A concorrência de mercado tem se tornado cada vez mais acirrada em quaisquer campos empresariais no Brasil. Temos, como exemplo, o e-commerce, cuja projeção de crescimento é de 15% em 2018, bem como o empreendedorismo, que cresceu 20% somente em 2016 e o número de MEIs, que saltou 81% em apenas três anos.

Esses dados mostram que o mercado está crescendo exponencialmente mesmo perante um cenário de crise econômica, dessa forma, faz-se fundamental que o empreendedor desenvolva métodos peculiares para se diferenciar dos concorrentes.

Na leitura a seguir, listamos e explicamos as melhores técnicas para garantir seu destaque no mercado e fidelizar seus clientes.

Técnicas para se destacar na concorrência de mercado

As estratégias abaixo, basicamente, consistem em melhorias na empresa em diversos fatores. Confira-as.

Agregar valor ao produto

A concorrência não se torna mais forte somente pelo aumento do número de empresas existentes no mercado, mas também pelo fato de os seus produtos serem mais acessíveis ou de melhor qualidade.

Nem sempre preço baixo é sinônimo de vencer a concorrência, logo, a melhor estratégia é oferecer produtos por um excelente custo-benefício e agregar valores a eles. Quanto a esse último aspecto, você pode alcançar essa meta das seguintes formas:

  • garanta mais qualidade;
  • desenvolva um diferencial;
  • ofereça personalização de suas características;
  • especialize o atendimento.

Utilizar boas estratégias de marketing

Os clientes são os elementos-chave para o desenvolvimento do negócio — todos os investimentos são direcionados à sua satisfação e são eles que concederão a maior parte da receita da empresa.

Os administradores não devem somente ser persuasivos sobre seu produto, mas também desenvolver um marketing que atinja o público-alvo almejado e que o diferencie dos demais no mercado. Algumas estratégias eficazes são:

  • adotar o marketing de conteúdo;
  • interagir com clientes em redes sociais;
  • usar e-mail marketing;
  • apostar em links patrocinados;
  • entre outras.

As técnicas utilizadas devem relacionar conteúdo, produto e cliente, sendo fundamental que seja contratada uma equipe de marketing especializada, com profissionais competentes e experientes. Os resultados obtidos devem ser monitorados com métricas para averiguar os ganhos na clientela e qual perfil de cliente foi atingido.

Oferecer treinamento para os colaboradores

Funcionários são o corpo da empresa. Eles realizam os processos, fornecem os serviços e produtos, realizam vendas, atendimento, entre outras operações que lidam diretamente com os clientes.

Treinamento e capacitação de colaboradores podem ser vistos como atividades custosas para vários empreendedores, porém, quanto mais competentes forem seus funcionários, mais sua companhia se destacará pela qualidade.

Apostar em inovações tecnológicas

De acordo com a edição de 2017 da pesquisa As Pequenas e Médias Empresas Que Mais Crescem, realizada pela Deloitte, em parceria com a Exame, 80 das 100 companhias que mais cresceram no Brasil investiram em tecnologia.

67% dessas empresas adotaram softwares para expandir seu negócio. De acordo com os dados, as dez primeiras colocadas no índice de desenvolvimento obtiveram crescimento entre 77% e 590%. Esses negócios conseguiram expandir e destacar-se no mercado simultaneamente graças às inovações tecnológicas.

As inovações consistem em sistemas ERPs que garantem maior eficiência na produção, reduzem perdas e rupturas, aprimoram atendimentos e resultados, eliminam falhas humanas, entre outros benefícios.

Porém, são várias as soluções que podem ser adquiridas pelo empreendedor, então, é preciso escolher corretamente o ERP que será capaz de potencializar o desenvolvimento de seu negócio.

Monitorar seus consumidores e concorrência

Mantenha-se atento ao mercado de forma geral. No aspecto dos consumidores, é preciso acompanhar as eventuais mudanças de gosto ocorridas para manter suas vendas.

Quanto à concorrência, você pode estudar as técnicas aplicadas por eles, evitar cometer os mesmos erros e inspirar-se em estratégias que garantirão o seu sucesso.

O mercado está se tornando gradativamente mais competitivo, e inovar e adotar novos métodos para se destacar e fidelizar seus clientes é o ideal. Ao seguir as publicações deste artigo, você sabe exatamente quais são os fatores para garantir a sua diferenciação da concorrência de mercado.

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Sobre o autor

Nortesys

Nortesys é uma empresa de tecnologia focada em soluções para gestão empresarial e ERP. Há mais de 20 anos no mercado com uma equipe de profissionais experientes, mais de 1000 clientes e representantes comerciais pelo Brasil a fora.