O aumento de lucros de uma empresa no varejo está diretamente ligado ao bom trabalho da gestão de compras. Em outras palavras, se o departamento responsável por suprir a organização desenvolve um serviço de qualidade, as chances de prejuízo diminuem e a lucratividade se torna uma consequência natural.
Para ajudar a sua empresa a lucrar mais, apresentaremos alguns passos que podem ser praticados para garantir uma boa gestão de compra. Continue lendo e confira!
Estude e defina fornecedores-chave
O sucesso de uma boa gestão de compras passa pela escolha dos fornecedores. Ao acertar nessa etapa, as chances de a empresa lucrar em médio prazo aumentam consideravelmente. Porém, para não errar é preciso primeiramente conhecer o seu próprio negócio — nesse conhecimento também deve estar incluso a análise do perfil do seu cliente.
É necessário que você conheça os pontos fracos e fortes da sua empresa, bem como as expectativas do seu público-alvo. Com isso, torna-se possível definir os fornecedores-chave com mais tranquilidade.
O próximo passo é estudar os potenciais fornecedores do seu negócio. Não se mostre ansioso para fechar contratos. Realize uma pesquisa e analise o histórico de cada fornecedor, converse com antigos clientes e certifique-se sobre a qualidade do produto.
Coloque o custo-benefício como fator primordial, assim não corre o risco de ser “seduzido” pelo preço mais baixo. Não obstante, jamais deixe imperar a ideia de que os fornecedores são descartáveis. Pratique uma gestão inteligente e trate as outras empresas como parceiras e aliadas.
Faça o controle de entrada e saída de produtos
Escassez e excesso nunca são bons adjetivos para um estoque. Quando a quantidade de produtos chega a alguma dessas situações, significa que a gestão de compras falhou em algum ponto.
Para não correr riscos, é essencial controlar a entrada e a saída de mercadorias. Esse monitoramento permite que o setor responsável tenha noção sobre as verdadeiras necessidades do estoque e evite a compra por impulso ou por “promoção”.
Hoje esse trabalho pode ser otimizado com a implementação de softwares. Ao automatizar os processos, a empresa passa a controlar rigorosamente todas as movimentações de produtos, desde o recebimento na loja até a venda para o cliente final.
Analise o fluxo de vendas
Muitas empresas acabam tomando prejuízo em longo prazo porque não realizam a análise do fluxo de venda — ou pelo menos não trabalham corretamente as informações recolhidas.
Ao analisar o fluxo dos produtos é possível saber se existe um tipo de mercadoria que passa muito tempo no estoque, com um giro muito abaixo do esperado. Essa estratégia é interessante, pois permite que cada caso seja estudado de maneira específica, sem generalização ou “achismos”.
Com os dados obtidos, o gestor pode não somente suspender com segurança a compra do produto, como também pensar em ideias para melhorar o cenário, criando promoções e chamarizes para os clientes se interessarem pela mercadoria.
Negocie prazos e formas de pagamento
É por isso que gerir o relacionamento com os fornecedores de forma inteligente é essencial. Um bom gestor de compras precisa ser sagaz para manter um bom nível de estoque de produtos na loja sem precisar onerar o caixa da empresa.
Quando você se relaciona bem com fornecedores, fica mais fácil negociar prazos e formas de pagamento. Ainda que o seu negócio apresente bons números, uma negociação prévia é importante até mesmo em termos de estratégias de marketing.
Épocas sazonais ou datas festivas são momentos propícios para adquirir uma quantidade elevada de produtos. Havendo um entendimento entre as duas partes, todos conseguem lucrar e manter a parceria forte.
Enfim, aumentar os lucros a partir de uma gestão de compras eficiente é plenamente praticável. Afinal, controlar a quantidade de mercadorias para sua comercialização é compreender os números internos e trabalhar dentro das perspectivas do mercado e dos clientes. Com a ajuda da tecnologia, os resultados positivos podem acontecer com maior velocidade. Então, analise as informações e otimize já a sua gestão de compras.
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