Ser empreendedor no ramo de varejo no Brasil é um desafio enorme, mas contando com as ferramentas certas — como um sistema de gestão para varejo eficiente e uma equipe competente de suporte —, as chances de sucesso são igualmente grandes.

Segundo o portal de notícias G1, o comércio varejista tem crescido no ano de 2017, e o momento é extremamente oportuno para pensar em novas formas de alavancar seus negócios.

Pensando nisso, é importante que gestores abram os olhos para o uso de sistemas informatizados de gestão o quanto antes. Separamos 8 motivos bem convincentes para que você possa entender como é um sistema de gestão. Confira!

1. Um sistema de gestão para varejo é eficiente

De forma simples, um sistema de gestão para varejo é um software com um banco de dados em que é possível armazenar informações sobre o cotidiano do seu negócio e interpretá-los de maneira clara e objetiva.

A interpretação desses dados é realizada por meio de relatórios detalhados e gráficos, que podem nortear a tomada de decisões e tornar o planejamento estratégico mais eficaz.

Sistemas de gestão com qualidade se destacam por possuir integração com serviços externos, como a emissão de notas fiscais eletrônicas pela SEFAZ.

2. Promove o aumento de controle e segurança do negócio

Não podemos contar com a sorte, tampouco com planilhas simples para gerir um negócio de sucesso, por mais experiente que um gestor seja.

Ter acesso e controle de todas as informações da empresa é de suma importância para uma gestão eficiente, pois isso gera segurança ao gestor e ao negócio como um todo.

Com um painel de controle intuitivo, qualquer pessoa consegue aprender a operar um sistema de gestão, e por meio de gráficos e relatórios detalhados é possível interpretar dezenas de informações valiosas.

3. Possui integração entre todas as áreas da empresa

Uma empresa do ramo do varejo, seja ela de pequeno, médio ou grande porte, possui diversas áreas específicas, como estoque, caixa, contábil etc.

Um sistema eficiente possui módulos específicos para cada área, que são integrados entre si, reduzindo a redundância e as inconsistências das informações que podem ser geradas por cada uma.

Se no ato de uma venda o operador de caixa identificar que um produto está com o estoque baixo, ele pode informar o setor de estoque ou compras para que providências sejam tomadas.

O gestor pode observar toda e qualquer informação que lhe for útil e pode permitir que os setores tenham acesso apenas a informações que são pertinentes a eles. Tudo é personalizável.

4. Tem controle eficiente do estoque

Em empresas em que a entrada e a saída de produtos é muito grande, ter um controle eficiente do estoque é essencial. Por meio de alertas é possível que o responsável pela reposição dos produtos ou o setor de compras esteja sempre atento ao nível do estoque.

Para empresas que comercializam produtos perecíveis, o controle de validade oferece a segurança de fornecer alimentos de qualidade aos clientes. Caso seu estoque físico seja organizado em prateleiras, é possível indicar no cadastro do produto em que local ele está armazenado, facilitando a logística.

5. Faz a otimização do fluxo de caixa

A compra e a venda de produtos dentro de uma empresa de varejo é, de modo geral, muito expressiva, sendo necessário um controle rígido do faturamento. Novamente, uma tabela não resolve e, independentemente do cenário, cada centavo deve ser movimentado com cautela e dentro da legislação do país.

Um controle efetivo de fluxo de caixa deve oferecer a leitura de códigos de barras, a impressão de cupons e notas fiscais, a ligação direta com o sistema de estoque e opções de pagamentos diversas, como cartões de crédito ou alimentação.

Não existe nada pior do que ir a um estabelecimento e encontrar filas gigantes nos corredores. Sistemas inferiores travam constantemente e tornam seu atendimento demorado, causando insatisfação do cliente. Portanto, opte sempre por opções mais robustas.

6. É especialista em gestão de tributos e finanças

O Brasil é um país que possui cargas tributárias pesadas, e como se não bastasse, gerenciar tudo isso é algo complicado, principalmente para empresas de pequeno porte.

A salvação pode ser encontrada no sistema de gestão integrado, pois os criadores do software são especialistas no assunto e já pensaram em tudo — basta informar os dados necessários e o sistema faz o trabalho mais complexo.

Quanto mais funcional é o sistema, menor é a possibilidade de ocorrer falha humana, e quando se trata de dinheiro, é importante que não ocorram falhas.

7. Melhora a gestão do capital de giro da empresa

Com a integração de todos os setores, sejam eles de recursos financeiros ou humanos, é possível controlar melhor o seu capital de giro, que é de suma importância para financiar a continuidade das operações da empresa.

Os relatórios e gráficos indicam onde há lucro e onde há gasto, para que os gargalos possam ser removidos em curto prazo, antes que se tornem problemas mais difíceis de resolver.

8. Tem suporte técnico

Um dos grandes diferenciais de utilizar um sistema de gestão integrada no seu negócio é o suporte técnico, pois a instalação, a configuração e o treinamento dos usuários são realizados de maneira personalizada.

Os manuais desenvolvidos para consulta são intuitivos e escritos para que pessoas com qualquer nível de conhecimento em informática possam entender com facilidade.

Atualizações são necessárias e importantes, sejam elas de segurança ou para adaptar o sistema da sua empresa para novas regras tributárias impostas pelo governo. Tudo isso está incluso em um sistema eficiente e robusto, facilitando sua vida e garantido o sucesso dos negócios.

Seja você gestor ou empreendedor do ramo varejista em busca de soluções para melhorar a qualidade dos seus serviços, reduzindo custos e aumentando o faturamento, tenha em mente que isso só pode ser alcançado com um sistema de gestão para varejo eficiente.

Como haverá retorno financeiro, não é um gasto, mas um investimento de sucesso!

Neste texto apresentamos apenas algumas vantagens de utilizar um sistema de gestão para varejo na sua empresa, contudo, temos muito mais para mostrar! Curtindo nossa página no Facebook é possível acompanhar dicas, os casos de sucesso e outras informações relacionadas ao mundo dos sistemas integrados de gestão!

Comentários

comentários


Conheça o ERP da Nortesys

Sobre o autor

Nortesys

Nortesys é uma empresa de tecnologia focada em soluções para gestão empresarial e ERP. Há mais de 23 anos no mercado com uma equipe de profissionais experientes, mais de 11.000 usuários ativos e representantes comerciais pelo Brasil a fora.