Você já se perguntou qual a importância do cadastro de clientes? Ou nunca se atentou se há ou não importância no preenchimento dos dados cadastrais?

Pois bem, este artigo irá mostrar algumas das principais vantagens de se ter um bom cadastro de clientes e como fazer dessas informações um importante meio de relacionamento com o seu cliente.

É notória a grande evolução da relação de consumo. Cada vez mais tem sido uma tarefa difícil a fidelização e a aproximação com o cliente final. Manter um cliente em sua carteira é algo que requer ações específicas.

Relação de Consumo

Com o mercado altamente aquecido, os consumidores deixaram de ser tão “fieis”, ao procurar por um produto ou serviço. Eles facilmente optam por um que seja similar, com preços menores e condições de pagamentos facilitadas. Tudo isso faz com que esse consumidor não se prenda facilmente a um estabelecimento apenas, e é aí que mora o desafio. As estratégias para a fidelização desses clientes são vastas, mas, hoje nos atentaremos apenas a uma delas, o Cadastro de Clientes.

Algumas organizações ainda não possuem uma base de dados que lhes permitam fazer o cadastro dos seus clientes, o que é um grande erro. Muitas das vezes o processo de cadastro é visto como algo burocrático, demorado e sem utilidade prática, ou de modo geral, é desconhecida a sua importância.
Mas se uma organização não possui os dados básicos de seus clientes, ela sabe quem é o seu público consumidor?

É somente através do cadastro de clientes, que é possível traçar um perfil do consumidor, saber a recorrência de compras, quais as suas preferências, quanto ele tem gastado, e a partir daí, oferecer um produto ou serviço que chame a atenção e atenda a individualidade de cada um.

Para começar a fazer a gestão da sua carteira de clientes é preciso primeiramente ter um software que lhe permita a inclusão de tais dados. Se você já tem, então comece pensando o que será importante ter de informações básicas e que tipo de ações poderão ser realizadas a partir destas. Feito isso, faça a coleta das informações ao passo que o seu público consumidor vier ao estabelecimento fazer novas compras.

Quanto ao número de informações a serem coletadas, tome bastante cuidado e não peça informações que não serão relevantes para a sua organização. Esse tipo de erro pode acarretar no desinteresse do cliente em fazer o cadastro. Evite fichas longas de preenchimentos e faça com que o cliente lhe diga todas as informações que você precisa em uma conversa breve e descontraída.

Os dados principais nessa primeira fase, são:
Nome:
Endereço:
Telefone:
Email:
CPF/CNPJ:
Data de Aniversário:

Perceba que coloquei “data de aniversário”, não se esqueça, ter uma carteira de cliente implica em relacionamento e, principalmente, se for uma pessoa física, este tipo de informação pode ser bem relevante.

Quais as principais vantagens de se ter um cadastro de Clientes?

As vantagens de possuir uma carteira de clientes com registros atualizados são inúmeras. Essas informações são importantíssimas para a continuidade e expansão dos negócios. Dentre elas estão:

  •  Conhecer a fundo o seu cliente e saber qual o tipo de produto/serviço ele consome;
  •  Traçar perfis de consumo;
  •  Classificar os seus clientes por gênero, faixa etária e ticket médio de compra;
  •  Analisar média de compras por período e oferecer produtos relevantes e no tempo certo para o seu cliente;
  •  Possibilidade de mais vendas com a oferta de produtos complementares e envios de novidades e promoções;
  •  Ações de marketing e pós-vendas serão melhor planejadas se o gestor tiver esse tipo de informações;
  •  Atendimento personalizado (isso faz toda diferença, pois o cliente percebe que aquela mensagem/ produto/serviço foi enviado para atender as suas necessidades específicas;
  •  Do ponto de vista gerencial, evita desperdícios financeiros e desgaste de imagem;
  •  Um bom cadastro de cliente permitirá que o contato seja imediato, que a mercadoria não chegue no endereço errado, ou que o cliente não seja cobrado por uma dívida que não lhe pertence;
  •  Do ponto de vista operacional, um cadastro de cliente bem feito, evitará transtornos desde a emissão do documento fiscal até a entrega do produto.

Percebeu? Eu poderia descrever outras tantas importantes vantagens, mas se atente as que foram citadas. Perceba na prática através da sua atividade quais outras vantagens podem ser tiradas de se ter uma carteira de clientes sempre atualizada e em constante expansão.

Que tal começar agora?

Todas as informações que você precisa, são facilmente repassadas por seus cliente. Explore esse canal de comunicação como um diferencial no atendimento às necessidades de sua clientela. São as pequenas ações que fazem toda a diferença!

Não descuide de realizar um bom atendimento, ofereça sempre produtos e serviços de qualidade, se preocupe com a imagem da empresa nos aspectos físicos e de como as pessoas a enxergam, pois são esses elementos que manterão os já clientes e, consequentemente, lhes permitirá alcançar ainda mais.

Ficou claro para você qual a importância do cadastro de clientes? Se sim, ótimo! Caso ainda tenha ficado alguma dúvida, entre em contato conosco através de nossos canais de atendimento. Será um prazer conversar com você e lhe ajudar a fazer excelentes negócios.

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Um forte abraço e até a próxima!

Para descobrir como proteger essas informações importantíssimas para a sua empresa, leia também:
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Sobre o autor

Robson Lima

Mestrando em Ciências Contábeis - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Graduado em Ciências Contábeis pelo Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos (2014). Especialista em Contabilidade e Direito Tributário no Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos (2016). Professor Assistente do curso de Ciências Contábeis (2017-Atual) do Centro Universitário Tocantinense Presidente Antônio Carlos (UNITPAC). Atua como Consultor Contábil e Instrutor de Aprendizagem na Nortesys Soluções em tecnologia. Tem experiência nas áreas de Gestão de Varejo e Gestão de Estoques. Atuante nas áreas de consultoria empresarial e gestão dos custos operacionais.