Engana-se aquele que pensa que a otimização logística no varejo é tema de menor importância. Pelo contrário! As empresas desse segmento também precisam se preocupar com a estruturação de sua dinâmica de estocagem e escoamento, visando garantir a eficiência de suas operações e os resultados globais do negócio.

Se você busca mais informações sobre o assunto, acabou de encontrar o conteúdo perfeito! Neste post, você vai aprender a como tratar as demandas logísticas na ótica do varejo, conhecendo temas valiosos para a performance da empresa.

Preparado? Boa leitura e excelente aprendizado!

Aposte em planejamento eficaz

A coerência logística é, sem dúvida, resultado de um bom planejamento. A partir de uma avaliação criteriosa do negócio, o gestor é capaz de enxergar as potencialidades e as vulnerabilidades da empresa com mais clareza, evitando transtornos operacionais no desenvolvimento da estratégia de estocagem e armazenagem.

Desse modo, não seria equivocado pontuar que, para lidar com a logística no varejo, o primeiro passo deve ser o exame detalhado das rotinas e dos objetivos do negócio. Em seguida, a definição de táticas e recursos (sejam eles humanos, físicos ou materiais), que devem nortear os próximos passos e assegurar a viabilidade da operação.

Priorize a boa gestão de transportes

Os modais de escoamento são parte essencial de uma boa execução logística — principalmente no varejo, em que a dinâmica de mercado exige cada vez mais agilidade no escoamento para satisfazer um consumidor que quer tudo aqui e agora.

Por isso, a boa gestão de transportes deve ser uma prioridade da operação. Para garantir eficácia e qualidade no processo, é determinante que haja coerência nos prazos e garantia de que o produto chegará ao ponto de venda (e, por consequência, ao consumidor) o mais breve possível.

Controle a estocagem de mercadorias

estoque é um aspecto bastante sensível às empresas varejistas. E não é para menos! Ao condensar uma soma considerável de capital, é necessário que o gestor esteja constantemente em busca de alternativas seguras para maximizar a performance da área.

Isso implica, por exemplo, no controle sistemático de itens armazenados (e de seus lotes, caso haja) e na avaliação segura de sazonalidade, por exemplo, evitando que o estoque fique superlotado de produtos com baixa saída.

Lembre-se: estoque não é capital congelado. Estoque é oportunidade de lucro! Não deixe de aproveitá-la.

Invista em tecnologia integrada de gestão

A tecnologia é a grande aliada das empresas varejistas quando o assunto é controle e performance. Sistemas integrados de gestão são ferramentas poderosas para garantir a eficiência nos processos e maximizar os resultados operacionais e financeiros do negócio.

No caso da logística no varejo, o ERP garante análises profundas e seguras da situação dos estoques e conferem previsibilidade às decisões estratégicas da atividade. Assim, fica mais fácil — e transparente — determinar quais são as principais demandas e, da mesma forma, atenuar prejuízos causados por uma administração frágil de recursos.

Gostou do conteúdo e deseja continuar aprendendo um pouco mais sobre o tema? Aproveite para assinar nossa newsletter e não perca nenhuma novidade sobre eficiência em gestão. Bons negócios e até a próxima.

Comentários

comentários


Conheça o ERP da Nortesys

Sobre o autor

Nortesys

Com mais de 25 anos de larga experiência e credibilidade, a NORTESYS tem se destacado nacionalmente no mercado de desenvolvimento de soluções tecnológicas em ERP, Apps e E-commerce, transformando a marca em uma notável representação em tecnologia estando presente em mais da metade dos estados brasileiros.