Farmácia é um negócio diretamente relacionado à saúde e ao autocuidado da população, o que torna o ramo seguro, porém concorrido. Por essa razão, as inovações para a farmácia são fundamentais para a manutenção de sua competitividade no mercado.

Muitos gestores desconhecem — e, por isso, não utilizam — softwares de gestão. Com isso, perdem a oportunidade de usar a tecnologia como parte de sua estratégia de mercado.

Como a tecnologia funciona como diferencial?

Diferencial competitivo é uma vantagem que uma empresa tem para se destacar perante as demais concorrentes do mercado. A tecnologia consiste em um diferencial para qualquer tipo de varejo, garantindo benefícios como:

  • economia: utiliza arquivos digitais, minimizando gastos com materiais físicos;
  • organização: o sistema organiza automaticamente cadastros de clientes, documentos, relatórios etc., garantindo facilidade para o acesso e a edição de arquivos;
  • produtividade: automatiza várias tarefas burocráticas, como realização de cálculos e organização, permitindo que o colaborador se concentre e aumente sua produtividade;
  • segurança: um bom software detém um robusto sistema de segurança, protegendo arquivos contra furtos, extravios e invasões.

Especificamente para as farmácias, a tecnologia está bastante avançada e inovou as operações do ramo farmacêutico.

Quais são as inovações para a farmácia?

1. Prescrição eletrônica

O uso de papéis para gerar documentos tem sido reduzido drasticamente em todos ramos de negócios. Em uma farmácia, por exemplo, o arquivamento de segundas vias de prescrições não é pequeno, demandando tempo e espaço crescentes.

A prescrição eletrônica consiste na receita médica em formato digital, suas informações são digitadas, padronizadas e compartilhadas em rede. A farmácia que adota uma solução digital, poderá acessar as receitas vinculadas a um paciente com uma simples consulta de seu CPF.

Isso reduz erros na leitura de prescrições, evita circulação de receitas falsas e facilita a vida dos usuários, bem como o trabalho dos colaboradores da farmácia.

2. Mix de oferta de serviços farmacêuticos

Uma farmácia vende não só medicamentos, mas também produtos de conveniência e diversos serviços de saúde, como vacinação, realização de exames e consultorias em nutrição, cosmetologia etc.

Entretanto, isso aumenta a complexidade das atividades do estabelecimento, o que torna fundamental a implementação de uma solução tecnológica para controlar as operações. Entre as funcionalidades, que aperfeiçoam a gestão, podemos citar:

  • análise gerencial de vendas;
  • consulta rápida e fácil ao estoque;
  • planos de contas;
  • controle de caixa, de entradas e saídas, contas a receber;
  • estatísticas financeiras;
  • picos de vendas;
  • controle de convênios;

3. Gerenciamento por categorias

O gerenciamento por categorias (GC) é uma forma de organização de gôndolas que aprimora a experiência do cliente. As categorias são ordenadas sob a ótica da necessidade dos consumidores.

Essa organização tem como objetivo a maximização da satisfação e fidelização de clientes, gerando aumento de vendas. Entretanto, o ato deve ser feito de forma planejada e seguindo etapas:

  • definir as categorias;
  • estabelecer suas prioridades;
  • analisar o desempenho das categorias conforme número de vendas e retorno;
  • definir as metas a serem atingidas (como percentual na fidelização);
  • determinar o plano de ação para atingi-las;
  • implementar o plano na prática.

Percebe-se que essa tarefa necessita de uma excessiva organização, por essa razão é recomendável a utilização de um software para gerenciar as vendas e verificar se as metas estão sendo alcançadas.

4. Integração entre sistemas

Já mencionamos que é possível integrar as redes da farmácia com os sistemas de hospitais e consultórios para consultar prescrições digitais. Entretanto, a funcionalidade vai ainda além e permite a integração com os sistemas do governo.

Isso permite o fácil envio de inventário para a ANVISA, emissão de notas fiscais, geração de relatórios da comercialização de produtos integrados ao Programa Federal e muito mais.

Além disso, também é possível integrar com sistemas como o SPC e similares para verificar instantaneamente a credibilidade de cada cliente.

As inovações para a farmácia consistem na utilização de tecnologia para aumentar a segurança do gestor, a produtividade dos colaboradores e a satisfação dos clientes de um estabelecimento, gerando um diferencial competitivo no mercado.

Quer saber outras formas de usar a tecnologia para se destacar no mercado? Assine a nossa newsletter e receba conteúdo exclusivo diretamente no seu e-mail!

Comentários

comentários


Conheça o ERP da Nortesys

Sobre o autor

Nortesys

Com mais de 25 anos de larga experiência e credibilidade, a NORTESYS tem se destacado nacionalmente no mercado de desenvolvimento de soluções tecnológicas em ERP, Apps e E-commerce, transformando a marca em uma notável representação em tecnologia estando presente em mais da metade dos estados brasileiros.