A gestão empresarial sempre foi algo importante para qualquer negócio. Nos últimos anos, a sua relevância cresceu absurdamente, afinal a concorrência está cada dia mais acirrada em praticamente todos os mercados — principalmente para quem trabalha no setor de varejo!
Não basta apenas ter um produto bom, é preciso também estar atento para questões externas e internas, tal como a própria gestão empresarial.
Neste post listamos 6 erros fatais de gestão empresarial que arruínam qualquer negócio para que você possa evitá-los. Confira!
1. Não fazer um plano de negócios
O primeiro erro fatal de gestão empresarial é não fazer um plano de negócios.
Sabemos que muitas empresas acabam fechando suas portas prematuramente simplesmente por não dar a devida atenção a algo extremamente básico: o planejamento. Independentemente de você estar começando ou não, essa é uma questão que deve ser levada a sério.
Uma das maneiras mais eficientes de realizar um planejamento é por meio da confecção de um plano de negócios. Ele nada mais é do que um documento, que aponta quais são as diretrizes futuras da empresa e define seus objetivos e suas metas.
Dessa maneira, fica muito mais fácil guiar suas ações para que esses objetivos sejam cumpridos — e isso também diminui consideravelmente as chances do negócio não ser bem-sucedido!
2. Não estar atento às necessidades do consumidor
Lembre-se de que o consumidor é uma das principais razões da existência do seu negócio, portanto é preciso conhecer e se atentar às necessidades dessas pessoas.
Por mais que o produto seja algo revolucionário, se ele não resolver a dor, necessidade ou dificuldade do seu cliente de maneira eficiente, dificilmente conseguirá manter o seu negócio de pé.
Sendo assim, ouça o seu público-alvo e procure se colocar no lugar dele para oferecer o que ele tanto precisa. Há diversas maneiras de fazer isso: uma delas é utilizando o recurso da pesquisa de mercado ou fazendo entrevistas com consumidores em potencial.
Independentemente do método escolhido, tenha em mente que ele precisará ajudá-lo a ter um bom embasamento antes de colocar qualquer produto à venda no mercado.
3. Não se modernizar
Outro grande erro da gestão empresarial é não se modernizar. Você já deve ter notado que o mundo vem se transformando há tempos, e com isso, mudanças estão ocorrendo de forma cada vez mais rápida.
Sendo assim, fazer uso da tecnologia para acompanhar essas mudanças é imprescindível. Afinal, as coisas não são mais feitas manualmente como há alguns anos, não é mesmo? Pense nisso!
Uma ótima maneira de atender a essa necessidade é contar com soluções de softwares. Um sistema que é imprescindível é o ERP — aliás, é possível adotar soluções nesse sentido que sejam focadas no mercado de varejo.
Saiba que dessa maneira será muito mais fácil centralizar todas as informações do negócio e ganhar agilidade na operação da empresa.
4. Ter uma má gestão de estoque
Ter uma gestão de estoque desorganizada é o caminho “certo” para arruinar o seu negócio. O fato é que o estoque pode facilmente ser considerado um dos “corações” de qualquer empresa. Sendo assim, é importante que você o trate como um ponto crítico, que merece uma grande atenção.
Saiba que ter uma boa gestão de estoque evitará que você decepcione o seu cliente, impedindo que erros relacionados à disponibilidade do produto e à entrega de mercadorias aconteçam — esse cuidado faz com que você não tenha praticamente nenhum tipo de desperdício de recursos.
Essas questões são essenciais para que o seu negócio possa continuar prosperando sempre, evitando que ele feche as portas.
5. Não ter um bom controle financeiro
A parte financeira da empresa também é algo muito importante, pelo simples fato de que, se o dinheiro acabar, o negócio também terá o mesmo fim.
Nesse sentido, sugerimos que você faça um bom controle financeiro. Entre as atividades que permeiam essa área, destacamos a necessidade de ter um fluxo de caixa impecável — para assegurar que a empresa terá um bom capital de giro e possa continuar funcionando.
É possível contar com a tecnologia também para fazer uma boa gestão financeira por meio das soluções de software que são focadas nessa área. Investindo nessa questão você terá condições de ter um controle financeiro organizado e ágil, o que evita que isso seja uma futura dor de cabeça para você!
6. Não investir em marketing
Caso você não saiba, o marketing se tornou uma área essencial para qualquer tipo de negócio, sendo considerado extremamente estratégico para atrair muito mais clientes. Portanto, se você não investe ou não promove ações de marketing, o seu negócio está fadado ao fracasso.
Nesse sentido, destacamos a importância de utilizar o marketing digital como uma das principais ferramentas de gestão empresarial.
Assim como comentamos anteriormente, o mundo está se modernizando a cada dia que passa, e um dos frutos desse movimento é a ascensão da internet. Isso faz com que o consumidor esteja cada vez mais presente nesse canal e adotando-o como principal fonte de informação e ferramenta de pesquisa! Pode não parecer, mas a internet mudou consideravelmente a jornada de compra dos consumidores.
Sendo assim, a melhor maneira de você atrair os clientes para o seu negócio é também estando presente nesse mundo. Obviamente que somente isso não basta, pois é preciso trabalhar duro para criar autoridade e mostrar que a empresa é uma marca de confiança.
Com o marketing digital isso se torna mais do que possível, basta acertar na estratégia e ter paciência para entender que ela trará um retorno no médio e no longo prazo!
Outras ações de marketing também podem ser empreendidas, desde que elas complementem de forma eficiente a sua atuação no mundo digital. Afinal, o mundo offline ainda é muito relevante para o varejo!
Por fim, destacamos a importância de aprender com os erros cometidos. Errar é normal, mas as correções devem ser aplicadas de forma ágil, contribuindo para tornar o negócio cada vez competitivo.
Tem mais algum erro de gestão empresarial que você acha importante destacar? Então aproveite o espaço abaixo e deixe um comentário!