Farmácia é um negócio diretamente relacionado à saúde e ao autocuidado da população, o que torna o ramo seguro, porém concorrido. Por essa razão, as inovações para a farmácia são fundamentais para a manutenção de sua competitividade no mercado.
Muitos gestores desconhecem — e, por isso, não utilizam — softwares de gestão. Com isso, perdem a oportunidade de usar a tecnologia como parte de sua estratégia de mercado.
Como a tecnologia funciona como diferencial?
Diferencial competitivo é uma vantagem que uma empresa tem para se destacar perante as demais concorrentes do mercado. A tecnologia consiste em um diferencial para qualquer tipo de varejo, garantindo benefícios como:
- economia: utiliza arquivos digitais, minimizando gastos com materiais físicos;
- organização: o sistema organiza automaticamente cadastros de clientes, documentos, relatórios etc., garantindo facilidade para o acesso e a edição de arquivos;
- produtividade: automatiza várias tarefas burocráticas, como realização de cálculos e organização, permitindo que o colaborador se concentre e aumente sua produtividade;
- segurança: um bom software detém um robusto sistema de segurança, protegendo arquivos contra furtos, extravios e invasões.
Especificamente para as farmácias, a tecnologia está bastante avançada e inovou as operações do ramo farmacêutico.
Quais são as inovações para a farmácia?
1. Prescrição eletrônica
O uso de papéis para gerar documentos tem sido reduzido drasticamente em todos ramos de negócios. Em uma farmácia, por exemplo, o arquivamento de segundas vias de prescrições não é pequeno, demandando tempo e espaço crescentes.
A prescrição eletrônica consiste na receita médica em formato digital, suas informações são digitadas, padronizadas e compartilhadas em rede. A farmácia que adota uma solução digital, poderá acessar as receitas vinculadas a um paciente com uma simples consulta de seu CPF.
Isso reduz erros na leitura de prescrições, evita circulação de receitas falsas e facilita a vida dos usuários, bem como o trabalho dos colaboradores da farmácia.
2. Mix de oferta de serviços farmacêuticos
Uma farmácia vende não só medicamentos, mas também produtos de conveniência e diversos serviços de saúde, como vacinação, realização de exames e consultorias em nutrição, cosmetologia etc.
Entretanto, isso aumenta a complexidade das atividades do estabelecimento, o que torna fundamental a implementação de uma solução tecnológica para controlar as operações. Entre as funcionalidades, que aperfeiçoam a gestão, podemos citar:
- análise gerencial de vendas;
- consulta rápida e fácil ao estoque;
- planos de contas;
- controle de caixa, de entradas e saídas, contas a receber;
- estatísticas financeiras;
- picos de vendas;
- controle de convênios;
3. Gerenciamento por categorias
O gerenciamento por categorias (GC) é uma forma de organização de gôndolas que aprimora a experiência do cliente. As categorias são ordenadas sob a ótica da necessidade dos consumidores.
Essa organização tem como objetivo a maximização da satisfação e fidelização de clientes, gerando aumento de vendas. Entretanto, o ato deve ser feito de forma planejada e seguindo etapas:
- definir as categorias;
- estabelecer suas prioridades;
- analisar o desempenho das categorias conforme número de vendas e retorno;
- definir as metas a serem atingidas (como percentual na fidelização);
- determinar o plano de ação para atingi-las;
- implementar o plano na prática.
Percebe-se que essa tarefa necessita de uma excessiva organização, por essa razão é recomendável a utilização de um software para gerenciar as vendas e verificar se as metas estão sendo alcançadas.
4. Integração entre sistemas
Já mencionamos que é possível integrar as redes da farmácia com os sistemas de hospitais e consultórios para consultar prescrições digitais. Entretanto, a funcionalidade vai ainda além e permite a integração com os sistemas do governo.
Isso permite o fácil envio de inventário para a ANVISA, emissão de notas fiscais, geração de relatórios da comercialização de produtos integrados ao Programa Federal e muito mais.
Além disso, também é possível integrar com sistemas como o SPC e similares para verificar instantaneamente a credibilidade de cada cliente.
As inovações para a farmácia consistem na utilização de tecnologia para aumentar a segurança do gestor, a produtividade dos colaboradores e a satisfação dos clientes de um estabelecimento, gerando um diferencial competitivo no mercado.
Quer saber outras formas de usar a tecnologia para se destacar no mercado? Assine a nossa newsletter e receba conteúdo exclusivo diretamente no seu e-mail!