Administrar um negócio não é fácil e, de fato, essa regra se aplica a qualquer tipo de empresa. Quando se trata de uma farmácia, as coisas ficam ainda mais complicadas. Afinal, você precisa constantemente controlar o prazo de validade de medicamentos e renovar o seu estoque de produtos.

Por esse motivo, é preciso muita atenção, pois um lote vencido pode resultar em grande prejuízo, e isso não é positivo. Vender medicamentos vencidos é crime e pode causar grandes problemas judiciais para os responsáveis e, principalmente, trazer complicações na saúde do consumidor.

Para que isso não aconteça, criamos este conteúdo para mostrar que é possível tornar o processo mais fácil e seguro, eliminando riscos e fazendo a gestão do seu negócio mais eficiente. Confira as dicas a seguir.

Crie padrões para organizar seu estoque físico

O primeiro passo para um bom controle é colocar a mão na massa. Limpe suas prateleiras, classifique-as e organize-as da maneira que achar melhor: por fabricante, por tipo de medicamento, por preço etc. O importante é que você e sua equipe de colaboradores entendam como está a disposição dos produtos.

Verifique o prazo de validade dos medicamentos, colocando os mais novos no fundo da prateleira e os mais antigos na frente, para que eles sejam vendidos mais rápido.

Crie regras para a movimentação dos produtos e defina um responsável pela conferência regular do estoque.

Faça compras programadas

Com base em seus relatórios de vendas, é possível prever o período médio em que existe a necessidade de reabastecer o estoque de determinada marca ou medicamento. Dessa maneira, você não sofrerá com uma baixa no estoque ou, pior, a falta de algum produto importante.

Compras em cima da hora tendem a ser mais difíceis de se realizar e podem ser mais caras do que aquelas agendadas com antecedência. É possível economizar e não correr o risco de perder uma venda ou cliente.

Defina um volume máximo e mínimo para seu estoque

Definir o estoque mínimo e máximo é mais simples do que parece, bastando ter em mente o quanto o seu fornecedor demora para realizar uma entrega e, logo depois, descobrir que tempo um medicamento leva para ser vendido.

Essa é mais uma maneira de evitar que os produtos acabem ou fiquem com seu estoque muito baixo.

Coloque os medicamentos mais antigos em promoção

Produtos com menor taxa de saída tendem a ficar mais tempo estocados e, por esse motivo, é normal que alguns fiquem mais tempo do que deveriam na prateleira.

É nesse momento que uma promoção se torna uma boa ideia. Lembre-se apenas da transparência em suas ações e comunique os seus clientes que os medicamentos estão com desconto por estarem próximos de seu vencimento.

Adote um sistema de gestão eficiente

Devemos ser realistas quando falamos de gestão eficiente. Nos dias atuais, é impossível controlar o estoque de uma farmácia com um caderno ou planilhas eletrônicas. Esse processo é mais trabalhoso e a possibilidade de erros é muito maior.

Adotando um sistema integrado de gestão em seu negócio, você pode controlar seu estoque, o prazo de validade de produtos e automatizar outras diversas rotinas importantes, como fluxo de caixa, pontos de venda, financeiro, contábil etc.

A automação comercial foi criada para reduzir ao máximo a intervenção humana nos processos e eliminar a inconsistência nas informações, que ficam em um banco de dados unificado e totalmente auditável.

Controlar o prazo de validade de medicamentos da sua farmácia apenas será possível com regras, um controle eficiente de estoque e eliminando os gargalos ao máximo. Tenha em mente que um sistema de gestão é indispensável e você precisa saber escolher a melhor opção para atender às suas necessidades.

Agora que chegamos ao fim deste conteúdo e você já sabe por onde começar, veja outro artigo nosso que apresenta as três melhores dicas para a gestão de uma farmácia!

Comentários

comentários


Conheça o ERP da Nortesys

Sobre o autor

Nortesys

Com mais de 25 anos de larga experiência e credibilidade, a NORTESYS tem se destacado nacionalmente no mercado de desenvolvimento de soluções tecnológicas em ERP, Apps e E-commerce, transformando a marca em uma notável representação em tecnologia estando presente em mais da metade dos estados brasileiros.