isso significa que os códigos e descrições devem ser realizados da mesma forma por todos os colaboradores. Essa uniformização minimiza a ocorrência de duplicidades e erros que prejudiquem o inventário.

4. Separe os medicamentos com maior e menor saída

Em uma boa gestão da farmácia, você deve contabilizar quais são os medicamentos com maior ou menor quantidade de saídas. Isso é importante para evitar que seja adquirida uma quantidade desnecessária de determinados produtos, bem como que faltem mercadorias que costumam sair muito.

Solucione esse problema levantando informações como a classificação dos bens em estoque, a quantidade necessária para atender as vendas, o tempo de duração no estoque, o prazo de validade médio desses produtos e o tempo que o fornecedor leva para fazer a entrega após o pedido. Tudo isso auxilia na redução de perdas e maximização dos resultados.

5. Use um software ERP

Existem sistemas de gestão empresarial (ERPs) que são desenvolvimentos especialmente para auxiliar no controle de estoque de medicamentos de farmácias. O principal objetivo da tecnologia é tornar o processo mais otimizado, já que serão automatizadas operações complexas.

Entre os principais benefícios obtidos, estão a minimização do tempo para realizá-las, redução de erros cadastros, de vencimento dos medicamentos, da falta de produtos e inconsistência com fornecedores. Essas vantagens são obtidas quando o programa fornece utilidades como:

  • cadastro completo de fornecedores e clientes;
  • controle detalhado do estoque;
  • gerenciamento de entradas e saídas;
  • maior segurança no controle de informações para realização de pedidos.

Controlar o estoque de medicamentos é uma atividade fundamental para garantir os resultados de uma farmácia, porém isso pode ocupar bastante tempo dos gestores e colaboradores, o que torna crucial a automação do controle para aumentar os ganhos.

Quer ter acesso a uma plataforma de gestão capaz de satisfazer todas as necessidades do seu negócio em relação ao controle de estoque? Entre em contato conosco e conheça nossas soluções!

Comentários

comentários


Conheça o ERP da Nortesys

Sobre o autor

Nortesys

Nortesys é uma empresa de tecnologia focada em soluções para gestão empresarial e ERP. Há mais de 20 anos no mercado com uma equipe de profissionais experientes, mais de 1000 clientes e representantes comerciais pelo Brasil a fora.