No Brasil, a regulamentação que rege a operação empresarial é rígida e complexa. No que tange às obrigações fiscais e tributárias, é importante que o gestor disponha de ferramentas para assegurar a credibilidade dos processos e a qualidade das informações geradas — e, para isso, o ERP na contabilidade desponta como a solução ideal.

Se você ainda tem dúvidas a respeito da importância do recurso, não deixe de ler o post até o final! No texto, você vai entender melhor a relação entre o sistema ERP e a contabilidade do seu negócio. Além disso, também vai conhecer os motivos que fazem dessa tecnologia a melhor escolha para otimizar a gestão contábil. Preparado? Vamos em frente!

ERP na contabilidade: qual a relação?

Qualquer empresa, independentemente do porte ou do segmento em que atue, precisa estabelecer processos consistentes; afinal, uma operação organizada é imprescindível à perenidade do negócio.

Neste aspecto, não seria equivocado destacar que a gestão assertiva da contabilidade desponta como uma das rotinas determinantes no sucesso da empresa.

Para além das obrigações ficais e tributárias, que são cumpridas a partir das informações contábeis geradas pela atividade-fim, também é importante mencionar que essa área é responsável pela saúde financeira da operação — otimizando recursos disponíveis e controlando o fluxo de caixa, por exemplo.

Com o ERP, as demandas contábeis são mais facilmente administradas. Ao integrar todos os setores da empresa — do processo de compras aos fechamentos fiscais —, o sistema confere mais transparência e segurança às transações internas e externas.

E mais: bons ERPs estão totalmente preparados para atender às exigências governamentais, tais como emissão dos relatórios de SPED e Bloco K, minimizando a incidência de erros e protegendo o negócio de eventuais multas e sanções.

Além disso, a otimização tributária, favorecida pela ampla visão proporcionada pela tecnologia sistêmica, é uma realidade lucrativa: a partir da análise criteriosa das movimentações internas é possível optar por regimes mais coerentes de impostos.

ERP na gestão empresarial: por que investir?

Agora que você já entendeu a importância da relação entre ERP e contabilidade, chegou a hora de conhecer mais motivos para considerar a implantação do sistema na sua empresa. Veja algumas das principais vantagens:

1. Planejamento estratégico e consistente

O sistema ERP engloba e atende todas as operações empresariais, contribuindo para integrar, automatizar e alavancar todas as áreas do negócio.

Dessa forma, o uso da tecnologia permite uma abordagem ampla, profunda e cristalina das potencialidades e das vulnerabilidades da organização. Esse conhecimento, por sua vez, deve levar a um plano estratégico que contemple ações e táticas focadas na melhoria de performance e de resultados.

2. Centralização de informações

Dados dispersos dificultam as rotinas operacionais e ocasionam excesso de retrabalhos — consumindo recursos que poderiam ser empregados em atividades de maior valor agregado.

Com o ERP, todas as informações da empresa — do estoque ao comercial — podem ser mantidas em um mesmo local, facilitando o acesso aos números prioritários do negócio.

3. Acompanhamento de métricas

Diretamente ligado ao diferencial anterior, o acompanhamento de métricas é amplamente beneficiado a partir da implantação de um ERP. Afinal, o controle de performance só é possível se o gestor dispõe de dados críveis a respeito de sua equipe e de seus resultados.

Com o sistema é possível estabelecer metas mais claras e, em seguida, estabelecer parâmetros coerentes para medir o desempenho individual e coletivo.

Diante disso, é pertinente resgatar a importância do ERP na contabilidade, mas também é preciso reforçar que a abrangência do sistema é vasta e altamente vantajosa para todo o tecido empresarial.

O conteúdo chamou sua atenção e você deseja prosseguir em sua trilha de aprendizado? Aproveite para também entender qual a importância do ERP no suporte ao cliente.

Comentários

comentários


Conheça o ERP da Nortesys

Sobre o autor

Nortesys

Nortesys é uma empresa de tecnologia focada em soluções para gestão empresarial e ERP. Há mais de 20 anos no mercado com uma equipe de profissionais experientes, mais de 1000 clientes e representantes comerciais pelo Brasil a fora.