Na prática, a gestão empresarial é o resultado de um encadeamento sinérgico e eficaz de operações fundamentais à administração do negócio e, dentre essas atividades prioritárias, desponta o serviço de contabilidade.

Neste post, você vai entender um pouco mais sobre a importância de priorizar um serviço contábil transparente e efetivo, suprimindo os riscos inerentes a uma gestão ineficiente dos dados e das obrigações relacionadas.

Preparado? Sigamos em frente e boa leitura!

Qual é a importância do serviço de contabilidade?

No Brasil, as atividades contábeis (que envolvem obrigações fiscais e tributárias) são um aspecto sensível para grande parte das organizações em atividade.

A complexidade (e o grau de exigência) do sistema, bem como a dificuldade de obter e sintetizar informações confiáveis, constam como algumas das principais dificuldades no cotidiano operacional.

Muito embora existam empecilhos, nenhum negócio — independentemente do porte ou do ramo — precisa contar com rotinas consistentes de contabilidade. Afinal, trata-se da área responsável por manter a conformidade legal da operação, por fornecer dados estratégicos que suportem decisões importantes e por assegurar a saúde financeira das transações.

Neste aspecto, a importância da execução de excelência, no que tange aos serviços de contabilidade, é evidente: somente ao dispor de processos e ferramentas aderentes, capazes de simplificar rotinas e de conferir transparência à gestão de informações e recursos, é possível avançar no mercado e fortalecer a competitividade da organização.

Por que serviços mal executados comprometem a empresa?

A contabilidade empresarial é, sem dúvida, um dos pilares que sustentam toda a operação. No caso de serviços falhos ou ineficazes, os riscos são inúmeros e, em alguns casos, até mesmo fatais.

Considerando que a área contábil está à frente da gestão de recursos e da integridade legal, é justo afirmar o caráter imprescindível (e estratégico) da atividade.

Dentre os problemas gerados por má execução contábil, despontam, por exemplo:

1. Equívocos e fraudes em declarações fiscais

Caso haja desvios nas declarações fiscais, periodicamente remetidas ao governo, as implicações podem ser vastamente sérias e prejudiciais.

Independentemente da causa, seja por confusão nas informações ou má conduta no gerenciamento, o fato é que documentações fraudulentas geram uma série se sanções e punições — e a rigidez das determinações, não raro, culminam no fracasso completo de uma operação empresarial.

2. Aumento desnecessário de custos com tributos e impostos

A área contábil é, sem dúvida, a mais indicada para conceber o planejamento tributário, no qual são analisados os dados do negócio para, em seguida, determinar o regime mais apropriado.

Equívocos na avaliação podem afetar o desempenho da operação, uma vez que a demanda de pagamento para impostos e tributos não está amparada nos resultados reais da empresa.

3. Ausência de informações seguras para embasar decisões estratégicas

Por fim, embora não menos importante, a contabilidade também auxilia, direta e indiretamente, na perenidade global da organização.

Ao prover dados confiáveis, capazes de identificar vulnerabilidades e explicitar oportunidades, os líderes têm mais autonomia para tomar decisões estratégicas, concebendo um plano de ação alicerçado em certezas, e não em hipóteses.

Diante disso, não seria equivocado afirmar que, ao gestor, cabe a resoluta preocupação de garantir a boa execução do serviço de contabilidade. Por isso, é indispensável que haja investimentos em qualidade e segurança, garantindo conformidade, alta performance e, claro, resultados mais expressivos e saudáveis.

O conteúdo foi útil e você está disposto a aprofundar seus conhecimentos em assuntos relacionados à gestão? Aproveite para entender como é possível melhorar o controle das operações e dos resultados empresariais.

Comentários

comentários


Conheça o ERP da Nortesys

Sobre o autor

Nortesys

Com mais de 25 anos de larga experiência e credibilidade, a NORTESYS tem se destacado nacionalmente no mercado de desenvolvimento de soluções tecnológicas em ERP, Apps e E-commerce, transformando a marca em uma notável representação em tecnologia estando presente em mais da metade dos estados brasileiros.