Imagine ter um controle de logística alinhado com o controle financeiro. A integração é a palavra em voga no mundo corporativo. Isso não obra do acaso: dinamização do fluxo de informações e aumento de produtividade são algumas das vantagens da adoção dessa estratégia.

Na era tecnológica em que vivemos, esse cenário é possível. No mercado existem softwares, como o ERP, que transformam e otimizam por completo o processo interno das empresas – uma vez implementados, a integração será contínua.

Mas, o que o é sistema ERP e como ele pode ajudar no controle de logística? Continue lendo e saiba tudo sobre essa tecnologia. Boa leitura!

O que é o sistema ERP?

A sigla ERP significa “Enterprise Resource Planning” ou Sistema Integrado de Gestão Empresarial. Os sistemas ERP geralmente incluem aplicativos para contabilidade, recursos humanos, CRM de vendas e gerenciamento de logística. Contudo, é possível combinar diferentes módulos para melhor atender as necessidades de cada negócio.

Por exemplo, você pode adicionar componentes de ERP para e-commerce, gerenciamento de inventário, pedido e preenchimento, ou mesmo incluir aplicativos projetados para uma ampla variedade de setores, desde a fabricação até o varejo.

Qual a importância do ERP para as empresas?

Para que uma empresa funcione de forma estabilizada, seus principais setores precisam funcionar igualmente: logística, RH, compras, financeiro etc. Um sistema ERP não só ajuda na maior produtividade de cada departamento, como consegue o fazer por meio de uma integração sólida e eficaz.

Os softwares fornecem inteligência, visibilidade, análise e eficiência em todos os aspectos de um negócio. Usando as mais recentes tecnologias, os ERPs facilitam o fluxo de informações em tempo real entre departamentos e ecossistemas, para que as empresas possam tomar decisões baseadas em dados e gerenciar o desempenho ao vivo.

Como ERP ajuda no controle de logística?

Um sistema ERP é composto de aplicativos de planejamento de recursos empresariais (“módulos ERP”) que conversam entre si e compartilham um banco de dados. Isso significa que você pode eliminar a prática de informações isoladas entre departamentos e dar a todos uma única fonte de verdade.

Para o controle de logística, essa unificação é excelente. Por exemplo, o gestor de logística pode obter a informação que necessita do setor de compras sem precisar se comunicar diretamente, agilizando todo o trabalho.

Além disso, o gestor pode integrar sistemas que são utilizados para controle de fretes e roteiros (como o TMS), tornando esses processos mais simples e eficazes. Ou seja, um único software pode automatizar as principais atividades do setor, garantindo conformidade normativa, redução de riscos, geração de relatórios e muito mais. 

Quais as vantagens de se utilizar o sistema ERP?

Confira algumas vantagens que você pode obter ao implementar o ERP na sua gestão de logística.

Facilita no controle de processos

Como explicado, no sistema ERP podem ser adicionadas informações sobre os diferentes processos do setor, tornando a gestão de logística realmente unificada. Com isso, o chefe do departamento tem o controle de processos em um só lugar. Entre outras vantagens importantes, esse cenário facilita e muito a tomada de decisões.

Permite gestão de pedido de compras

A integração é com certeza a palavra mais utilizada quando falamos do ERP. O software possibilita a homogeneização de todos os setores de uma empresa – o sonho de qualquer administrador.

Reforçando o exemplo de compras: com um sistema ERP, a equipe de logística não terá que retardar suas atividades até que a troca de informações entre o setor de compras seja finalizada. Com o fluxo de dados instantâneo, a dinâmica de trabalho será muito maior.

Melhora o controle de estoque

A melhora no controle de estoque também é uma consequência direta da integração de processos. Atividades como o inventário, que muitas vezes são realizadas de forma isolada, poderão ser supervisionadas por meio do sistema único do setor, além das informações de entrada e saída de mercadorias.

Enfim, não há dúvidas que um sistema ERP é altamente benéfico para o controle de logística. Porém, para um resultado de alta performance, é importante contar com empresas especialistas para ajudar na implementação e acompanhamento da tecnologia. Então, otimize já os processos da sua empresa.

Para ter os benefícios do sistema ERP na sua empresa, entre em contato conosco.

Comentários

comentários


Conheça o ERP da Nortesys

Sobre o autor

Nortesys

Com mais de 25 anos de larga experiência e credibilidade, a NORTESYS tem se destacado nacionalmente no mercado de desenvolvimento de soluções tecnológicas em ERP, Apps e E-commerce, transformando a marca em uma notável representação em tecnologia estando presente em mais da metade dos estados brasileiros.