Você tem um negócio bem sucedido? Como você sabe? Considerando que o sucesso pode ser definido de muitas maneiras, é importante ter uma métrica de sucesso padrão, universalmente aceita no mundo dos negócios.

Essa métrica universal é o dinheiro. Quanto dinheiro um negócio tem na mão, quanto dinheiro um negócio gera durante um determinado período de tempo e quanto dinheiro alguém pagaria para comprar seu negócio são maneiras de quantificar o sucesso de uma empresa em uma unidade de medida comum.

Por esta razão, pode ser benéfico para proprietários de pequenas e médias empresas saber quanto dinheiro está entrando e saindo ao longo do tempo, e se planejar para garantir que tenha dinheiro suficiente para gerenciar suas operações e financiar seu crescimento. A melhor maneira de fazer isso, sem dúvidas, é por meio da análise de fluxo de caixa.

Mas o que é o fluxo de caixa e qual sua importância para o sucesso do negócio? Continue lendo e aprenda como medir o desempenho financeiro da sua empresa!

Por que gerenciar o fluxo de caixa?

A análise do fluxo de caixa mede a quantidade de dinheiro gerado e gasto por uma empresa durante um determinado período de tempo. Essa é a melhor medida do desempenho de uma empresa porque:

  • Pode ser medido e comparado. O dinheiro é tangível, quantificável e pode ser medido em unidades padrão aceitáveis ​​para qualquer um. Ao comparar duas empresas — não importa quão diferentes sejam — o fluxo de caixa serve como meio para colocá-las em termos comparáveis;
  • É difícil burlar. Existem muitas técnicas sem escrúpulos que podem ser usadas para inflar lucros, aumentar artificialmente o valor dos ativos ou, de outra forma, fazer com que um negócio pareça ser mais bem sucedido do que realmente é. É difícil, no entanto, fazer o mesmo com a análise do fluxo de caixa;
  • É universalmente aceito como uma representação de valor. Você não precisa convencer ninguém quanto ao valor de R$ 10 milhões em dinheiro. O mesmo não pode ser dito para outros ativos, como propriedade intelectual, boa vontade, equipamentos depreciados e outros. Uma empilhadeira usada pode valer alguma coisa para o proprietário de um armazém, mas é inútil para um escritor. Uma ideia pode ser valiosa para algumas pessoas e inútil para outras. Dinheiro tem valor para todos.

A importância da demonstração do fluxo de caixa

A demonstração do fluxo de caixa apresenta as entradas e saídas de caixa de uma empresa durante um determinado período de tempo. Sem uma declaração de fluxo de caixa, pode ser difícil ter uma imagem precisa do desempenho de uma empresa, afinal é ela que o alertará se as vendas estão gerando receita suficiente para cobrir as despesas.

Existem dois formatos geralmente aceitos para a demonstração do fluxo de caixa: o método direto e o método indireto. Em ambos os casos, os fluxos de caixa possuem três áreas principais, sendo:

Operações

O fluxo de caixa das operações representa o principal tipo de entrada e saída de caixa para uma empresa. O dinheiro vem de clientes e sai para pagar as despesas, incluindo o estoque. Ao pensar nos fluxos de caixa das operações, pode ser útil lembrar que não é uma medida de receitas.

Uma empresa poderia vender R$ 1 milhão este mês e essa venda poderia gerar zero em dinheiro se o valor total for vendido em condições de crédito de 60 dias. A demonstração de resultados mostrará as receitas e o balanço apresentará um aumento nas contas a receber, mas não haverá dinheiro recebido dessa atividade.

Uma vez que sua empresa precisará gastar dinheiro agora para cumprir o pedido, é importante garantir que você tenha dinheiro suficiente ou acesso a caixa para evitar uma crise.

Atividades de investimento

O fluxo de caixa das atividades de investimento representa principalmente a compra ou venda de ativos fixos. Também inclui outras atividades menos comuns relacionadas aos investimentos, mas o foco principal é propriedade e equipamentos.

O dinheiro dessas atividades é separado das operações porque eles tendem a ser para planejamento de longo prazo e não estão diretamente relacionados às operações de caixa do dia a dia de uma empresa.

Uma empresa que consome grandes quantidades de caixa para fins de investimento indica que está investindo para o crescimento futuro, que consome dinheiro. Se o caixa das operações não for suficiente para cobrir as atividades de investimento, outro tipo de fluxo de caixa pode ser útil.

Atividades financeiras

Esse fluxo de caixa consiste em dinheiro relacionado a dívidas, tais como receitas e pagamentos de empréstimos. Também cobre o fluxo de caixa relacionado ao patrimônio líquido, como compra de ações (entrada em dinheiro) e dividendos (caixa).

O fluxo de caixa das atividades financeiras ajuda a avaliar a quantidade de caixa que a empresa está gerando em uma base líquida de terceiros, em oposição ao caixa das operações em andamento.

Como fazer um bom gerenciamento de fluxo de caixa

O ponto de partida para um bom gerenciamento de fluxo de caixa é o desenvolvimento de uma projeção de fluxo de caixa. Os empresários inteligentes sabem como desenvolver projeções de de curto prazo (semanalmente, mensalmente), para ajudá-los a gerenciar o dinheiro diário, e projeções a longo prazo (anual, 3-5 anos), para ajudá-los a desenvolver a estratégia de capital necessária para atender às suas necessidades comerciais.

Além disso, uma boa gestão de caixa envolve:

  • Saber quando, onde e como suas necessidades de caixa ocorrerão;
  • Conhecer as melhores fontes para atender às necessidades adicionais de caixa;
  • Estar preparado para atender a essas necessidades quando ocorrem, mantendo bons relacionamentos com banqueiros e outros credores.

Adicionalmente, é importante contar com o suporte de um software ERP. Esses sistemas atuam em favor da organização automatizando atividades e funções administrativas que demandam muito tempo quando realizadas manualmente. Dessa forma, o ERP coleta e armazena automaticamente todos os dados financeiros da empresa, facilitando a gestão do fluxo de caixa.

Pronto para começar o seu gerenciamento de fluxo de caixa? Ficou com alguma dúvida? Comente abaixo, pois estamos prontos para ajudá-lo!

Comentários

comentários


Conheça o ERP da Nortesys

Sobre o autor

Nortesys

Com mais de 25 anos de larga experiência e credibilidade, a NORTESYS tem se destacado nacionalmente no mercado de desenvolvimento de soluções tecnológicas em ERP, Apps e E-commerce, transformando a marca em uma notável representação em tecnologia estando presente em mais da metade dos estados brasileiros.